O curso de Engenharia de Produção da PUCPR – Câmpus Toledo forma profissionais desde 2003, com o objetivo de promover uma formação de qualidade, baseada em competências técnicas e comportamentais considerando as demandas atuais e futuras das indústrias. O curso apresenta currículo inovador, com disciplinas específicas desde o primeiro semestre, que proporcionam interação com grandes empresas, elaboração de projetos práticos e solução de problemas reais.
O Engenheiro de Produção formado pela PUPCR – Câmpus Toledo é um profissional capaz de projetar e gerenciar sistemas produtivos de bens e serviços, usando técnicas de planejamento, controle e tomada de decisão. São profissionais de destaque, que contribuem ativamente para a melhoria de eficiência e qualidade dos processos produtivos, fazendo a diferença onde trabalham. A formação é multipotencial, e o egresso pode atuar em uma das 10 (dez) grandes áreas da engenharia de Produção, além de estar habilitado para trabalhar em indústrias de diferentes segmentos.
O curso prepara você para:
E o mercado, como vai?
A Engenharia de Produção é uma profissão em alta, pois promove uma formação multidisciplinar, possibilitando a atuação em diversas áreas, tais como: gestão da produção, logística, gestão da qualidade, gestão de projetos, desenvolvimento de produtos, gestão de equipes e melhoria de processos produtivos.
As empresas têm buscado cada vez mais os Engenheiros de Produção, pois esse profissional sai preparado para lidar com os problemas complexos das indústrias, e com grande bagagem de conhecimento para melhorar continuamente os seus processos, buscando maior produtividade e redução de custos.
A matriz curricular do curso desenvolve habilidades desde o primeiro período e possibilita a atuação em empresas dos mais variados ramos, tais como o setor industrial (alimentício, metalmecânico, têxtil, químico, etc), grandes empresas do setor logístico, e também consultorias.
Por que fazer Engenharia de Produção na PUCPR?
As inovações no curso de Engenharia de Produção da PUCPR possibilitam uma melhor preparação para os grandes desafios da produção no século XXI. A matriz do curso propõe o uso de técnicas de aprendizagem ativa, promovendo o aprendizado com a prática. São desenvolvidos projetos práticos em indústrias parceiras todos os semestres, também há laboratórios de alta tecnologia, com equipamentos de robótica, automação, indústria 4.0, simulação, entre outros, além do corpo docente, que tem experiência prática do mercado de trabalho.
Desde o início do curso, o estudante tem a oportunidade de realizar visitas técnicas e pode trabalhar com projetos, pesquisas e estudos de caso envolvendo problemas e situações reais de empresas de relevância nacional. Isso torna as aulas mais atrativas e dinâmicas, além de promover o desenvolvimento real de habilidades nos estudantes.
Grande parte dos acadêmicos já conseguem estágio na área logo no início do curso, aproximadamente 90% dos estudantes de Engenharia de Produção da PUCPR Câmpus Toledo, ao terminar o curso, já estão empregados na área e prontos para atuarem na profissão e muitos egressos formados pelo curso são atualmente profissionais de referência em grandes empresas do Brasil.
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOEST... Ver mais
Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui Graduação em Ciências pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de... Ver mais
Engenheiro de Produção Agroindustrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009), Especialista em Logística Empresarial pela... Ver mais