Destaque - 21 ago 2018

Professora da PUCPR orienta trabalhos apresentados nos EUA

Produções cientificas de estudantes foram divulgadas em Congresso realizado em Miami

Dielise, Ana Paula e Vera na exposição de trabalhos no congresso.

Em parceria com a professora Ana Loureiro, da Escola de Ciências da Vida da PUCPR, as pesquisadoras Vera Lúcia Israel (departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia) e Dielise Debona Iucksch (fisioterapeuta doutoranda do PPG-Educação Física da UFPR) participaram do II Congresso Pan-americano de transtornos da doença e do movimento em Parkinson, em Miami, EUA, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho.

Elas apresentaram dois trabalhos científicos desenvolvidos na UFPR. O primeiro sobre Repercussões no Domínio Motor, Atividades de Vida Diária e Qualidade de Vida, dos estudantes Adriano Z. da Silva, Bruna Yamaguchi, Juliana Siega, Thalyssa K. Mocelin e da professora Vera Israel. O segundo sobre Avaliação quantitativa da função motora dos membros superiores em pessoa com a doença de Parkinson. Além de Bruna Yamaguchi e da professora Vera Israel, Ana P. C. Loureiro compõe a autoria do trabalho.

No evento, a prática da fisioterapia foi aprofundada na palestra de Terry Ellis (Boston, EUA), que reforçou o exercício físico orientado como uma terapia de proteção aos avanços da Doença de Parkinson.

“A Fisioterapia tem sido uma opção de tratamento não farmacológico, em especial quando inicia precocemente, na Doença de Parkinson. Quando realizamos a Fisioterapia Aquática, principal foco de nossas atividades, procuramos com o exercício contribuir na neuroproteção e na qualidade de vida do indivíduo com Doença de Parkinson”, afirma a professora Vera.

*Com informações da professora Vera Lúcia Israel, do DPRF.