CCURSOS

Ilustração Artística de Arquitetura com aquarela e nanquim
Novo

O objetivo do Curso é passar aos alunos noções introdutórias e avançadas de desenho da cidade (urban sketch) utilizando técnicas de nanquim e aquarela. Durante as aulas, estudaremos os estilos e maneiras de desenhar de diversos sketchers mundiais. A cada semana, pintaremos de um jeito diferente. Faremos também aulas externas, desenhando e pintando locais in loco. Assim, através da análise crítica dos resultados, após análise das artes finalizadas e dos processos, o curso ofertará aos alunos uma experiência em representação de arquitetura, cidade e crônicas urbanas. O urban sketch é uma modalidade de desenho que ganha cada vez mais notoriedade no mundo. Seja como uma extensão à apresentação de projetos arquitetônicos ou mesmo como obra de arte e expressão artística.

Entender a diferença entre um croqui (sketch) à uma obra finalizada; pintura realista. Aprender a desenhar a cidade de forma rápida e descomplicada. Conseguir finalizar aquarelas em pouco tempo. Descobrir como o sketch pode auxiliar o arquiteto em suas apresentações e estudos de projetos. Primeiro contato com os materiais e a tinta. Entender como a aquarela se comporta, em relação ao nanquim. Sentir as diferenças entre texturas e granulações de diferentes tipos de papéis.

Materiais Necessários:

• Papel para aquarela (bloco), 300g/m². Medida: 23x31cm;
  •  Lapiseira 0.9 com grafite 6B;
  • Bisnagas Winsor & Newton – linha Cotman, de aquarela. Não precisa comprar todas as cores inicialmente. Sugestão de cores: Amarelo Cadmium, Rose Madder Hue, Azul Índigo, Azul Cobalto, Payne Gray, Vandyke brown;
  • Estojo vazio para aquarela;
  • Pincéis Keramik, cerdas chatas: 2, 8 e 18;
  • Posca branca PC-1M, ponta 0.7mm;
  • Canetas nanquim descartáveis Unipin 0.5 e 0.8 ;
  • Pincel liner tamanho 2/0.

Opcionais:

• Sketchbook Hahnemühle folha 140g (retangular ou quadrado) ou Cappuccino 140g. Ou similares;
  • Borrifador spray para água (pequeno);
  • Caneta pincel com reservatório de água.

Público-alvo

Estudantes de arquitetura, engenharia, design, publicidade, jornalismo, artes digitais, games. A todas as pessoas que se interessem por arte e pintura.

Doutora

Francieli Mognon

Coordenação | Lattes

Formada em Relações Públicas com atuação na área de comunicação organizacional e gestão de eventos. Seu maior desafio foi trabalhar a comunicação na área da saúde, atuou por muitos anos no gerenciamento de projetos... Ver mais

Fabiano Vianna da Silva

Nasceu em Curitiba, Julho de 1975. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR em 2001. Escritor, designer e ilustrador. Lançou em 2009 uma revista de literatura pulp chamada” LAMA” – de suspense e terror. Iniciou em 2017... Ver mais
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola