Destaque - 28 nov 2017

Grupo de Pesquisa GPAQ conquista prêmios no XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Os estudos foram reconhecidos nas categorias “Artigos de revisão sistemática” e “Artigos originais”

Membros do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) da PUCPR participaram entre os dias 14 e 17 de Novembro do XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS) na cidade de Florianópolis/SC. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e contou com 35 palestrantes nacionais e 7 palestrantes internacionais.

Professores Adriano Akira e Inácio Silva (UFPEL)

Durante estes dias estudantes de graduação, especialização e mestrado apresentaram 14 trabalhos científicos desenvolvidos pelo GPAQ além de participarem de oficinas, palestras, mesas redondas e colóquios científicos.

O professor Adriano Akira F. Hino, coordenador do grupo do GPAQ, participou do evento como palestrante ministrando um curso sobre o uso de GPS e Acelerômetro em estudos de atividade física e ambiente construído. Além da participação de Hino, os membros do Grupo Ciro Añez, Rogério Fermino, Priscila Gonçalves e Edina Camargo, auxiliaram na organização do evento avaliando pôsteres, temas livres e coordenando mesas redondas.

Professores Rogério Fermino e Priscila Gonçalves

A integrante Talita C. Truchym e os co-autores Marilson Kienteka, Adriano Akira F. Hino e Rodrigo S. Reis tiveram seu resumo intitulado “Efeitos da implantação de ciclofaixas segundo as características individuais sexo e faixa etária de usuários de bicicleta na cidade de Curitiba-Pr” selecionado entre os 12 melhores trabalhos do congresso para concorrer ao prêmio de melhor resumo.

Integrante do GPAQ, Talita Truchym

Durante o evento a Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde realizou a premiação dos artigos destaques de publicação no biênio 2016-2017. Dois integrantes do GPAQ foram premiados. O artigo intitulado “Programas de promoção de atividade física no Sistema Único de Saúde brasileiro: revisão sistemática” quem tem como autores Leonardo A. Becker, Priscila B. Gonçalves e Rodrigo S. Reis foi premiado na categoria “Artigos de revisão sistemática”. Na categoria “Artigos originais” o prêmio foi para o artigo “Logic Model of the Recreovía: a community program to promote physical activity in Bogotá” que tem como autores Ana P. Rios, Diana C. Paez, Edwin A. Pinzón, Rogério C. Fermino e Olga L. Sarmiento.

O GPAQ desenvolve estudos na área da atividade física e saúde e está vinculado ao curso de Educação Física e ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR.