Destaque - 11 maio 2018

Uso do tabaco por mulheres é tema de simpósio

Evento é fruto de pesquisas promovidas pela Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres

Desde 2010, o programa para capacitação de pesquisadores da Rede Paranaense para o Controle do Tabaco fomenta estudos sobre a relação entre mulheres e tabagismo. Projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores serão apresentados no simpósio “Controle do tabaco em mulheres: investigações realizadas, lições aprendidas e caminhos a percorrer”, promovido pela Escola de Ciências da Vida da PUCPR, entre os dias 24 e 25 de maio.

Entre os propósitos do encontro estão, além de apresentações, a divulgação dos resultados e dados obtidos  partir de pesquisas focadas especialmente na importância do gênero em programas de controle ao tabagismo. Outro objetivo é o incentivo de interessados na formação de grupos de trabalho, que queiram dar continuidade à produção de conhecimento inciada pela Rede Paranaense.

Haverá, durante a série de palestras,  o lançamento do  livro “Controle do Tabaco – Pesquisas, Reflexões e Experiências”. A produção conta com autores, profissionais e pesquisadores que participaram do projeto. O simpósio tem entrada gratuita. Para participar, é preciso enviar um e-mail para [email protected].

Evento:
Data: 24 e 25 de maio
Local: Auditório Madre Léonie – Bloco Verde – PUCPR
Inscrições e informações: [email protected]
Inscrições até 20 de maio

Programação:

24/05/2018 – Quinta-Feira

8h30: Abertura e Contextualização da importância de pesquisa no controle do tabaco levando em consideração o aspecto de gênero
Profª Dra Renata Iani Werneck (PUCPR) e Profª Dra Regina Celina Cruz (PUCPR).

9h40: Painel 1- Investigações com foco na prevenção do uso de produtos derivados do tabaco
Graziela Sapienza, Luana Dallo, Ana Beatriz Pedriali Guimarães , Fabiola Marcela Mantine.
Coordenação: Profª Dra. Regina Celina Cruz.

11h30: Painel 2 – Investigações caracterizando diferentes populações de usuários de produtos derivados do tabaco
Cátia Guimarães Dias Torres, Maria Leonor Gomes de Sá Vianna, Lúcia Margarete dos Reis.
Coordenação: Profª Dra. Nádia Kienen.

14h00: Panorama do Controle do Tabaco na Atualidade
Dr. André Szklo (INCA).

15h15: Painel 3 – Estratégias para cessação e prevenção para populações específicas
Daniella Porfirio Nunes e Lucimara Cheles da Silva Franzin.
Coordenação: Profª Dra. Isabel Scarinci.

18h30: Lançamento do livro “Controle do Tabaco – Pesquisas, Reflexões e Experiências”. Editora CRV.
Organizado por: Profª. Dra. Ana Beatriz Pedriali Guimarães, Profª Dra. Graziela Sapienza, Profª Dra. Luana Dallo e Profª Dra. Regina Celina Cruz.
Local: Saguão do 2º. Andar – Escola de Ciências da Vida – PUCPR (Bloco Verde).

25/05/2018 | Sexta-Feira

9h00: Elaboração, implementação e avaliação de um programa de cessação para mulheres no Sistema Único de Saúde com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde – resultados de um estudo randomizado em oito cidades do Paraná e Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para servirem de apoio no processo de cessação em mulheres
Profª Dra. Nádia Kienen (UEL/PR) e Profª. Dra. Isabel Scarinci (Universidade do Alabama/EUA).

14h00: Painel 4 – Mulheres e os motivos para fumar e parar em diferentes etapas da vid
Claudia Breda, Rossane Frizzo de Godoy, Sandra Maria Mattar e Thais Distéfano Wiltenburg.
Coordenação: Profª Dra. Regina Celina Cruz.

16h10: Painel 5 – Produção e legislação no controle do tabaco
Letícia Mottin, Daniel Uba, Mauricio de Barros e Nery Carvalho Filho.
Coordenação: Profª Dra. Ana Carla Efing.

17h30: Encerramento do evento
Profª Dra Isabel Scarinci.