Destaque - 04 ago 2017

Dados sobre o perfil de saúde de mulheres em situação de privação de liberdade são apresentados em congresso internacional

Professora Flavia Auler participou da Conferência Internacional de Obesidade e Doenças Crônicas, em Las Vegas.

Entre os dias 24 e 27 de julho, a professora Flavia Auler, coordenadora do curso de Nutrição, líder do Grupo de Pesquisa Gepecin e voluntária do Programa Ciência e Transcendência, vinculado à Diretoria de Identidade Institucional, apresentou os dados das pesquisas que tem realizado dentro da Penitenciária Feminina do Paraná na Conferência Internacional de Obesidade e Doenças Crônicas, em Las Vegas, por convite da própria comissão organizadora.

A professora relata que participou de uma mesa redonda sobre o tema “Obesidade e populações vulneráveis”, sendo que havia uma professora do Egito que abordou o tema da obesidade e os refugiados sírios, uma professora da Índia para falar sobre a obesidade e os sem-teto na Índia e a apresentação da PUCPR, que abordou a presença da obesidade no meio prisional feminino. “Foi muito interessante perceber que as populações vulneráveis estão sendo alvo cada vez mais de pesquisas e com isto temos chamado atenção do meio científico para produzir conhecimento”, comenta.

Segundo a professora Flavia, “a obesidade e o meio prisional feminino ainda é um tema pouco explorado e temos que provocar a discussão do problema, pois temos mulheres que em seu primeiro ano de reclusão chegam a ganhar 20 quilos e isto pode acarretar consequências ao corpo e a saúde”.

A professora iniciou seu trabalho voluntário com o Programa Ciência e Transcendência: educação, profissionalização e inserção social pela Diretoria de Identidade Institucional com a realidade da Penitenciária Feminina do Paraná em 2014. Ela já desenvolveu um TCC e 2 PIBIC sobre a temática, além de ministrar, pelo segundo ano, um curso de profissionalização sobre manipulação de alimentos para as mulheres que trabalham na cozinha da Penitenciária Feminina do Paraná, abrindo uma perspectiva de inserção social e profissional para as mulheres pós-cárcere.