O Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS) da PUCPR surge de uma urgente demanda observada em resposta ao agravamento de crises urbanas, relacionadas a mudanças climáticas, questões epidemiológicas, eletrificação crescente e transformação digital. Para enfrentar esses desafios do desenvolvimento urbano sustentável, observa-se uma tendência para a criação de cidades inteligentes e sustentáveis, que incorporam tecnologias como redes de comunicação móvel 5G/6G, Internet dos Objetos (IoT), processamento de grande massa de dados (Big Data) e Inteligência Artificial (IA). Este programa foi projetado para fornecer conhecimentos especializados para a sociedade e promover a investigação de ponta em questões com impactos diretos no desenvolvimento sustentável das cidades — e, portanto, com vínculos diretos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — que incluem sustentabilidade energética, melhorias na qualidade de vida e redução da desigualdade social, bem como o avanço tecnológico local, regional e nacionalmente. O PPGCIS nasce com a missão de formar pesquisadores e docentes capazes de transcender fronteiras disciplinares, formando-os com competências para entender e abordar as complexidades específicas do contexto local, regional, nacional e internacional.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS) estabelece os seguintes objetivos gerais:
Desenvolver competências para avançar nas áreas de cidades inclusivas, inteligentes e sustentáveis, enquanto enfatiza a formação de mestres e doutores altamente qualificados.
Promover a sustentabilidade das cidades por meio de pesquisas e soluções que enfatizem a qualidade socioambiental, a eficiência energética, a inovação social e a tecnologia apropriada.
Integrar aspectos sociais e ambientais, empregando tecnologias apropriadas para aprimorar a qualidade de vida nas cidades e mitigar impactos negativos ao meio ambiente.
Estimular a inovação e o desenvolvimento de produtos – com tecnologias como IA, IoT, Big data – relacionados ao ambiente construído e à qualidade ambiental em cidades.
Apoiar e aprimorar políticas públicas visando cidades humanas, eficientes inteligentes, sustentáveis, inclusivas e resilientes que melhor qualifiquem a vida das pessoas.
Adicionalmente, são estabelecidos os seguintes objetivos específicos alinhados às três linhas de pesquisa:
1. Qualidade Socioambiental em Cidades:
Desenvolver estratégias inovadoras para melhorar a qualidade do ar e da água nas áreas urbanas, com foco na saúde pública.
Pesquisar e aplicar tecnologias avançadas para melhorar a qualidade socioambiental em edifícios e áreas urbanas.
Propor soluções de habitações de interesse social sustentáveis e acessíveis, considerando aspectos socioambientais e de resiliência.
Identificar e mitigar riscos para populações vulneráveis, mediante o uso de tecnologias apropriadas.
2. Modelagem Energética e Ambiental de Edificações e Cidades:
Desenvolver modelos matemáticos precisos para avaliar e prever os impactos ambientais e energéticos de edifícios e cidades.
Pesquisar estratégias de mitigação das mudanças climáticas por meio do projeto de edificações energeticamente autônomas e de baixa emissão de carbono.
Estudar e promover a transição energética nas cidades, explorando fontes renováveis e sistemas de energia sustentável.
Reduzir os efeitos das ilhas de calor e de poluição em áreas urbanas por meio de soluções arquitetônicas e urbanísticas.
3. Tecnologias Apropriadas para Cidades Sustentáveis:
Desenvolver e implementar sistemas de monitoramento baseados em IoT e IA para controlar e otimizar o uso de recursos como água e energia.
Criar e aprimorar softwares de simulação energética e ambiental em escala urbana por meio de aplicação de IA.
Utilizar análises de dados avançadas para mapear riscos socioambientais e criar indicadores para apoiar políticas públicas e intervenções urbanas.