Observa Restaurativa

O Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas Escolas (OEDHJRE), ou apenas Observa Restaurativa, dedica-se à criação de um espaço destinado à oferta de itinerários socioeducativos, fundamentos na aprendizagem participativa e deliberativa em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas escolas. Estabelecido na Escola de Educação e Humanidades (EEH), o observatório é vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos e ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR.
A principal finalidade do Observa Restaurativa é promover um ambiente educacional seguro, inclusivo e respeitoso, em que todos os membros da comunidade escolar desempenhem seus direitos humanos e resolvam seus conflitos utilizando-se de princípios, valores e práticas restaurativas.

Propostas de atividades

Icone

Ouvidoria de Violência e Violação de Direitos Humanos

O Observa Restaurativa PUCPR propõe criar uma Ouvidoria que desempenhará um papel crucial na recepção, registro, acompanhamento e encaminhamento de denúncias de violência e agressões contempladas no projeto pesquisa-ação nas escolas. Esta é uma parte central do esforço para manter um ambiente seguro, orientado por valores e práticas de corresponsabilização, individual e coletiva.

Icone

Parceria com escolas

Por meio de parcerias com escolas públicas de ensino médio de Curitiba, a partir da Pesquisa-Ação do Observa Restaurativa PUCPR, será possível realizar uma abordagem prática e colaborativa para o desenvolvimento de estratégias eficazes.

Icone

Pesquisas e Projetos de Extensão

Além da Pesquisa-Ação em andamento nas escolas, o Observa Restaurativa PUCPR propõe realizar cursos e projetos de extensão voltados para a promoção dos direitos humanos, cidadania e da justiça restaurativa nas escolas. O objetivo das atividades é contribuir para a geração de novos conhecimentos e práticas educacionais aprimoradas, aspirando à melhoria da relação de ensino-aprendizagem nas escolas.

Icone

Oficinas e Cursos de Extensão

O Observa Restaurativa oferece oficinas e cursos de extensão direcionados a estudantes, suas famílias, professores e funcionários administrativos contemplados no projeto Pesquisa-Ação nas escolas. Esses programas buscam oferecer ampla compreensão e conscientização sobre os direitos humanos e a justiça restaurativa.

Por meio de parcerias institucionais, triangulação de saberes, competências e práticas profissionais provenientes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação acadêmica, o Observa Restaurativa PUCPR busca colaborações com instituições e indivíduos, incluindo instituições universitárias e de Educação, Poder Judiciário, órgãos públicos e demais representantes do poder público.

Com essa colaboração, o observatório procura fortalecer a rede de apoio e os recursos disponíveis para a promoção dos princípios dos direitos humanos e da justiça restaurativa na educação.

Para ampliar o impacto do observatório e aproveitar as experiências e recursos de várias partes interessadas, o Observa Restaurativa PUCPR mantém parcerias com diversas instituições envolvidas em diferentes pautas relacionadas aos direitos humanos, gestão escolar, comunidade e violência/restauração nas escolas.

Essa parceria se estende às universidades brasileiras e estrangeiras, fortalecendo ainda sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento. Entre as instituições de Ensino Superior que já firmaram parcerias com o Observa Restaurativa PUCPR estão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade de Chicago, a Universidade de Aveiro e a Universidade Autônoma da América Latina (UNAULA/Medellín).

Wide Angle View Of High School Students Sitting At Desks In Classroom Using Laptops

  • Promover a socialização da educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas escolas, priorizando princípios, valores e práticas de corresponsabilização individual e coletiva por meio da democracia participativa e deliberativa, descentralização do poder nas escolas.
  • Oportunizar espaços socioeducativos no qual todos os membros da comunidade escolar possam disseminar a cultura do pertencimento e se sentirem seguros, respeitados e sensibilizados a contribuir positivamente na resolução e/ou prevenção de conflitos, e na construção da cultura da paz.
  • Mobilizar equipes acadêmicas e de profissionais parceiros com interesse e disposição para contribuir neste projeto de inovação social, Educação em Direitos Humanos e Gestão pacífica dos conflitos, no âmbito das escolas públicas do ensino médio em Curitiba.
  • Aproximar a pesquisa, a extensão e as diferentes instituições envolvidas no Observa Restaurativa na produção, disseminação de conhecimento e de intervenção empírica a promoção da educação em Direitos Humanos e da Justiça restaurativa nas escolas.
  • Impactar positivamente a educação, oferendo à comunidade escolar a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos e práticas interventivas que possam impactar e transformar o cotidiano da escola, com a construção de ambientes seguros, inclusivos e respeitosos.
  • Promover o reconhecimento e a valorização dos Direitos Humanos no dia a dia das relações interpessoais, na escola e no território como um todo.

Aproximar a pesquisa, a extensão e as diferentes instituições envolvidas no Observa Restaurativa na produção, disseminação de conhecimento e de intervenção empírica a promoção da educação em Direitos Humanos e da Justiça restaurativa nas escolas.

Impactar positivamente a educação, oferendo à comunidade escolar a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos e práticas interventivas que possam impactar e transformar o cotidiano da escola:

  • Construir ambientes seguros, inclusivos e respeitosos;
  • Reconhecimento e valorização dos DH no dia a dia das relações interpessoais na escola e no território.

Estrutura do Observa Restaurativa

CEZAR BUENO DE LIMA – COORDENADOR GERAL

Administrativo (Comissões)

  • Comite científico
  • Comite extensão: Claudia Santos Silva
  • Comite de Cursos: Gabriel
  • Comitê de comunicação:
  • Comitê de capitação de recursos:
  • Comitê de Parcerias e assuntos jurídicos:

CONSELHO CONSULTIVO

  • SINDEDUTEC (Sindicato dos institutos federais do Paraná)
  • Representando Estudantes: União Paranaense de Estudantes (UPES) OAB/Comissão dos direitos da criança e do adolescente
  • Representantes da Comunidade: Entidade Representativa Local de Cada Bairro de localização das escolas/Regionais
  • Representação docente: um docente indicado de cada escola/Bairro/Regional

Contato

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.