Fisioterapia - 26 mar 2018

Estudantes de Fisioterapia apresentam trabalho sobre disfagia

Apresentação ocorreu no evento "Dia Nacional de Atenção à Disfagia"

Estudantes do 7° período do curso de Fisioterapia da PUCPR e as professoras Andrea Muller e Paula Maingue participaram do “Dia Nacional de Atenção à Disfagia”, ocorrido no dia 20 de março e promovido pelo serviço de Fonoaudiologia do Hospital Santa Casa de Curitiba. O tema central do evento abordou sobre a conscientização e orientação aos cuidados e riscos de broncoaspiração em pessoas com déficit de deglutição (Disfagia).

A Disfagia deve ser diagnosticada e tratada conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e principalmente por fonoaudiólogos , que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função. Esta condição clínica está associada a fatores de risco como desidratação, desnutrição e pneumonia aspirativa, levando ao aumento do índice de mortalidade e morbidade principalmente em indivíduos idosos. Desta forma, a interação dos profissionais de saúde nas orientações aos idosos e suas famílias, sobre o cuidado que esta fase da vida requer, pode auxilia-los a envelhecer com melhor saúde e qualidade de vida. “