A atuação nas mais distintas realidades educacionais requer profissionais capacitados para lidar com a complexidade dos fenômenos sociais contemporâneos, exigindo-lhes atitudes criativas, inovadoras e empreendedoras. No contexto docente, as organizações educativas necessitam de profissionais com visão sistêmica para elaborar e implementar projetos interdisciplinares.
A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, ao considerar imperativa uma formação conectada aos atuais desafios profissionais, elaborou em 2016 um projeto pedagógico inovador que integra todas as suas licenciaturas e os bacharelados, propiciando uma experiência universitária interdisciplinar, interativa e produtiva. O atual modelo de formação instituído, além de atender com rigor à nova resolução das licenciaturas (02/2015 do CNE), permitirá uma maior integração entre as diferentes áreas de conhecimento e uma visão mais ampla de atuação profissional.
O projeto integrador proporcionará uma maior interação entre licenciaturas e bacharelados, especificamente o de Serviço Social. Com esta atividade integradora, os estudantes de Serviço Social terão a oportunidade de realizar uma experiência concreta de organização e liderança de equipes multidisciplinares, na elaboração de projetos socioeducacionais. Com esta oportunidade, os estudantes poderão compreender questões fundamentais para que possam atuar em todas as etapas de projetos de relevante impacto social.
Além da formação de professores e assistentes sociais, a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR também tem a missão de colaborar na formação religiosa de seus estudantes por meio dos bacharelados de Teologia e Filosofia. Preservando a identidade de cada curso, esses dois bacharelados foram planejados de forma integrada, entre si e com os demais cursos de formação de professores e de assistentes sociais, para propiciar a seus estudantes uma formação crítica, multicultural e contemporaneamente contextualizada.
A essência da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR é o comprometimento com uma formação de qualidade, voltada para os desafios contemporâneos da educação, da atuação social e da vida religiosa, visando garantir um desempenho profissional com competência e comprometimento ético para a cidadania e para a promoção e proteção dos direitos humanos.