A PUCPR, em parceria com o conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), elaborou o Programa de Inteligência Analítica em Contabilidade, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos profissionais da área Contábil, capacitando-os para o uso estratégico da inteligência analítica frente as inovações das tecnologias de informação e abundância de dados no mundo atual. Nesta perspectiva, o profissional contábil poderá ser capaz de transformar dados em informações úteis para os negócios contábeis, facilitando o gerenciamento e mantendo-os interconectados.
Público Alvo:
Profissionais que atuam de forma direta ou indireta na área Contábil, graduados e não graduados.
As estratégias didáticas previstas para o Programa privilegiam uma sólida base conceitual, associada a um modelo de metodologias ativas que permitem a experimentação prática, valorizando tanto a experiência dos participantes quanto a oferta de uma aprendizagem de alto nível alinhada às exigências do mercado.
Para o programa proposto o desenho metodológico está subdividido em duas fases:
Sara Hokai e Caio Augusto Camargo da Silva
O estudante compreenderá quais são as características do perfil inovador e como propor soluções, utilizando ferramentas e metodologias ágeis.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de aplicar metodologia ágil para propor soluções no ambiente contábil.
Temas de Estudo
O estudante realizará análises de tendências tecnológicas, estruturas e sistemas digitais, bem como, suas funcionalidades na organização.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de avaliar requisitos para a adoção de sistemas digitais financeiros e contábeis.
Temas de Estudo
O estudante compreenderá as etapas para construção de algoritmo, bem como, as estruturas relacionadas a programação computacional.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de relacionar problemas organizacionais por meio de linguagem de programação.
Temas de Estudo
Os estudantes empregarão ferramentas computacionais na exploração, representação e análise de dados amostrais em micro e macroambientes.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de transformar dados amostrais em informações estatísticas que subsidiem tomada de decisão, com vistas a geração de valor para as organizações e sociedade.
Temas de Estudo
Eduardo Kugler Viegas
O estudante utilizará ferramentas de frameworks para mobilização de grandes massas de dados, transformando dados brutos em informações úteis para o planejamento organizacional
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de transformar dados não estruturados em informações relevantes ao contexto organizacional.
Temas de Estudo
Cristina Verçosa Perez Barrios de Souza
Os estudantes utilizarão tecnologias para extração, estruturação e consolidação de informações organizacionais, construindo dashboards para suporte a tomada de decisão.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de gerar informações e construir conhecimento relevante para as organizações.
Temas de Estudo
Os estudantes utilizarão técnicas de machine learning da AI, aplicadas a identificação de problemas e classificação contábil/fiscal.
Resultado de Aprendizagem esperado
Ao final do módulo o estudante será capaz de propor técnicas de machine learning para otimização das operações contábeis
Temas de Estudo
Para este Programa, ficou definido como Coordenadores a Professora Luci Michelon Lohmann e o Professor Paulo Sergio Miguel. Na sequência apresentam-se seus respectivos currículos resumidos.
Bacharel em Ciências Contábeis pela FAE/PR, Especialista em Gestão de Negócios Pela UFPR e Mestre em Engenharia de Produção e sistemas pela PUCPR. É professora na graduação de Ciências Contábeis, Pós-Graduação e atua também, no Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Negócios da PUCPR. Atuou em diversas empresas industriais e comerciais, possuindo vasta experiência profissional nas áreas: Contábil, Tributária, Custos e Financeira.
Mestre em Educação pela PUCPR (2008) – Linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Pós-Graduado em Gestão Universitária PUCPR (2016). Pós-Graduado em Auditoria e Contabilidade Gerencial – FAE (1999). Graduado em Ciências Contábeis – FAE (1994). Professor Integrante do Núcleo de Excelência Pedagógica da PUCPR (Escola de Negócios/NEP). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Auditoria e Perícia (PUCPR). Professor da Pós-Graduação em Auditoria e Perícia (PUCPR) (2004). Professor da Pós-Graduação em Controladoria e Finanças (PUCPR) (2007). Professor da Pós-Graduação em Marketing (PUCPR) (2007). Professor de Pós-Graduação de diversos cursos da (UnC/SC). Professor Adjunto do curso de Ciências Contábeis (PUC/PR) (2002) – das disciplinas: Auditoria, Contabilidade Fundamental, Custos, Gestão Tributária, Perícia e Ciências Atuariais. Ex-Professor da Faculdades Santa Cruz (PR) 2001. Ex-Professor da FAESP (PR) (1995-2001). Ex-Coordenador do curso de Ciências Contábeis (2008). Palestrante. Profissional Autônomo nas áreas: Financeira, Custos, Contábil e Perícia. Auditor Independente.
Horário das aulas: 8h às 12h
Carga Horária: 72 horas (um módulo ao mês)
Investimento: 7 parcelas de R$ 780,00 no cartão ou boleto
** Desconto de 20% para os profissionais registrados no Conselho.
Prof. Luci Michelon
Telefone: (41) 99104 4159
Prof. Paulo Miguel
Telefone: (41) 99129 1356
*** PUCPR e CRCPR como idealizadores.
*** Apoiadores: