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CCURSOS

Natação Infantil: aspectos pedagógicos para o ensino da natação e ambientação aquática

Objetivo

Proporcionar uma compreensão aprofundada de métodos e técnicas voltados ao ensino da natação e da ambientação aquática para bebês e crianças.

Busca estimular uma reflexão fundamentada em elementos científicos sobre o tema.

Sobre o curso

Com uma carga horária de 24 horas, o curso é dividido em quatro encontros: dois realizados de forma online e ao vivo, às sextas-feiras, e dois presenciais, aos sábados. Durante os encontros presenciais, as atividades serão organizadas em dois momentos: pela manhã, ocorrerão as aulas teóricas e reflexivas, e, à tarde, as práticas, realizadas na piscina.

Conteúdo programático

Aspectos gerais relacionados a estratégias metodológicas para a ambientação aquática, progressões pedagógicas e técnicas de avaliação da aprendizagem aquática para o público infantil. Um dos pontos de destaque da formação é a integração entre os conceitos de hidrostática e hidrodinâmica na prática aquática, proporcionando ao participante um repertório mais amplo e eficiente para o ensino.

Essa abordagem visa oferecer aos profissionais da área um aprimoramento consistente, aliado a estratégias pedagógicas mais coesas e alinhadas ao ambiente aquático, contribuindo para uma prática de ensino/aprendizagem mais efetiva e inovadora.

I- DEFINIÇÕES GERAIS
•    Conceito básicos
•    Princípios Hidrodinâmicos e Hidrostáticos da natação.
•    Teorias que norteiam aspectos da aprendizagem motora em ambiente aquático.
•    Processos do Desenvolvimento infantil relevantes para aprendizagem da natação.

II- ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
•    Princípios de ambientalização aquática
•    Princípios para a progressão pedagógica da aprendizagem
•    Técnicas de Avaliação da aprendizagem aquática
•    Estratégias pedagógicas para o público infantil
•    Métodos e técnicas de evolução do aluno.

II- AÇÃO PARA REFLEXÃO
•    Estratégias pedagógicas para o público infantil, do bebe ao adolescentes
•    Aprendizagem analítica
•    Aprendizagem Global
•    Postura profissional e técnicas de ensino.
•    Reflexão sobre o tema

 

Público-alvo

Estudantes e profissionais de Educação Física e   áreas afins

MESTRADO

Tailine Lisboa

Coordenação | Lattes

Mestrando no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) Graduado em Licenciatura em Educação Física pela PUCPR.

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Escola de Medicina e Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Híbrido

Duração

24 horas

Valor do curso

R$ 400,00

Status

Inscrições abertas