Projetos em Andamento

GRUPO DE PESQUISA FILOSOFIA FRANCESA CONTEMPORÂNEA

O Grupo de Pesquisa do CNPQ, fundado em 1998, e certificado pela PUCPR, tem como concentração o estudo e a análise do pensamento filosófico francês contemporâneo, principalmente seus desdobramentos nos âmbitos da ontologia, da fenomenologia, da ética, da política. Congrega membros de três linhas de pesquisa: Ética e filosofia política, Ontologia e epistemologia, Filosofia da Psicanálise.
As repercussões de suas atividades podem ser identificadas pela 1)atuação de seus membros na participação e coordenação de grupos de trabalho (ANPOF); 2) orientações de graduação, pós-graduação e supervisão de pós-doutorado; 3) Publicações em veículos especializadas nacionais e internacionais; 4)coordenação de diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento estaduais e federais; 5) Participação e promoção de eventos relacionados às pesquisas realizadas com abrangência nacional e internacional; 6)Atração de novos pesquisadores mediante Grupos de estudos informais. 7) Participação de Projetos Internacionais, envolvendo Brasil e França.

Pesquisadores
Cesar Candiotto (Lider) – (PUCPR/CNPq)
Eladio Pablo Craia (Vice-líder) – (PUCPR)
Fabiano Incerti (PUCPR)
Ericson Sávio Falabretti (PUCPR)
Daniel Verginelli Galantin (PNPD – PUCPR/CAPES)
Guilherme Castelo Branco (UFRJ)
Rodrigo Alvarenga (PUCPR)

GRUPO DE PESQUISA FILOSOFIA DA PSICANÁLISE

O Grupo de pesquisa do CNPQ, fundado em 2008, e certificado pela PUCPR, visa promover investigação filosófica sobre a produção teórica da psicanálise freudiana em seus pressupostos históricos como em seus desdobramentos. Durante os últimos anos, o grupo tem promovido inúmeras atividades, nacionais e internacionais, além de publicações de grande relevância. Sua atuação é particularmente relevante no GT de Filosofia e Psicanálise, da ANPOF.

Pesquisadores
Francisco Verardi Bocca (PUCPR) — Líder
Eduardo Ribeiro da Fonseca (PUCPR) – Vice-líder.
Eladio Constantino Pablo Craia (PUCPR)
Luiz Eduardo Prado de Oliveira (Université Paris VIII)
Luiz Roberto Monzani (UNICAMP)
Richard Theisen Simanke (UFJF)
Zeljko Loparic (UNICAMP)
Weiny César Freitas Pinto
Sidney Nilton de Oliveira
Rogério Miranda de Almeida (FASBAN)
Claudio Eduardo Rubin
Daniel Omar Perez (UNICAMP)

NÚCLEO DE ESTUDOS DA TÉCNICA (NET)

O Núcleo de Estudos da Técnica (NET) é um espaço permanente interdisciplinar de interlocução entre acadêmicos, docentes e pesquisadores do tema da técnica. Ligado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia e à Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná está integrado à Rede Nacional de Estudos da Técnica, que articula nacionalmente pesquisadores de várias universidades brasileiras (entre as quais USP, UFMG, UFU, UFVJM, UFABC, UFPI). Além do NET, formam parte da Rede a Associação Scientiae Studia, da USP, o Núcleo de Estudos do pensamento contemporâneo da UFMG/UFU, e o Instituto de estudos avançados transdisciplinares (IEAT-UFMG). No âmbito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o NET está articulado com o Programa de pós-graduação em Bioética e pretende ampliar-se com outros cursos e programas interessados no tema da técnica. É integrado, além disso, pelo Grupo de estudos da técnica e pelo Grupo de Pesquisa Hans Jonas. Articula-se também com o GT (Grupo de Trabalho) Deleuze e o GT Hans Jonas, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Em nível internacional, conta com apoio e participação de pesquisadores de países, em particular Argentina, através de consolidados vínculos de pesquisa com a Universidad Nacional de Río Cuarto e da Alemanha e França.

O Núcleo de Estudos da Técnica pretende atuar no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, servindo de articulação de pesquisadores interessados na temática da técnica quanto aos seus pressupostos teóricos (ontológicos, epistemológicos, metafísicos) e seus desdobramentos práticos (éticos e políticos). Sua intenção é promover uma visão trans e interdisciplinar sobre o assunto, bem como contribuir para que a compreensão do fenômeno moderno da tecnologia no mundo contemporâneo, em vista de favorecer tanto uma interpretação teórica especializada e de vanguarda do assunto quanto a produção de saberes, valores e práticas que estejam em sintonia com a construção de uma sociedade democrática e cidadã.

Para tanto, o Núcleo de estudos da Técnica pretende organizar reuniões sistemáticas de apresentação de pesquisas, debates e eventos, publicações e demais iniciativas que possibilitem a integração dos pesquisadores e o amplo debate de ideias em torno da questão da técnica. Com essa iniciativa, o NET também espera contribuir para o compromisso social atualizado da universidade em torno dos desafios surgidos da atuação técnica, a qual, como poder e como modo de ser do homem no mundo, tem assinalado também a vulnerabilidade da vida, ao tempo em que carrega promessas utópicas que merecem ser avaliadas em suas consequências filosóficas, éticas e políticas.

1. Objetivos

  • Implantar e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a questão da técnica;
  • Favorecer a articulação de estudantes, docentes e pesquisadores interessados na questão da técnica, tanto do ponto de vista de seus pressupostos teóricos quanto de seus desdobramentos práticos.
  • Fomentar estudos, pesquisas e atividades de extensão de forma interdisciplinar em torno da questão da técnica;
  • Contribuir no desenvolvimento de reflexão em torno de valores éticos capazes de gerar práticas responsáveis no âmbito do poder técnico;
  • Oportunizar a troca de experiências e a capacitação sobre a questão da técnica;
  • Integrar pesquisas e iniciativas acadêmicas, considerando interesses sociais e institucionais em torno da questão proposta;
  • Compor redes nacionais e internacionais de estudos sobre a técnica;
  • Produzir conhecimentos e novas metodologias de ensino e pesquisa sobre a questão da técnica no âmbito universitário;
  • Estabelecer convênios e acordos de cooperação científica, técnica e tecnológica sobre a temática com órgãos públicos e privados.

2. Diretrizes

  • Organização de espaços plurais comprometidos com a discussão teórica sobre o tema da técnica e da tecnologia e com o fomento de práticas amparadas eticamente;
  • Valorização da interdisciplinaridade e da conjugação de iniciativas e cooperações interinstitucionais em nível nacional e internacional;
  • Difusão de valores democráticos e humanos em torno do exercício técnico nos vários âmbitos da vida humana.

3. Membros

  • Prof. Dr. Eladio C. P. Craia (PPGF-Coordenador do Núcleo)
  • Prof. Dr. Jelson R. de Oliveira (PPGF)
  • Prof. Dr. Anor Sganzerla (PPGB)
  • Prof. Dr. Geovani Viola Moretto (Filosofia PUCPR)
  • Prof. Dr. Paulo Sérgio Guimarães Pinto (Filosofia PUCPR)
  • Drando. Thiago Vasconcelos (Doutorando-PUCPR)

CENTRO HANS JONAS BRASIL

GNOSE, VIDA, TÉCNICA E RESPONSABILIDADE

No marco do cinquentenário da publicação de The Phenomenon of Life, o Grupo de Trabalho Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia resolveu criar o Centro Hans Jonas, cuja vocação é aprofundar o estudo das obras de Hans Jonas, reunindo estudantes, professores/as e pesquisadores/as de filosofia, bioética e áreas afins, com o objetivo de favorecer sinergias e estabelecer parcerias capazes de manter vivo o legado jonasiano, dando continuidade aos desafios propostos por sua filosofia, levando em conta o contexto brasileiro.

O Centro Hans Jonas tem sede na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba e está ligado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

A organização do Centro coloca em destaque a articulação das várias instituições de ensino superior envolvidas no projeto por meio de seus pesquisadores em âmbito nacional e internacional, engajados na publicação, tradução e interpretação da obra de Hans Jonas e seus interlocutores em quatro domínios teóricos: gnose, vida, técnica e responsabilidade. Trata-se de articular de forma interdisciplinar os âmbitos da ontologia, da ética, da antropologia filosófica, da filosofia da técnica, da bioética e da história da religião, que compõem o espectro central da obra jonasiana.

Atuando a partir desses quatro eixos temáticos, o Centro Hans Jonas pretende contribuir para:

1) Tradução e publicação da obra de Hans Jonas em língua portuguesa

2) Disponibilização de textos, cartas e manuscritos originais para consulta de pesquisadores

3) Publicação de obras de divulgação, interpretação e comentários da obra jonasiana

4) Realização de eventos de debate e aprofundamento da filosofia jonasiana nos seus diferentes aspectos

5) Articulação com instâncias de pesquisa que mantém interesses afins (GT Técnica e Tecnologia; NET;)

6) Apoio às atividades de pesquisa e intercâmbio nacional e internacional entre estudantes (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) e demais pesquisadores.

7) Publicação de um periódico especializado no pensamento de Hans Jonas e/ou nos eixos temáticos do CHJ.

8) Criação e manutenção da Cátedra Hans Jonas, com aulas, seminários e outras atividades acadêmicas realizadas com participação de professores brasileiros e estrangeiros

9) Criação e manutenção de um site na internet para garantir a promoção e a circulação dos trabalhos, bem como a divulgação das atividades das instituições e pesquisadores envolvidos.

MEMBROS FUNDADORES

  • Anor Sganzerla (PUCPR)
  • Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI)
  • Jelson R. de Oliveira (PUCPR)
  • Lilian Simone Godoy Fonseca (UFMG)
  • Wellistonny Carvalho Viana (PNPD/UFPI)
  • Wendell Evangelista Soares Lopes (UFMG)

CONSELHO EXECUTIVO

  • Angela Michelis (Università degli Studi di Torino)
  • Antonio José Romera Valverde (PUCSP)
  • Bartolomeu Leite da Silva (UFPB)
  • Eric Pommier (PUC Chile)
  • Flaviano Oliveira da Fonsêca (IFS)
  • Ivan Domingues (UFMG)
  • Marijane Lisboa (PUCSP)
  • Nathalie Frogneux (Université Catholique de Louvain, Bélgica)
  • Regenaldo Costa (UFC)
  • Roberto Franzini Tibaldeo (Universidade de Turin)
  • Robinson dos Santos (UFPel)

CONSELHO AMPLIADO

  • Adaiana Pinto Orcheski (Unioeste)
  • Francisco Vale Lima (UFPI)
  • Geovani Moretto (PUCPR)
  • João Batista Farias Jr (UFPI)
  • José Erivaldo da Ponte Prado (UECE)
  • Michelle Bobsin Duarte (PUC Rio)
  • Paulo Sérgio Guimarães (PUCPR)
  • Priscilla Cavalcante Normando (UnB)
  • Raimunda Diva Ribeiro Vasconcelos (PUCSP)
  • Rita de Cassia Falleiro Salgado (PUCPR)
  • Roberta Nazario (UFPE)
  • Sarah da Conceição Oliveira de Moura (UFRJ)
  • Valdir Gonzalez Paixão Junior (UNESP)
  • Thiago Vasconcelos (PUCPR)

INSTITUIÇÕES E PARCERIAS

  • Hans Jonas Zentrum (Berlim)
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Piauí
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • PPGB – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • NET – Núcleo de Estudos da Técnica (PUCPR)
  • Programa de Estudos Pós-Graduados – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Institut supérieur de philosophie – Université catholique de Louvain-la-Neuve

Exigência para Obtenção de Títulos

MESTRADO

  • Ter concluído 24 créditos
  • Ter aprovação em suficiência em língua inglesa
  • Uma publicação de trabalho científico
  • Aprovação na qualificação e defesa
  • Participação em no mínimo 2 bancas de defesa

DOUTORADO

  • Ter concluído os 48 créditos
  • Ter aprovação em suficiência em 2 línguas estrangeiras, sendo uma delas inglês
  • Duas publicações de trabalho científico
  • Aprovação na qualificação e defesa
  • Participação em no mínimo 4 bancas de defesa

Impacto na Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Mestrado e Doutorado – da PUCPR tem uma ação direta que busca impactar positivamente a sociedade no que tange à produção e divulgação de suas pesquisas, a formação de profissionais qualificados que atuem de forma competente e ética, buscando o bem comum. Para tanto, além da publicação e disseminação das pesquisas em revistas científicas e livros, o PPGF realiza eventos, simpósios, seminários, congressos e minicursos, mantendo assídua e efetiva relação com organismos eclesiais, organizações não-governamentais, entidades e setores governamentais.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a interdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.