O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Escola de Educação e Humanidades PUCPR oferece os cursos de mestrado e doutorado, promovendo a formação de docentes e pesquisadores com o mais alto nível de excelência. Recomendado com Conceito 6 pela CAPES, o Programa consolida-se como um dos melhores na Área de Filosofia do país.
A recente conquista do Conceito Capes 6 trouxe ao Programa notoriedade nacional e afirmação internacional, o que proporcionou não apenas uma interação mais dinâmica com os demais programas brasileiros da área, mas também uma consolidação da sua já consistente notoriedade internacional, que se reverberou nas diversas parcerias e atividades com universidades da Europa e da América Latina, junto a um aumento da participação de candidatos estrangeiros nas seleções para ingresso no Mestrado e no Doutorado, e nas matrículas em disciplinas isoladas. Tendo em vista a importância da pesquisa para o desenvolvimento cultural e social, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, por meio de uma proposta moderna e inovadora, incentiva a pesquisa interdisciplinar. Com isso, o PPGF visa gerar contribuições ao campo teórico na área de filosofia contemporânea, assim como à pesquisa aplicada às questões mais urgentes da contemporaneidade (ambiente, pós-humanismo, trans-humanismo, estudos de gênero, inteligência artificial), oferecendo ampla associação entre a pesquisa científica e a prática social.
VISÃO
Ser um centro de pesquisa, produção e difusão do conhecimento filosófico de excelência com reconhecimento internacional.
MISSÃO
Capacitar recursos humanos voltados ao desenvolvimento da pesquisa em Filosofia Contemporânea, visando a formação de docentes e pesquisadores altamente qualificados e cidadãos com compromisso ético e social.
· Desenvolver pesquisas de excelência acadêmica na área de Filosofia;
· Promover a formação de pesquisadores em filosofia;
· Impulsionar a formação de mestres e doutores para atuar no Ensino Superior de Filosofia e o aperfeiçoamento de professores do Ensino Fundamental e Médio;
· Aperfeiçoar a ação de docentes e pesquisadores de outras áreas;
· O Mestrado Acadêmico pretende fomentar a pesquisa e a discussão filosófica, propiciar ao mestrando o domínio conceitual e metodológico da área de Filosofia, qualificando-o para a pesquisa e a atuação no ensino de Filosofia.
· O Doutorado, além de incorporar os objetivos do Mestrado, tem por meta própria produzir pesquisas originais, a qualificação de pesquisadores e docentes para atuar na área de Filosofia;
· Investigar a teoria e a prática pedagógica do professor para atuação em todos os níveis da Educação propondo metodologias e processos avaliativos que venham atender aos paradigmas inovadores na Educação.
· Construir processos metodológicos que propiciem a utilização, a análise e a avaliação das contribuições das tecnologias da informação e comunicação nas modalidades presenciais e à distância.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vinculado à Escola de Educação e Humanidades e à Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, teve sua criação aprovada pelo Conselho Universitário da PUCPR por meio da Resolução 44/2003 de 23 de junho de 2003 e foi recomendado pelo Conselho Técnico e Científico da CAPES (MEC) em reunião nos dias 15 e 16 de setembro de 2003. A história do PPGF está ligada ao Curso de Graduação em Filosofia da PUCPR, que desenvolve suas atividades desde os anos 1953. Essa história de 50 anos entre a criação do Curso de Graduação e a abertura do Mestrado pode ser revisitada, considerando-se três momentos distintos. O primeiro, do início das atividades do curso em 1953 até a criação do Departamento de Filosofia, em 1974, foi caracterizado principalmente pela formação em filosofia como preparação para a teologia. Nessa época, o corpo discente era composto em sua maioria por alunos oriundos de congregações religiosas e o corpo docente por membros do clero. O momento seguinte, que compreende a segunda metade da década de 70 e a década de 80, caracterizou-se pela presença de professores não-religiosos no curso e por uma maior participação do público leigo. Nesse período, especialmente na década de 80, a formação de religiosos, ainda predominante no curso, teve uma nova orientação, acompanhando as tendências da Igreja especialmente aquelas ligadas à corrente intitulada Teologia da Libertação. É também dessa época o início de uma preocupação mais acentuada com a titulação dos professores, que passaram a realizar cursos de Pós-Graduação na PUCPR (lato sensu) e em outros centros urbanos (stricto sensu), principalmente em São Paulo, ampliando o horizonte dos temas abordados e conferindo novos contornos à ideia de estudo e ensino de filosofia. Este duplo movimento, de acompanhar as tendências da Igreja, por um lado, e de ampliar o diálogo com outros centros de formação em filosofia, por outro, teve reflexo nos conteúdos trabalhados no curso, que passaram a contemplar, ao lado dos temas clássicos, questões próprias à filosofia contemporânea, tais como o problema da existência, do poder, do sujeito e da linguagem. O terceiro período, do início da década de 90 até os primeiros anos do novo milênio, foi marcado por uma presença ainda mais acentuada no trabalho com temas de filosofia contemporânea no Curso de Filosofia. É deste período também a consolidação progressiva do papel da pesquisa ao lado do ensino. Em relação ao corpo discente, potencializa-se o interesse dos estudantes pela pesquisa e participação em eventos na PUC e fora dela. Neste terceiro momento, marcadamente a partir de 1998, a tendência de reestruturação do Curso associando ensino e pesquisa, ganha corpo na reformulação do Projeto Pedagógico, realizada a partir das mudanças na legislação federal para os cursos de graduação (Nova LDB). O Curso que se apresenta a partir de então, tem como eixo central a História da Filosofia e se desdobra basicamente em duas linhas de pesquisas: Ética e Epistemologia. Como decorrência do trabalho realizado na graduação e dos projetos de pesquisas que ali se desenvolveram, tem-se o funcionamento regular de cursos de especialização em filosofia com concentração em Ética e Epistemologia. Ocorre também nesse período o início da oferta das disciplinas de Ética e Epistemologia para outros mestrados da PUCPR, o que se apresenta como uma oportunidade para o aprofundamento dos estudos nessas linhas, bem como para o diálogo com outras áreas do conhecimento daqueles temas que vinham sendo amadurecidos na área de Filosofia. Assim, a proposta de um mestrado em filosofia pela PUCPR, com duas linhas de pesquisa – Ética e Epistemologia – significou um desdobramento desse processo histórico e a continuidade das atividades ligadas à graduação, aos grupos de pesquisa, à pós-graduação lato sensu e ao diálogo com outras pós-graduações stricto sensu. Traduz, portanto, a tendência ao aprofundamento das pesquisas iniciadas na graduação, sustentadas pelos grupos de pesquisa e desenvolvidas nas atividades da pós-graduação.
Confira a lista completa de professores.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 82% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.
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