A pesquisa clínica é uma atividade médica voltada para a investigação de novos medicamentos, protocolos e dispositivos, que vem crescendo exponencialmente no Brasil. Visando atender à demanda crescente por parte da indústria farmacêutica, a PUCPR criou, em agosto de 2005, o Núcleo de Pesquisa Clínica do ICBS/PUCPR. Hoje, através do PUCTrials, a universidade atua na condução de estudos Fase II, III e IV.
Responsável pelo processo inicial de seleção, acompanhamento de Confidential Disclosure Agreement (CDA), feasibilities, análise de orçamento e acompanhamento de contrato.
Participam do estudo desde a submissão inicial e são responsáveis por supervisionar e/ou conduzir todos os procedimentos necessários. Cada protocolo conta com um coordenador principal como ponto focal de comunicação.
Responsável pela análise de orçamento e contrato junto ao coordenador administrativo, pelo acompanhamento de relatórios de pagamento e pela emissão de notas fiscais, tanto com o patrocinador/CRO quanto com os serviços de exames parceiros.
Auxilia os coordenadores em processos operacionais.
Responsável pela preparação do produto investigacional em estudos duplo-cego.
Equipe médica de diversas especialidades que atua no atendimento clínico e acompanhamento dos participantes de pesquisa.
Experiência em estudos de insuficiência cardíaca, cardiomiopatias genéticas, controle de dislipidemia, arritmias, anticoagulação, angina, controle de lipoproteína (a), prevenção primária e secundária de eventos cardíacos em pacientes de alto risco cardiovascular.
Atuação em estudos para pacientes com doença renal crônica (DRC) (dializados e não dializados), anemia secundária à DRC e causas genéticas de DRC.
Foco em estudos de doenças de grau moderado a severo, como psoríase, dermatite atópica e vitiligo.
Atuação com foco em Doença de Crohn e colite, expandindo para novas patologias, como fissura anal.
Experiência em estudos de doença pulmonar obstrutiva crônica.
Foco no estudo de pacientes com doença de Alzheimer.
Condução de estudos de protocolos de rotina da terapia intensiva, além de coleta de dados sobre infecções associadas a dispositivos.
Atuação em estudos com antimicrobianos e coadjuvantes para tratamento de infecções por bactérias resistentes.
A equipe do Centro de Pesquisa visa realizar todos os procedimentos de maneira ética. Por isso, mantemos uma relação próxima com o Comitê de Ética em Pesquisa da própria instituição. Ambas as partes mantêm o canal de comunicação sempre aberto para melhoria de processos, em busca da melhor condução das pesquisas, respeitando o consentimento, necessidades, expectativas e individualidade de todos os voluntários.