O fisioterapeuta é profissional autônomo, que presta atenção à saúde, prevenindo, tratando e curando distúrbios do movimento humano, nas distintas etapas da vida e nos diferentes níveis de complexidade.
O curso prepara o estudante para
Com sólida formação técnica e adequada formação humana e cidadã, nossos egressos tornam-se aptos ao exercício pleno da profissão, em prol da saúde humana, individual e coletiva. Competentes em proceder todas as etapas da intervenção fisioterapêutica: da avaliação ao diagnóstico, da prescrição a aplicação das condutas terapêuticas, do prognóstico a alta fisioterapêutica. De maneira segura e responsável, se tornam aptos ao bom uso dos recursos e tecnologias disponíveis, fundamentadas em evidências científicas, com senso crítico, atitudes éticas e humanas e preparados a trabalhar em equipes multiprofissionais.
Cenário e atuações
São mais de 14 especialidades reconhecidas e regulamentadas, que abrem um cenário de oportunidades, em áreas tradicionais: da fisioterapia respiratória, da fisioterapia neurofuncional e da fisioterapia traumatológica ortopédica e desportiva, assim como em novas áreas que estão se consolidando: da fisioterapia do assoalho pélvico, da fisioterapia vestibular, e do Reequilíbrio Somato Emocional, entre outras. Trata-se de um cenário dinâmico, atento as necessidades sociais e ao desenvolvimento técnico científico. Com autonomia para atuar diretamente na saúde funcional humana, encontra áreas específicas de atuação, em: consultórios, clínicas, hospitais, casas de repouso, ambulatórios em geral, clubes desportivos, escolas, creches, equipes de saúde da família, empresas que industrializam e comercializam equipamentos de saúde, gestão de serviços de saúde, dentre outras.
Por que fazer Fisioterapia na PUCPR?
Na PUCPR, o estudante dispõe de uma megaestrutura, com modernos conceitos de educação, onde o acadêmico é o centro do processo de aprendizagem, com desenvolvimento por competências e não por conteúdos apenas. Com sólida formação prática desde o primeiro ano do curso, o ingressando é levado a ter experiências inovadoras, tornando-se personagem ativo do processo de aprendizado, com aulas teóricas e práticas em ambientes reais e com uso de metodologias ativas de aprendizagem.
Os acadêmicos também têm contato direto com pacientes reais, aprimorando conhecimentos e valores imprescindíveis para a atuação na área, como empatia, comunicação e resolução de conflitos.
Em sua trajetória de ensino, o futuro fisioterapeuta encontra tudo o que precisa para se tornar um profissional reconhecido. Além da maioria dos professores serem mestres e doutores com relevante atuação profissional, o curso conta com uma infraestrutura completa de ensino composta por Laboratórios de Ciências Básicas, Laboratórios de Habilidades de Simulação e de Práticas, com salas com espelho e manequins e Salas de Tutorial. Além disso, possui cenários de prática relevantes como o Ambulatório Acadêmico com 25 salas de atendimento, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais conveniados nos municípios de Londrina e Cambé. Tem um currículo inovador baseado em metodologias ativas de aprendizagem, inserção prática precoce e elevada qualidade técnica.
Aqui na PUCPR, a qualidade de ensino e corpo docente são extremamente qualificados e o estudante tem a oportunidade de complementar sua formação mesclando experiências internacionais. Entre os atuais parceiros diretos do curso, estão a Universidad de Valladolid, no México; Universidad Católica e Andres Bello, no Chile; Universidad Alcalá, Universidad de Granada e Universidad Central da Cataluña, na Espanha; e Universidade de Ferrara, na Itália, além de mais de uma centena de outros parceiros indiretos, em diferentes países e continentes.