A Oficina de Pesquisa em Antropologia do Consumo tem como objetivo apresentar perspectivas antropológicas sobre o consumo, consumismo, cultura material, imaginário e mídia. O curso combina a articulação teórica de autores das ciências sociais e o estudo de etnografias contemporâneas, com uma atividade prática de pesquisa voltada à estruturação de projetos para o mercado.
A Oficina visa proporcionar uma compreensão mais profunda das dimensões sociais, culturais e políticas do consumo através da introdução à antropologia e a etnografia como formas de olhar, de registrar e de pesquisar eventos contemporâneos. Os alunos terão a oportunidade de complementar as aulas e as leituras com uma atividade prática de pesquisa, onde poderão exercitar tanto o olhar etnográfico, quanto a transformação dos eventos observados em direcionadores de projetos.
Buscando criar um espaço de interação e debate, as aulas também terão como apoio materiais audiovisuais diversos – do funk ostentação ao minimalismo, diferentes fenômenos atuais serão trazidos para compor as discussões na Oficina. Através destes exemplos, os alunos serão convidados a refletir sobre a produção material e imaterial do mundo em que vivemos, ao mesmo tempo em que serão introduzidos a alguns conceitos centrais da antropologia como forma de embasar a ida à campo.
Este curso é destinado a pesquisadores e estudantes de ciências sociais e antropologia, bem como a profissionais de comunicação, marketing, publicidade, design e áreas correlatas, que desejam se aproximar de estudos sobre antropologia do consumo e cultura material, e que possuem interesse em metodologias de pesquisa orientadas para projetos de mercado.
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (2019), atua como docente na disciplina de Antropologia do Consumo na Pós-Graduação em Antropologia da PUC/PR. Possui mais de 10 anos de experiência em pesquisas ... Ver mais