A Unidade de Pesquisa com Xenobióticos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (UPX-PUCPR) está situada no primeiro andar da Escola de Medicina e Ciências da Vida, Bloco 3 do campus Curitiba. A estrutura atende pesquisadores da universidade, bem como de outras instituições, em seus variados níveis de complexidade.
É um espaço destinado ao desenvolvimento de estudos e de inovação envolvendo Biotecnologia Microbiana e Bioprocessos, além de temas diversos como Virulência Microbiana, Fitoterapia e Fagoterapia.
Dispõe de laboratório equipado para condução de ensaios microbiológicos, bioquímicos e moleculares. Sua estrutura é composta de sala de estoque, sala de manipulação de microrganismos BSL1 e BSL2, sala de métodos analíticos (HPLC e GC/MS), sala de preparo/experimentação e um laboratório dedicado aos bioprocessos que envolvam fermentações submersas (SmF) e em estado sólido (SSF) com microrganismos BSL1.
O ambiente é frequentado por professores-pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, estudantes de especialização e de graduação (iniciação científica ou tecnológica), além de técnicos oriundos de diversas áreas.
A UPX-PUCPR é cadastrada na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI.
Prof. Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa
[email protected]
Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa é farmacêutico (Universidade Metodista de Piracicaba, 1990), especialista em Biotecnologia (Universidade Estadual de Maringá), mestre e doutor (Universidade Estadual de Campinas; 1997, 2000), com estágio pós-doutoral na University of Hong Kong (2007) e na Newcastle University (2017). É Professor-Titular de Microbiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professor adjunto honorário da Faculty of Dentistry da University of Hong Kong (2007) e professor-visitante na Newcastle University. É líder do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. Seus interesses em pesquisa se concentram em Biotecnologia Microbiana e Bioprocessos. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos.
Prof. Luiz Fernando Bianchini
[email protected]
Luiz Fernando Bianchini possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Microbiologia, atuando principalmente nos temas biorreatores, biotransformação e produção de biomassa.