Destaque - 13 set 2018

Estudante de doutorado e pesquisadores da PUCPR são premiados no maior congresso brasileiro de pesquisa Odontológica

Trabalho é da área de implantodontia e genética

A estudante Thaís Munhoz Pereira, discente do doutorado em Odontologia da PUCPR, com a orientação da professora Paula Cristina Trevilatto, apresentou um trabalho inédito no dia 02 de setembro de 2018, no maior congresso brasileiro de pesquisa Odontológica. O congresso, que aconteceu em Campinas (SP), premiou o trabalho com o reconhecimento de 1º lugar na modalidade Painel Aspirante, na área de implantodontia.

O estudo apresentado demonstrou que alguns indivíduos apresentam maior risco de perder implantes dentais, avaliando características genéticas dos pacientes estudados.  Segundo os pesquisadores, esse tipo de estudo auxilia na compreensão da etiologia desta condição. Além disso, contribui para que, no futuro, a detecção precoce dos pacientes com maiores chances de insucesso no tratamento com implantes seja possível através de testes genéticos para estimativas de risco. Estes, por sua vez, já bastante comuns em países como os Estados Unidos da América.