A Escola de Direto da PUCPR é o centro da Universidade dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão na área jurídica, oferecendo formação baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos que surgem das diferenças existentes na sociedade.
O corpo docente conta com professores, doutores e mestres selecionados entre os melhores pesquisadores e profissionais com forte atuação em diferentes carreiras jurídicas, propiciando a aproximação entre teoria e prática. Além disso, ajuda a formar um Bacharel em Direito apto ao desempenho de qualquer carreira jurídica, com alto grau de proficiência e grande capacidade de raciocínio lógico e crítico.
A Escola de Direito da PUCPR incentiva, desde a graduação até o doutorado, a formação de cidadãos e profissionais com sólido senso crítico, por meio do fomento à pesquisa, como iniciação científica e ferramenta de ensino, propiciando autonomia no processo de aprendizagem, buscando preparar futuros pesquisadores e cientistas do Direito.
A grande novidade na Escola de Direito da PUCPR é o programa extracurricular Trilhas em Direito, composto por módulos de conhecimentos integrados que constroem a via para o aperfeiçoamento de uma formação específica da área jurídica. É uma oportunidade a mais para o estudante assumir o controle e conduzir os rumos do próprio desenvolvimento.
O Trilhas em Direito promove um ambiente multiplicador de experiências interdisciplinares, desenvolvendo uma visão integrada das áreas relacionadas ao meio jurídico. Podem participar do programa todos os estudantes e egressos dos cursos da PUCPR, além dos de outras instituições que estejam interessados em desenvolver competências não absorvidas em sua formação de origem.
A Escola de Direito possui o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) para o desenvolvimento de atividades práticas simuladas e reais, estas focadas no atendimento às pessoas carentes e atuação em processos reais, sob a supervisão de Professores Orientadores. O Núcleo também mantém convênios para estágio e aperfeiçoamento dos acadêmicos, o que permite o contato direto com as práticas de sua formação