Núcleo de Prática em Psicologia

O Núcleo de Práticas em Psicologia (NPP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi criado em 1983, resultado da aglutinação de três serviços distintos que atendiam, até então, as necessidades de formação do profissional de Psicologia: o Gabinete de Psicologia, a Clínica de Psicologia e a Coordenação de Recursos em Psicologia Escolar – COOPERAR. Ao longo dos anos, o núcleo tem ampliado seus serviços com o objetivo de atender simultaneamente às exigências para a formação do psicólogo e às demandas da comunidade.

A seriedade e competência dos trabalhos realizados têm gerado propostas inovadoras de intervenção e pesquisa no campo da Psicologia. O Núcleo de Prática em Psicologia tem administrado um número cada vez maior de atendimentos à comunidade, prezando pela qualidade dos serviços prestados.

O atendimento é realizado por estudantes do 5º ano de graduação do curso de Psicologia, com supervisão sistemática de professores mestres e doutores da PUCPR. A clientela é encaminhada por escolas, outros serviços de saúde ou por demanda espontânea.

Proposta

O programa de prática em Psicologia contempla em seus objetivos a pesquisa e a extensão:

  • Atender às necessidades de formação dos estudantes da PUCPR, no que diz respeito aos estágios práticos supervisionados nos diferentes campos de aplicação da Psicologia.
  • Incentivar e promover cursos e programas de atualização para acadêmicos da PUCPR e para profissionais em geral.
  • Promover a integração do núcleo com a comunidade por meio da prestação de serviços nas diferentes modalidades no campo da Psicologia.
  • Estimular pesquisas na área da Psicologia, privilegiando a atitude investigativa no contato com a prática.
  • Promover o desenvolvimento dos conhecimentos e da atuação técnico-científica na área de Psicologia e no relacionamento com a fé cristã, bem como o aprimoramento da formação profissional dos estudantes da PUCPR.

 

Serviços

Psicoterapia Individual e em Grupo

A prática em psicoterapia surge a partir do questionamento e do sofrimento humano. Atualmente, essa prática tem tido seu campo de atuação ampliado, estendendo-se a intervenções que objetivam a manutenção de uma vida psíquica saudável e a prevenção de doenças psíquicas.

O profissional dessa área cria uma relação terapêutica com o paciente, sendo justamente no interior dessa relação que surgirão os elementos necessários para o autoquestionamento e a possibilidade de criação de novos vínculos e, consequentemente, novos comportamentos.

O atendimento é realizado semanalmente, e a população atendida é composta por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Orientação Profissional e de Carreira

Público-alvo

Pessoas que estão em dúvida em relação à sua escolha profissional, como estudantes das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio, vestibulandos, universitários e adultos com ou sem formação superior.

Pais, professores ou responsáveis por adolescentes, com desenvolvimento típico e atípico, envolvidos no processo de escolha profissional e inserção ou adaptação no mercado de trabalho.

Instituições que visam implementar ou aprimorar os serviços de desenvolvimento de carreira e projeto de vida oferecidos aos estudantes e colaboradores.

Serviços oferecidos

Os trabalhos podem ser conduzidos tanto de forma individual como em grupo, no Núcleo de Prática em Psicologia ou em instituições como escolas, universidades, empresas e ONGs que solicitem o serviço.

Atendimento individual: visa desenvolver de forma personalizada maior autonomia e maturidade para a escolha profissional.

Atendimento em grupo: pretende orientar grupos de pessoas na tomada de decisão com mais segurança, integrando planejamento de carreira e projeto de vida.

Palestras e oficinas: têm como objetivo informar sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento humano e de carreira, como autoconhecimento, informação sobre o mundo do trabalho, incluindo cursos e mercado de trabalho, construção do currículo e posicionamento em entrevista, estratégias de enfrentamento do estresse e ansiedade e diversas temáticas relacionadas.

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

É um serviço especializado no diagnóstico e na intervenção em crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem.

No processo, utilizam-se diferentes instrumentos e procedimentos técnicos para o reconhecimento das capacidades e limitações dos indivíduos, bem como os recursos para superação de suas dificuldades.

Psicoterapia Familiar

A terapia familiar é uma forma de intervenção que compreende a família em um contexto sociocultural, onde cada um dos seus componentes influencia e é influenciado por todos. O conjunto dessas influências forma os padrões de relação da família. As relações podem ser harmônicas e saudáveis, possibilitando que as famílias se desenvolvam em seu ciclo de vida. Ao contrário, podem ser conflituosas e desarmônicas, trazendo sofrimento e desesperança aos seus componentes. A cada novo ciclo de vida familiar (nascimentos, crescimentos, adoecimentos, separações e morte), os conflitos podem se tornar mais evidentes e difíceis de suportar. É nesses momentos críticos que se evidenciam as depressões, o estresse, a ansiedade, as agressões verbais e físicas, os abusos e violências e os problemas aparentemente insolúveis.

A terapia familiar, nesses momentos de crise, pode possibilitar às famílias a reorganização de seus vínculos, de suas redes relacionais com o mundo social e, principalmente, de sua forma de comunicação.

Consultoria em Psicologia Educacional

A Assessoria Educacional é um serviço especializado, prestado pelos estagiários de Psicologia, a instituições de ensino ou similares, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de dificuldades e implementação de ações que favoreçam o funcionamento da instituição como um todo.

A atuação da psicologia pode dar-se em diferentes níveis, desde o trabalho direto com os estudantes até o trabalho com a organização escolar, passando pelo atendimento aos professores e ambiente, sempre com o intuito de favorecer o processo ensino-aprendizagem.

Dentre as atividades realizadas estão:

  • Palestras (pais, professores e/ou estudantes)
  • Socialização
  • Estimulação e motivação
  • Programas de hábitos de estudo
  • Psicomotricidade
  • Atividades com grupos
  • Prontidão para a alfabetização
  • Informação profissional
  • Diagnóstico institucional
  • Prevenção do uso de drogas na escola

Consultoria em Psicologia Organizacional

Dentre os vários fatores que influenciam na sustentabilidade das empresas, o ser humano é, reconhecidamente, um fator que merece atenção. Sabe-se que o êxito ou o fracasso de um produto ou projeto está intimamente ligado às pessoas nele envolvidas.

A Psicologia Organizacional, no que se refere à administração de pessoas, trabalha no sentido do pleno aproveitamento dos recursos humanos de uma organização, dispondo-os para que ofereçam um maior rendimento organizacional (eficiência e produtividade) com o melhor nível de realização individual (satisfação pessoal e geral).

Recrutamento de Pessoas: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e adequados para ocupar cargos dentro da organização.

Seleção de Pessoal: processo de comparação entre duas variáveis: requisitos exigidos pelo cargo e características oferecidas pelos candidatos.

Desenho, Descrição e Análise de Cargos: processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização. São especificados os requisitos que o cargo impõe ao seu ocupante, seu conteúdo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.

Avaliação de Desempenho: é uma sistemática apreciação do desempenho das pessoas em função das atividades que elas desempenham, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Compensação (administração de salários): visa estabelecer e/ou manter as estruturas salariais equitativas e justas capazes de equilibrar interna e externamente a organização.

Plano de Benefícios Sociais: sistematizar e modernizar as vantagens integrantes da remuneração do pessoal, concedidas pela organização a título de pagamento adicional.

Higiene e Segurança do Trabalho: ajustar as condições ambientais de trabalho para que assegurem a saúde física, mental e o bem-estar do trabalhador. Articular um conjunto de medidas técnicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes instruindo e esclarecendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.

Qualidade de Vida no Trabalho: políticas que visam o equilíbrio dinâmico entre a saúde e a satisfação do trabalhador e os interesses da produtividade e da qualidade das organizações.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal: é o processo educacional que desenvolve competências técnicas e pessoais, buscando trabalhadores mais produtivos, criativos e inovadores.

Desenvolvimento Organizacional: melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional. É um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia da organização.

Sensibilização para a Responsabilidade Social: articular as políticas humanas, ambientais e mercadológicas da empresa para uma atuação cidadã. Sensibilizar o contingente humano da empresa para as questões sociais, trabalhando no sentido do envolvimento de todos e da estimulação ao voluntariado. Criar e participar de programas de incentivo ou projetos culturais e sociais.

Relações com o Cliente: a qualidade do atendimento ao cliente está intimamente ligada às pessoas que o exercem e é a vitrine da organização. Da busca da excelência na satisfação do cliente depende o crescimento e o desenvolvimento empresarial.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

.

Avaliação de Altas Habilidades

.

Programa Multidisciplinar de Promoção de Saúde

Envolve ações multidisciplinares de promoção de saúde e prevenção de doenças, através de mudanças no estilo de vida. Compreende diversas formas de atuação psicológica, conforme a demanda, como atendimento clínico individual, grupos terapêuticos, acompanhamento interdisciplinar com as áreas de medicina, nutrição e fisioterapia, orientação e aconselhamento profissional, entre outros. Os participantes desses programas podem ser beneficiados pelas mudanças comportamentais, aumento na adesão aos tratamentos, engajamento em atividades mais saudáveis, maior sensação de bem-estar e aumento na qualidade de vida.

Psicodiagnóstico

.

Preparação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

.

Contato