Sobre a Escola

Quem decide estudar Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Marketing na Escola de Negócios da PUCPR encontra o ambiente propício para desenvolver as seguintes competências:

  • Investigação Sistemática: Analisar fenômenos organizacionais e socioeconômicos numa perspectiva sistemática e estruturada, sob supervisão técnica, valendo-se de metodologias e ferramentas tecnológicas próprias de investigação nas áreas de negócios e afins, em situações profissionais e acadêmicas, com honestidade, senso crítico e de forma cooperativa.
  • Atuação Sistêmica: Propor soluções organizacionais e socioeconômicas a partir de análise abrangente de cenários, considerando as melhores práticas nacionais e internacionais, planejando, avaliando impactos sistêmicos e buscando sinergias, com autonomia e atitude cooperativa.
  • Inovação e Empreendedorismo: desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios das organizações e da sociedade, planejando ações, assumindo riscos calculados e monitorando resultados, com persistência diante de dificuldades e flexibilidade frente a imprevistos.
  • Liderança Transformacional: engajar pessoas, gerenciar conflitos, desenvolver e valorizar indivíduos, por meio do exemplo pessoal e de relações interpessoais, de forma colaborativa e com responsabilidade social.


Essas diretrizes ficam claras na missão da Escola de Negócios da PUCPR, inspirada na missão do Grupo Marista, na missão da PUCPR e nos valores e princípios institucionais:

Desenvolver líderes empreendedores com visão estratégica e produzir conhecimentos relevantes que contribuam de forma sustentável para a transformação das organizações e da sociedade.

Na Escola de Negócios da PUCPR o estudante encontra o respaldo de professores formados nas melhores escolas de negócios do mundo. Em um ambiente multicultural composto por estudantes de diversas nacionalidades, o aprendizado acontece com o suporte de uma completa infraestrutura e inclui atividades além da sala de aula para formação profissional.

O relacionamento próximo com empresas para desenvolvimento de projetos e inserção no mercado de trabalho é um grande diferencial da EN/PUCPR.

Ser internacional também faz parte do DNA da Escola. Por isso, estão na PUCPR intercambistas de diversos países, além disso são mais de 10 disciplinas oferecidas em inglês a cada semestre, oportunidades de intercâmbio nas principais cidades do mundo e a possibilidade de dupla diplomação para os cursos de Administração, Economia e Marketing.

A Escola de Negócios busca:

  • Formar profissionais e líderes por meio da realização de projetos e pesquisas com padrões de excelência em nível nacional e internacional.
  • Exercitar o pensamento crítico, transformador e realizador.
  • Contribuir para a criação de competências alinhadas aos desenvolvimentos pessoal, profissional, social e econômico.

A Escola de Negócios da PUCPR reúne cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs), educação executiva, serviços in company e núcleos especiais.

Desde a sua fundação, a Escola formou mais de dez mil profissionais e seu corpo docente conta com professores pesquisadores e professores com experiência profissional, com formação nas melhores escolas de negócios do mundo e reconhecida experiência profissional em suas áreas de atuação.

Atuação na Sociedade

A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), inspirada nas missões do Grupo Marista, da PUCPR e nos valores e princípios Institucionais, tem como missão desenvolver líderes empreendedores com visão estratégica e produzir conhecimentos relevantes, que contribuam de forma sustentável para a transformação das organizações e da sociedade. Sua visão é ser referência nacional no desenvolvimento de gestores e pesquisadores e respeitada internacionalmente na área de negócios.

Entrega na Sociedade

  • Líderes empreendedores: Líderes focados em criar valor para a sociedade por meio da identificação de desafios nas organizações e na sociedade e da implementação de soluções sustentáveis.
  • Visão estratégica: Agir de maneira consciente e sustentável, demonstrando compreensão dos contextos interno e externo das organizações, com a finalidade de sintonizá-las com os seus principais desafios e conduzindo-as para a realização do futuro desejado.
  • Conhecimentos relevantes: Conhecimento relacionado com a área de negócios, significativo pela contribuição à ciência e à melhoria das organizações e da sociedade. Conseguido, por meio da pesquisa, romper os limites das fronteiras estabelecidas entre as várias áreas de conhecimento.

Benefícios Gerados para a Sociedade

  • Transformação das organizações: Mudar a maneira como as empresas atuam, aprimorando o estilo e a forma de serem conduzidas, estabelecendo compromisso com a tomada de decisão ética e com a busca pelo desenvolvimento social, criando valor para estas empresas e para sociedade por meio de atividades econômicas, fornecendo respostas criativas e eficazes aos desafios da realidade.
  • Transformação da sociedade: Tendo a sociedade como seu princípio e sua referência normativa e valorativa, estabelecer vínculos de cooperação e comprometimento que tendem a ser duradouros e transformadores em relação à vida, dignidade, condição e direito de todos. Promovendo valores e práticas que visam o desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna.
  • Sustentável: Enfatiza a relação entre a ação e o fenômeno da vida em sua totalidade, integrando as questões sociais, econômicas e ambientais. O agir com consciência das responsabilidades em seu local de trabalho, para si, para os outros e para o mundo, o que gera respeito à vida e à sociedade de modo pleno.
  • Bem-estar econômico e social
    • Equilíbrio nas decisões sobre a alocação de recursos em função das necessidades e interesses diversos, objetivando a melhoria geral na sociedade.
    • Bem-estar econômico de um indivíduo ou de uma comunidade determinado pela capacidade de acesso a bens, serviços e oportunidades econômicas, além da criação de reserva de riqueza para suprir a seguridade econômica futura.
    • O bem-estar social envolve a segurança individual e coletiva, a boa condição fisiológica, ecológica e sociocultural, liberdade, justiça social e preservação da identidade.

A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem como uma de suas principais premissas a busca pelo ensino de alta qualidade. Para alcançar este propósito, existe uma preocupação e atenção especial à infraestrutura adequadas para estudantes, professores e colaboradores para as aulas, pesquisas e atividades administrativas.

Laboratório de Práticas em Gestão

O Laboratório de Práticas em Gestão está vinculado ao Núcleo de Gestão da Escola de Negócios (Escritório Modelo) e contribui para a formação integral dos estudantes à medida que possibilita desafios que permitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Saiba Mais

As atividades de pesquisa e inovação da Escola de Negócios são desenvolvidas nas seguintes frentes de realização:

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: PPAD; PPGCOOP; PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Núcleos Acadêmicos.

Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD

O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD, da Escola de Negócios da PUCPR, com os Cursos de Mestrado e Doutorado, vem, desde o ano de 2000, promovendo a formação de Docentes e pesquisadores com o mais alto nível de excelência. Recomendado com Conceito 5 pela CAPES, o Programa consolida-se como um dos melhores na Área de Administração no país.

Saiba Mais

English Semester at Business School

The official language on third floor of Business School, at PUCPR, is not Portuguese. Walking around, you hear people speaking in English. This is the place where the “English Semester” happens. Currently, about 52 foreign students from nine countries take part in the program that gives an opportunity to attend many courses offered in English at PUCPR.

Saiba Mais