Eixo composto por disciplinas consideradas estratégicas para a formação oferecida pela PUCPR. No que concerne à formação teórico-pedagógica do licenciado, os assuntos abordados nesse eixo constituem um diferencial para o desenvolvimento das competências do professor formado na PUCPR.
Disciplina promovida a partir do vínculo com o Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Escola de Educação e Humanidades para aprofundar os princípios da graduação eleitos pela PUCPR (autonomia, colaboração, dedicação, honestidade e senso crítico) e seus desdobramentos na educação brasileira. O escopo da disciplina é aprimorar os conhecimentos sobre direitos humanos e apresentar as estratégias para que o licenciado da PUCPR, independente de sua formação, atue na realidade educacional com maior respeito à dignidade da pessoa humana.
Com foco no estudo das principais vertentes contemporâneas (cognitivista e neurocientífica) sobre o entendimento de cognição, a disciplina aborda as consequências para os problemas de aprendizagem, tematizando questões como dislexia, autismo, hiperatividade, cegueira, surdismo entre outros.
A Pró-Reitoria de Graduação da PUCPR tem incentivado seus professores a empregarem metodologias por meio das quais o estudante seja mais atuante em seu processo de aprendizagem, metodologias que propiciem maior interação entre o conhecimento e a ação do estudante. Esta disciplina, nas licenciaturas, realizada a partir do vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), oferece os conhecimentos necessários para que o licenciado pela PUCPR faça uso de metodologias de aprendizagem ativa para no contexto da educação básica e, com isso, promova uma transformação da realidade do no aprendizado de seus estudantes.
A realidade educacional atual requer maior inteligência interpessoal de seus profissionais, de tal forma que tenham entendimento de seu contexto social para tomarem decisões favoráveis a relações saudáveis e bem-sucedidas no âmbito escolar. Esta disciplina promove a compreensão dos principais problemas da rotina das escolas, como violência, bullying ou indisciplina, algumas das questões fundamentais para a formação do professor contemporâneo.