Destaque - 15 dez 2017

Visita de professores da PUCPR a órgãos do governo britânico consolida parceria

Colaboração na área de resistência de bactérias a antibióticos envolve pesquisa e vigilância em saúde

Durante os dias 04 a 08 de dezembro, os professores Humberto Madeira, da Escola de Ciências da Vida, e Marcelo Pilonetto, da Escola de Medicina, foram recebidos pelos órgãos de governo do Reino Unido responsáveis pelo combate à resistência antimicrobiana, grave problema de saúde pública mundial. A experiência britânica no enfrentamento ao problema é referência internacional, influenciando na formulação de políticas pela Organização Mundial da Saúde. Em visita ao instituto Public Health England, os professores da PUCPR foram recebidos pelo Dr. Neil Woodford, autoridade mundial no tema, e reuniram-se com técnicos responsáveis por diversos laboratórios do instituto, compartilhando experiências em vigilância e pesquisa de resistência de microrganismos a antibióticos. A visita consolida uma parceria apoiada pelo Consulado do Reino Unido em São Paulo, e foi organizada pelo Prof. Javier Burchard, da Escola de Ciências da Vida.

Outro órgão visitado foi o DEFRA – Department of Environment, Food and Rural Affairs do governo britânico, responsável pela vigilância e controle do uso de antimicrobianos na área veterinária. A recém-criada RedeVAR, rede multidisciplinar da PUCPR para pesquisa da resistência de microrganismos a antimicrobianos, tem como enfoque básico a Saúde Única (One Health), integrando os aspectos da saúde humana, animal e ambiental. A experiência do DEFRA na área animal pode contribuir significativamente para a o desenvolvimento da pesquisa pela RedeVAR.

Escola de Ciências nda Vida da PUCPR realiza visita na Inglaterra
Foto (da esq. para dir.): Prof. Marcelo Pilonetto, Dra. Vicki Chalker, diretora do Bacterial Reference Department, Public Health England) e Prof. Humberto Madeira