Descrição: As novas possibilidades de intervenção terapêutica – cirúrgicas, químicas, de imagens e outras – crescendo em ritmo acelerado nas últimas décadas, exigem dos profissionais de saúde um contínuo processo de avaliação ética, social e política de tais intervenções. Este projeto de pesquisa, portanto, com o foco na bioética clínica, versa sobre: a) os elementos que precisam fazer parte da deliberação moral para a tomada de decisão clínica; b) metodologias de análise de conflitos bioéticos que surgem frente às possibilidades de intervenção terapêutica; c) incorporação de elementos sociais, culturais e políticos na análise de conflitos morais envolvendo a tomada de decisão clínica; d) propostas de adequação das estruturas de assistência em saúde para promoção da deliberação moral entre as partes envolvidas no processo de cuidado em saúde.
Palavras-chave: Bioética clínica; tomada de decisão clínica; Conflitos bioéticos. Deliberação moral.
Descrição: A prática profissional no campo da saúde exige tomada de decisões e comportamentos ligados à moralidade. O desenvolvimento da moralidade, central na formação de uma identidade profissional, se dá a partir de um processo de socialização e internalização de valores. O objetivo geral do projeto é analisar o desenvolvimento da moralidade e da identidade profissional no campo da saúde. Para isso, estuda a formação de identidade profissional, identidade moral e a Bioética nos cuidados em saúde. O projeto utiliza métodos qualitativos e quantitativos. Entre os métodos qualitativos destacam-se entrevistas narrativas e áudio-diários. Já nos métodos quantitativos questionários voltados para avaliação do desenvolvimento e raciocínio moral. A Bioética ao contribuir para uma análise crítica da moralidade, seus fundamentos e promover uma interlocução de diferentes áreas traz o fundamento essencial como referencial para análise do processo de formação da identidade profissional e desenvolvimento da moralidade na área da saúde. Com isso, podemos propor estratégias para uma formação com menos pontos cegos e maior inclusão. Além disso, estimular aos estudantes e aos profissionais refletir sobre os valores da profissão e compreender os conflitos morais e seus resultados, assim como, propor estratégias pessoais e institucionais para lidar com os conflitos e a formação profissional.
Palavras-chave: Identidade, Profissionais de Saúde, Bioética e Moral.
Descrição: O fim essencial da pediatria é promover a saúde integral de crianças e adolescente, este amplo horizonte situa os cuidados materno-infantil em um lugar privilegiado na área de saúde. Os fatos e valores que integram os cuidados materno-infantil se constitui de um amplo mosaico que requer abordagens diversificada que por sua vez exige delicadas avaliações técnicas, sociais e éticas. Este projeto tem como objetivo analisar situações, condições e fatos relacionados com saúde materno-infantil, que requerem avaliação no âmbito da bioética. Trata-se de um projeto situado no contexto da bioética clínica, por isso tem como recorte as questões de assistência materno-infantil de modo interdisciplinar. Deste modo, o projeto se propõe a investigar temas, tais como: o valor da vida nascente, o cuidado integral da mãe e do concepto; novas tecnologias reprodutivas; novas possibilidades de intervenção fetal e neonatal; relações entre família e crianças nos cuidados pediátricos; segurança alimentar na infância; as escolhas das vias de parto, entre outros. O projeto acolhe uma metodologia variada e planeja realizar uma ampla pesquisa de campo com profissionais de saúde que atuam na assistência materno-infantil no Brasil, buscando analisar as questões bioéticas que estão presentes no seu cotidiano.
Palavras-chave: Bioética clínica; Infância; Pediatria; Relações familiares.
Descrição: Com a intensidade de recursos biotecnológicos que possibilitam, por exemplo, aumento da longevidade da população, bem como o prolongamento do processo de morrer, há necessidade de uma nova postura na assistência em saúde. No caso de pacientes e suas famílias que enfrentam problemas relacionados a doenças que ameaçam à vida, deve-se dar ênfase à qualidade da vida que ainda pode ser vivida, entendendo a morte como um evento natural e compreendendo que o sofrimento e a dor não estão apenas no plano biológico, mas também no plano psicossocial e espiritual – esta é a filosofia dos cuidados paliativos. Dada a complexidade teórica e prática dos cuidados paliativos, ainda há muito a ser explorado e debatido. Assim, o foco deste projeto está nas questões envolvidas no cuidado e acompanhamento daqueles que se defrontam com doenças ameaçadoras à vida, no processo de morrer e nos conflitos éticos que derivam do contexto de cuidados paliativos.
Palavras-chave: Bioética clínica. Cuidados paliativos. Qualidade de vida
Descrição: No contexto atual de assistência em saúde faz-se necessário o desenvolvimento de competência humana e relacional nas práticas de assistência em saúde – o que chamamos de humanização do cuidado. O cuidado em saúde deve considerar a construção de trocas solidárias e comprometidas com a produção de saúde, e também de laços de cidadania, olhando cada sujeito em sua integralidade e como sujeito de um processo coletivo cuja dignidade deve ser sempre preservada. O respeito e a preservação de sua dignidade perpassam pelo seu direito e garantia de acesso ao uso democrático dos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico disponíveis, de acordo com as suas necessidades, considerando as dimensões biológica, psicossocial e espiritual. Neste sentido, o presente projeto busca discutir sobre a humanização nas várias faces do processo saúde-doença-cuidado e estudar as variáveis intersubjetivas que permeiam atitudes, ações e tomadas de decisões dos profissionais de saúde.
Palavras-chave: Humanização da Assistência em Saúde. Integralidade em Saúde. Assistência espiritual.
Descrição: Este projeto tem por objetivo abordar os conflitos entre teologia e os avanços das biociências, entre espiritualidade e o conhecimento científico; o modo como a espiritualidade responde aos impasses e possíveis alternativas levantadas pela teologia que são relevantes para a bioética; uma compreensão antropológica da dimensão corpórea do ser humano. A vida segundo o espírito se apresenta como a fonte originária da qual flui o verdadeiro ser do ser humano: sob o aspecto da presença e sob o aspecto da unidade. A dimensão espiritual abre o ser humano para realidades que estão além de sua estrutura somática e psíquica. Assim, a doença, a dor, o sofrimento e a própria morte recebem uma nova significação que ajuda a superar e a integrar essas realidades adversas. Nesta perspectiva, a bioética e a espiritualidade dão-se as mãos, pois confluem no terreno do sofrimento humano, sua vulnerabilidade, sua morte. Provoca e promove a consecução do bem superior que consiste no alívio do sofrimento da pessoa que padece, sua vulnerabilidade, sua decisão e sua morte.
Palavras-chave: Teologia. Bioética. Espiritualidade. Cuidados Paliativos. Morte.
Descrição: Este projeto contribui com a Bioética nas interfaces possíveis e necessárias do diálogo com a Saúde Pública. Busca identificar os problemas e desafios éticos nas políticas públicas, considerando a equidade, a proteção, e a justiça no acesso à saúde de indivíduos e populações. Este projeto relaciona os conflitos éticos interpostos pelas medidas de saúde pública considerando as relações entre Estados, indivíduos, sociedade e organizações afetadas e a responsabilidade moral destes agentes. Considerando prioritária a proteção dos mais vulneráveis, ciclos de vidas são ponderados como análise e proteção nas pesquisas realizadas neste projeto, como infância, juventude e envelhecimento. O modo de vida relacionado às desigualdades sociais, no contexto das determinações sociais e ambientais que afetam a saúde, e as múltiplas faces de violação dos direitos humanos nas populações também são desfechos e investigações dialogadas nesse projeto. A dignidade nas relações humanas entre pacientes e profissionais da saúde que envolve a autonomia dos sujeitos, suas escolhas, dilemas e empoderamento para cidadania são importantes reflexões e pesquisas também realizadas. Desde condições para nascer, sobre como nascer e viver com as desigualdades de acessos potencializa ou não a saúde e a vida dos indivíduos; doenças crônicas, urgentes e emergentes e a epidemiologia da carga global das doenças também fazem parte dos estudos neste projeto.
Palavras-Chave: Saúde Coletiva, Saúde pública, populações vulneráveis, Desigualdades.
Descrição: O projeto analisa as condições de famílias em regiões vulneráveis, visando dar suporte para políticas públicas em prol do fortalecimento dos vínculos familiares. O Projeto busca compreender e analisar a estrutura demográfica familiar no Brasil e o perfil das famílias em regiões vulneráveis, propondo uma postura metodológica complexa, com levantamento de dados secundários e produção de dados primários com pesquisa de campo em regiões vulneráveis. As questões centrais do projeto são: Como se caracteriza a vulnerabilidade das famílias nas regiões de alto índice de vulnerabilidade social no Brasil? Como se revela a vulnerabilidade moral no contexto familiar brasileiro? Como a vulnerabilidade familiar se situa na dinâmica demográfica familiar? Há padrões, fatores e dimensões de vulnerabilidade familiar comum para as microrregiões vulneráveis? As vulnerabilidades familiares impactam na manutenção/rompimento de vínculo familiar? Como as vulnerabilidades familiares se expressam nas diferentes fases da vida familiar? O Projeto se situa no âmbito da Bioética e isto implica em uma abordagem interdisciplinar, vista como relevante para estudos sobre família. A Bioética acolhe abordagens metodológicas diversas e se apresenta como um espaço de diálogo e tolerância necessário na sociedade atual.
Palavras-Chave: Família, Vulnerabilidades, Bioética, Políticas públicas.
Descrição: O avanço tecnológico, econômico e cultural do ser humano promoveu o seu distanciamento da natureza. Embora essa estratégia de sobrevivência tenha propiciado a uma espécie animal possibilidades infinitamente mais aprimoradas, o resultado não tem sido benéfico em todos os atores, resultando em dilemas morais. Assim, a retomada de valores éticos que norteiam a conduta do ser humano, na busca de restabelecer um convívio harmonioso com a natureza e ampliar os horizontes do discurso ético para além da esfera humana é fundamental para que todas as espécies em presentes e futuras gerações tenham o direito de disfrutar de um meio ambiente, a fim de proteger a vida e toda biosfera. Ao se pesquisar a ética e a bioética ambiental, procura-se despertar em cada cidadão o esforço em superar o antropocentrismo, conduzindo a compreensão do certo e errado. Deve-se considerar que as condutas ambientais praticadas até então, as práticas culturalmente enraizadas, o excesso de informação e as tentativas de sensibilização não tem sido suficiente, sendo necessário reeducar, papel importantíssimo atribuído à educação ambiental. A grande mudança apontada por Hans Jonas na atualidade é que o homem, com o novo poder da técnica moderna, a qual deixou de ser compreendida apenas como um instrumento e passou a ser considerada um movimento e um poder autônomo, tornou-se capaz de modificar a essência de todo o reino da vida. Desta forma, a Bioética ambiental ressurge no cenário científico na busca de um novo olhar sobre a relação do homem diante da vulnerabilidade da natureza. Para alcançar esses resultados pretende-se realizar estudos quanto a percepção ambiental de diferentes parcelas da sociedade e a sua percepção como coautores de mudanças urgentes e necessárias, na busca da fundamentação ética que permeia essa relação. A inclusão da vida extra-humana ao mundo da ética, mais do que propor uma “naturalização” da ética ou mesmo o fim do especismo, tem o desafio de superar o forte dualismo presente na cultura ocidental, seja em relação do homem com a natureza, do homem com Deus ou do próprio homem com ele mesmo. A busca dessa unidade e de uma reconstrução harmônica exigirá do homem um novo convívio, pois como parte e fruto da natureza, a sua relação deve ser dar no sentido de viver-com a biosfera e não em querer submetê-la a um viver-sob a dominação e o constrangimento humanos com o auxílio do poder tecnocientífico. Também pretende-se levantar a reflexão e buscar soluções consensuais e justas por meio da aplicação do método Bioética para questões emergentes como fatores desencadeadores de problemas vinculados à ecologia urbana, pragas urbanas, poluição, parques urbanos, crise hídrica bem como, subsidiar e propor metodologias de ação e avaliação que visem estimular mudanças de conduta e que encaminhem estudantes e diferentes profissionais a se mobilizarem em prol da retomada dos valores ambientais.
Palavras-chave: Bioética ambiental; educação ambiental; sustentabilidade.
Descrição: O diálogo teórico entre a Bioética e a Educação, se efetiva na pesquisa e na análise interdisciplinar dos processos formativos, das metodologias de ensino/aprendizagem, das políticas e da cultura educacional. A contribuição da Educação nesta Linha de Pesquisa é proporcionar a reflexão sobre os processos educativos (formais e informais) nas diversas áreas do conhecimento que implicam na formação ética e bioética dos sujeitos. A instituição escolar é um espaço de formação cidadã e ética e suas práticas educacionais revelam as formas de resistência/incorporação do conhecimento científico, as relações de poder e as políticas públicas. Os objetivos são: Analisar como os avanços científicos nas diversas áreas têm impactado o campo da educação e na organização/reorganização dos saberes; Analisar como as políticas de educação voltadas à cidadania, diversidade cultural, multiculturalismo, inclusão social e escolar, humanização, ética e outras têm sido formuladas e executadas nos espaços educacionais; Analisar como os processos formais e informais de ensino e aprendizagem na área da saúde consideram os elementos culturais, o contexto social e as práticas sociais dos sujeitos envolvidos; Analisar a formação para a humanização e a ética na formação universitária na área da saúde e investigar a formação em Bioética em diferentes instituições de ensino.
Palavras-chave: Educação; Bioética; Interdisciplinaridade; políticas educacionais.
Descrição: Este projeto se situa como uma proposta inovadora na área da Bioética, uma vez que intenciona articular diversas frentes e áreas de estudo que transpõe a abordagem teórica em prol de investigar questões de inserção social, sistemas e situações que levam à exclusão de pessoas ou grupos vulneráveis no espaço urbano. A sinergia da perspectiva de bioética com o esforço em construir e pensar Smart Cities abarca questões envolvendo o desenvolvimento sustentável, integração de tecnologias de informação, automação até a conectividade entre grupos e pessoas. A pesquisa em Bioética agrega as intervenções contemporâneas de buscas de alternativas para melhor qualidade de vida nas cidades. Como campo de estudo de natureza dialogante, mediador, deliberativo, a Bioética propicia a identificação de argumentos e valores de agentes e pacientes morais na intermediação de soluções justas e factíveis que visem a promoção da vida e do bem comum. Assim o projeto se abre para estudos críticos da realidade social no espaço urbano: cidadania, sustentabilidade social e ambiental, identificação de processos de inclusão/exclusão, protagonismo social, entre outros.
Palavras-chave: Cidades inteligentes; Bioética; Inclusão; Sustentabilidade; protagonismo social.
Descrição: O presente projeto discute as bases da ética e da ciência, frente a velocidade, a extensão e a abundância de possibilidades científicas e tecnológicas principalmente no campo das biotecnologias. Essas novas possibilidades exigem um diálogo aberto para além das fronteiras locais e das ciências particulares, de modo a perceber com clareza o verdadeiro significado da ciência em sociedade. Embora o auxílio da ciência seja cotidiano em nossa vida, e os avanços da técnica necessários para a nossa sobrevivência, é preciso questionar como o conhecimento produzido pode auxiliar no bem-estar da humanidade, sem exclusões injustificáveis e nem desequilíbrios ecológicos. As expectativas em torno dos avanços das biotecnologias são muitas, principalmente no que se refere a melhoria da qualidade de vida, no alívio da dor, na superação das limitações humanas através do aprimoramento do genético humano. Essas possibilidades têm fortes implicações sociais, éticas, antropológicas e ambientais, que impactam na reprodução humana, no planejamento da parentalidade, nos conceitos de liberdade e autonomia, entre outros, o que faz aumentar a responsabilidade da ação.
Palavras-chave: Ética; Ciência; Bioética; Biotecnologias.
Descrição: Considerando a relação interdisciplinar entre humanidades e ciências da vida como um dos alicerces da bioética, este projeto pretende contribuir com este campo de estudo com vistas à melhor compreensão de conflitos éticos identificados no hodierno processo de planetarização das relações humanas nas diferentes esferas, sociais, econômicas, políticas, religiosas, culturais e de saúde. Para tanto, desde uma perspectiva crítica e à luz da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos estuda-se contextos, práticas e situações que expõem as pessoas a maior vulnerabilidade.
Palavras-chave: bioética; saúde; direitos humanos; políticas públicas; diversidades.
A duração do curso de mestrado em Bioética é de 24 meses, nos quais o estudante deve cumprir um número mínimo de 40 créditos, sendo assim distribuídos: disciplinas e seminários totalizando 27 créditos; elaboração e aprovação da dissertação que somam 10 créditos e atividades complementares que somam 3 créditos.
A Bioética, tem como princípio o exercício da ética prática, seja no desenvolvimento de pesquisas teóricas ou aplicadas. O PPGB se destaca nacionalmente e internacionalmente por desenvolver pesquisas na área ambiental, social, educacional e na saúde. Como impactos diretos na sociedade destaca-se: a Bioética Institucional com pesquisa, formação e atuação em Comitês de Pesquisa com seres humanos, animais e comissão de ética hospitalar; a Bioética na mídia com veiculação da perspectiva bioética em questões de interesse social em linguagem adaptada para diferentes públicos; o desenvolvimento de pesquisa de inserção da perspectiva Bioética na educação básica; e a atuação no segmento dos Direitos Humanos promovendo o empoderiamento, protagonismo e autonomia do cidadão.
A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no <i>Stricto Sensu </i>, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.
A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.
Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.
Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.
Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:
i. Missão e Visão do programa;
ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;
iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;
iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;
v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;
vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;
O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e <i>road map</i>, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.
Em decorrência da atuação da Bioética em questões atuais e urgentes, somado a natureza multidisciplinar e integrativa, o PPGB frequentemente configura nas mídias televisivas, de radiodifusão e digitais. Concomitantemente o corpo docente do Programa é convidado para palestras, debates, bancas, assim como para parcerias e consultorias de questões ligadas à Bioética Institucional e atividades educacionais, composição de sociedades acadêmicas e organização de eventos científicos. No âmbito internacional o PPGB firma inúmeras parcerias com órgãos como a UNESCO, Rede Ibero-americana de Bioética e a Duke University.
Ações Sociais da Bioética – O caminho do diálogo 2016 e O caminho do diálogo 2018