Proporcionar uma compreensão aprofundada de métodos e técnicas voltados ao ensino da natação e da ambientação aquática para bebês e crianças.
Busca estimular uma reflexão fundamentada em elementos científicos sobre o tema.
Com uma carga horária de 24 horas, o curso é dividido em quatro encontros: dois realizados de forma online e ao vivo, às sextas-feiras, e dois presenciais, aos sábados. Durante os encontros presenciais, as atividades serão organizadas em dois momentos: pela manhã, ocorrerão as aulas teóricas e reflexivas, e, à tarde, as práticas, realizadas na piscina.
Aspectos gerais relacionados a estratégias metodológicas para a ambientação aquática, progressões pedagógicas e técnicas de avaliação da aprendizagem aquática para o público infantil. Um dos pontos de destaque da formação é a integração entre os conceitos de hidrostática e hidrodinâmica na prática aquática, proporcionando ao participante um repertório mais amplo e eficiente para o ensino.
Essa abordagem visa oferecer aos profissionais da área um aprimoramento consistente, aliado a estratégias pedagógicas mais coesas e alinhadas ao ambiente aquático, contribuindo para uma prática de ensino/aprendizagem mais efetiva e inovadora.
I- DEFINIÇÕES GERAIS
• Conceito básicos
• Princípios Hidrodinâmicos e Hidrostáticos da natação.
• Teorias que norteiam aspectos da aprendizagem motora em ambiente aquático.
• Processos do Desenvolvimento infantil relevantes para aprendizagem da natação.
II- ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
• Princípios de ambientalização aquática
• Princípios para a progressão pedagógica da aprendizagem
• Técnicas de Avaliação da aprendizagem aquática
• Estratégias pedagógicas para o público infantil
• Métodos e técnicas de evolução do aluno.
II- AÇÃO PARA REFLEXÃO
• Estratégias pedagógicas para o público infantil, do bebe ao adolescentes
• Aprendizagem analítica
• Aprendizagem Global
• Postura profissional e técnicas de ensino.
• Reflexão sobre o tema
Estudantes e profissionais de Educação Física e áreas afins
Mestrando no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) Graduado em Licenciatura em Educação Física pela PUCPR.