Objetivo
Abordar estratégias gerais de intervenção, com a organização de rotinas, usos de reforços e atividades de modelação comportamental para o âmbito motor e cognitivo. Dentre a estrutura do curso terão atividades práticas a fim de desenvolver funções especificas e possibilitar a adaptação de intervenções para diferentes idades e condições, além de abordar os recursos e ferramentas práticas para tecnologia assistivas e trabalho interdisciplinas entre terapeutas, professores e família, assim como estratégias de monitoramento e evolução dos programas de intervenção.
Sobre o curso
Com o modelo semipresencial, o curso e composto por quatro encontros. Dois encontros serão online ao vivo e dois encontros presenciais, a fim de contemplar as práticas de intervenção. Ao final do curso o alunos estará apto para realizar o manejo de atividades funcionais, com foco no desenvolvimento de funções executivas.
Conteúdo
- Introdução às Funções Executivas, Definição e importância:
– O que são funções executivas? Por que são importantes no desenvolvimento infantil?
– Componentes das funções executivas (Memória de trabalho, Controle inibitório, Flexibilidade cognitiva).
– Desenvolvimento ao longo da infância: Como as funções executivas evoluem com a idade.
– Relação com transtornos do neurodesenvolvimento: Impactos nas condições como TDAH, TEA, Dislexia e Transtornos de Aprendizagem.
- Transtornos do Neurodesenvolvimento:
– Principais transtornos e características do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), Dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem, Transtorno de Coordenação do Desenvolvimento;
– Perfis de déficits em funções executivas por transtorno.
– Impactos no comportamento, aprendizagem e relações sociais.
- Avaliação das Funções Executivas:
– Ferramentas de avaliação.
– Testes padronizados (ex.: Teste de Stroop, Torre de Londres), observações comportamentais.
– Questionários para pais e professores.
– Como identificar déficits específicos.
– Estudo de casos práticos.
- Intervenções Baseadas em Funções Executivas:
– Estratégias gerais de intervenção.
– Organização de rotinas.
– Uso de reforços positivos.
– Atividades de modelagem comportamental.
– Atividades para desenvolver funções específicas.
– Adaptação das intervenções para diferentes idades e condições.
- Recursos e Ferramentas Práticas:
– Tecnologia assistiva e aplicativos para apoio às funções executivas.
– Materiais pedagógicos e jogos terapêuticos.
– Estratégias para professores e cuidadores.
– Trabalho interdisciplinar: colaboração entre terapeutas, professores e família.
- Monitoramento e Evolução:
– Como acompanhar o progresso das intervenções.
– Revisão periódica de estratégias.
– Ajustes no plano de intervenção com base nos resultados.
Público-alvo
Estudantes e profissionais de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins