Destaque - 10 abr 2018

Curso de Fisioterapia da PUCPR participa de Dia da Saúde em Curitiba

Os professores Ênio Funchal, Paula Christina Pires Muller e Barbara Camilotti representaram o curso, acompanhados por estudantes do último ano

O curso de Fisioterapia da PUCPR participou do Dia da Saúde, realizado em Curitiba na sede do Ministério Público do Paraná. Os professores da Universidade Ênio Funchal, Paula Christina Pires Muller e Barbara Camilotti representaram o curso, acompanhados por estudantes do último ano, A iniciativa, que aconteceu no dia 04 de abril, trouxe exemplos de investimento em saúde.

Segundo informou a assessora de comunicação do MP, Elisa Lopes, cerca de 800 participações foram registradas na edição deste ano do Dia da Saúde na capital. O número inclui exames (glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C), aferição de pressão, avaliação física, cadastro para doação de medula óssea, doações de sangue, sessões de auriculoterapia, spiral taping, massagem terapêutica e participações em oficinas (musicoterapia, cuidados com a pele, ergonomia, coaching fitness, meditação e técnica de Alexander).

Serviços – Os circuitos “Saúde” e “Zen” funcionaram das 9 às 16h30. Os serviços foram prestados por entidades parceiras (secretarias municipais de Saúde e de Esporte e Lazer de Curitiba e Hemepar). O Circuito Zen foi realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com profissionais e estagiários do curso de Fisioterapia. Eles ofereceram aos participantes sessões de auriculoterapia, spiral taping e massagem terapêutica.

Oficinas – Foram oferecidas seis oficinas durante o Dia da Saúde em Curitiba. No período da tarde, a programação foi iniciada com apresentação da professora Bárbara Maria Camilotti, da PUCPR, que discorreu sobre o tema “Ergonomia: trabalhar sem dor, uma questão de postura”. Em seguida, o educador físico Cadu Ferreira e o coaching Edi Born fizeram uma palestra sobre coaching fitness, durante a qual destacaram como o pensamento positivo pode interferir na vida das pessoas. A terceira oficina da tarde foi ministrada pelo promotor de Justiça Marcelo Adolfo Rodrigues, que é budista e praticante de meditação há mais de 20 anos. As oficinas foram encerradas com apresentação da terapeuta Sheila Tramujas, que abordou a Técnica de Alexander, de consciência corporal.

*Texto retirado do site do Ministério Público do Paraná. Alterado pela equipe da PUCPR.