A PUCPR sabe que o mundo mudou e com essa mudança surgiram novos desafios para a educação. Não é mais possível formar docentes que se posicionem como detentores do conhecimento.
Atenta à demanda por uma formação inovadora de professores, a PUCPR instituiu, a partir de 2016, seu novo modelo de licenciaturas, que permitirá uma maior integração entre as diferentes áreas de conhecimento e uma visão mais abrangente sobre o mercado de trabalho.
Para que a formação de um professor com perfil adaptado à contemporaneidade seja possível, o novo projeto de Licenciaturas da Escola de Educação e Humanidades compreende diferentes níveis que completarão a formação de um profissional capacitado para superar os desafios da educação do século XXI.
Os licenciandos têm diversas oportunidades de atuação profissional, que não se resumem à sala de aula. A docência é uma das atividades profissionais mais nobres que existem, mas é preciso que os futuros professores tenham conhecimento de todas as possibilidades de atuação profissional de que dispõem.
Pensando nisso, o Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades (NEO) da Escola de Educação e Humanidades tem um novo modelo institucional, por meio do qual um grupo de professores estabelece parcerias com os setores público e privado para proporcionar experiências profissionais em espaços que não sejam apenas as salas de aula.
Um dos objetivos é proporcionar que os estudantes das licenciaturas tenham um foco mais empreendedor, aumentando sua empregabilidade.
Com o novo modelo de licenciaturas da PUCPR, há blocos temáticos de graduação que possuem várias disciplinas de seu eixo formativo em comum. Conheça o núcleo de “cursos primos”:
A PUCPR incentivará os licenciandos a transformarem suas pesquisas em produtos, que poderão ser materiais didáticos, objetos de aprendizagem, softwares educacionais ou quaisquer outros instrumentos que facilitem práticas educacionais inovadoras.
Para transformar em realidade esses projetos, a PUCPR apoiará seus licenciandos, inclusive com parcerias com a aceleradora Hotmilk, quando necessário. A ideia é que o estudante desenvolva sua veia empreendedora e possa ter um projeto que seja rentável.
A transformação das licenciaturas da PUCPR atende a um compromisso social de renovação dos docentes, para que sejam capacitados a atuar na educação que o século XXI exige, com desafios que situam o professor como um construtor do conhecimento, que precisa atuar em conjunto com os estudantes.
O Programa Institucional de Residência Pedagógica é um convênio firmado entre a CAPES e a PUCPR com bolsas para estudantes de cursos de Licenciatura.Tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.