Informações Gerais

Um estudante internacional vai precisar de cerca de BRL 3.000 para viver no Brasil (aprox. USD 810,00)

Acomodação BRL 800,00 – 1.700,00

Alimentação: BRL 800,00 – 1.300,00

Transporte (ônibus público): BRL 220,00 – 300,00

*1 USD = 4.1825 (Nov 2019)

Diferente de universidades no exterior, a maioria das universidades no Brasil não oferecem acomodação no campus. O Escritório Internacional da PUCPR ajuda os estudantes internacionais a encontrar uma acomodação adequada em Curitiba. Nossa rede de acomodação inclui apartamentos, albergues e casas de família.

*Como não sabe ainda o tempo de permanência, a sugestão é ficar em um hostel inicialmente.

Curitiba oferece muitas opções de transporte; os mais usuais são ônibus e táxis.

A PUCPR está perto do Aeroporto Internacional (Aeroporto Internacional Afonso Pena) e do centro, facilitando o acesso a muitos serviços, como restaurantes, shoppings, bancos, etc.

• Primeira opção: ônibus executivo

O ônibus executivo tem um caminho desenhado exclusivamente para atender os passageiros do aeroporto, com várias paradas pelo centro da cidade. Você pode pegar o ônibus executivo e descer no centro da cidade, mas este ônibus não passa perto da PUCPR. Preço R$ 13, 00 (aprox. USD 3,32).

• Segunda opção: Taxi

Do aeroporto para a PUCPR ou para o centro da cidade. Preço em torno de R$ 65,00 (aprox. USD 20,00)

Linhas de ônibus que passam perto da PUCPR: Aeroporto, Bom Retiro/PUC, CABRAL /Portão, Canal Belém, Interbairros I (Horário e anti-Horário), Interbairros V, Universidades (só aceita cartão transporte), Vila São Paulo. Você pode verificar os horários do ônibus e itinerários na https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus

A vacina contra a febre amarela é recomendada para todos os viajantes ao visitar os seguintes estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal (incluindo a capital de Brasília), Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e as áreas designadas dos seguintes estados: norte-oeste e oeste da Bahia, centro e oeste do Paraná, sudoeste do Piauí, noroeste e oeste, centro do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, e norte e oeste de São Paulo. A vacina é recomendada para os viajantes que visitam Foz do Iguaçu. Se desejar, você pode tomar a vacina contra a febre amarela em Curitiba, sem custos, através de um programa de vacinação organizada pela Prefeitura.

Diferente do que muitos pensam, nem todas as regiões do Brasil tem o clima tropical. Em Curitiba temos frio no inverno. Curitiba também é conhecida por seu clima variável. Sugerimos que sempre tenha um guarda-chuva à mão.