cookie __utmz não existe
CCURSOS

Intervenções motoras para Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento

Objetivo

Abordar estratégias gerais de intervenção, com a organização de rotinas, usos de reforços e atividades de modelação comportamental para o âmbito motor e cognitivo. Dentre a estrutura do curso terão atividades práticas a fim de desenvolver funções especificas e possibilitar a adaptação de intervenções para diferentes idades e condições, além de abordar os recursos e ferramentas práticas para tecnologia assistivas e trabalho interdisciplinas entre terapeutas, professores e família, assim como estratégias de monitoramento e evolução dos programas de intervenção.

Sobre o curso

Com o modelo semipresencial, o curso e composto por quatro encontros. Dois encontros serão online ao vivo  e dois encontros presenciais, a fim de contemplar as práticas de intervenção. Ao final do curso o alunos estará apto para realizar o manejo de atividades funcionais, com foco no desenvolvimento de funções executivas.

Conteúdo

  • Introdução às Funções Executivas, Definição e importância:
    – O que são funções executivas? Por que são importantes no desenvolvimento infantil?
    – Componentes das funções executivas (Memória de trabalho, Controle inibitório, Flexibilidade cognitiva).
    – Desenvolvimento ao longo da infância: Como as funções executivas evoluem com a idade.
    – Relação com transtornos do neurodesenvolvimento: Impactos nas condições como TDAH, TEA, Dislexia e Transtornos de Aprendizagem.
  • Transtornos do Neurodesenvolvimento:
    – Principais transtornos e características do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), Dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem, Transtorno de Coordenação do Desenvolvimento;
    – Perfis de déficits em funções executivas por transtorno.
    – Impactos no comportamento, aprendizagem e relações sociais.
  • Avaliação das Funções Executivas:
    – Ferramentas de avaliação.
    – Testes padronizados (ex.: Teste de Stroop, Torre de Londres), observações comportamentais.
    – Questionários para pais e professores.
    – Como identificar déficits específicos.
    – Estudo de casos práticos.
  • Intervenções Baseadas em Funções Executivas:
    – Estratégias gerais de intervenção.
    – Organização de rotinas.
    – Uso de reforços positivos.
    – Atividades de modelagem comportamental.
    – Atividades para desenvolver funções específicas.
    – Adaptação das intervenções para diferentes idades e condições.
  • Recursos e Ferramentas Práticas:
    – Tecnologia assistiva e aplicativos para apoio às funções executivas.
    – Materiais pedagógicos e jogos terapêuticos.
    – Estratégias para professores e cuidadores.
    – Trabalho interdisciplinar: colaboração entre terapeutas, professores e família.
  • Monitoramento e Evolução:
    – Como acompanhar o progresso das intervenções.
    – Revisão periódica de estratégias.
    – Ajustes no plano de intervenção com base nos resultados.

Público-alvo

Estudantes e profissionais de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins

MESTRADO

Tailine Lisboa

Coordenação | Lattes

Mestrando no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) Graduado em Licenciatura em Educação Física pela PUCPR.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Medicina e Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

32 horas

Valor do curso

R$ 390,00

Status

Inscrições abertas