Infraestrutura

A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem como uma de suas principais premissas a busca pelo ensino de alta qualidade. Para alcançar este propósito, existe uma preocupação e atenção especial à infraestrutura adequadas para estudantes, professores e colaboradores para as aulas, pesquisas e atividades administrativas.

A Escola também conta com áreas de estudos distribuídas pelo prédio, que proporcionam aos estudantes um ambiente mais confortável e tranquilo com o intuito de estimular o aprendizado. Além disso, existe um quiosque destinado a impressão de documentos para estudantes e professores e um espaço de alimentação.

Os Estúdios de Economias e Finanças da Escola de Negócios da PUCPR são uma parceria com a PHI Investimentos e o Banco Bradesco. Lançado oficialmente em outubro de 2018, os dois estúdios ficam localizados no hall do Bloco Laranja e foram pensados para produzir, promover e disseminar conhecimentos econômicos, financeiros e mercadológicos para a transformação econômica e social, apoiado na construção dos saberes, em especial do saber-ser.

Os ambientes terão como objetivo trazer a realidade da área de negócios para a sala de aula e se transformar em laboratórios de ideias com expertise em Economia Aplicada e Finanças para desenvolver e apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Negócios e da Universidade. Ambos serão segmentados por estilo de atividade: Economia Aplicada; Finanças Comportamentais e Educação Financeira.

O Laboratório de Práticas em Gestão está vinculado ao Núcleo de Gestão da Escola de Negócios (Escritório Modelo) e contribui para a formação integral dos estudantes à medida que possibilita desafios que permitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, permite a prospecção de oportunidades de desenvolvimento de projetos que representem problemas reais de empresas, organizações não governamentais com ou sem fins lucrativos, fortalecendo a relação da Escola com o mundo dos negócios, com a sociedade e com as demais Escolas da Universidade.

A oferta de produtos e serviços profissionais no portfólio do Laboratório, ajuda a contribuir, por meio da prestação de serviços para sociedade, com um espaço de aprendizado e desenvolvimento eficiente e eficaz para os estudantes participantes e docentes envolvidos.

Possibilitar aos estudantes um ambiente favorável para desenvolver competências por meio da vivência prática, a partir da prestação de serviços e da atribuição de papéis em equipes de projetos especializados nas diferentes áreas de negócios, com ênfase nas organizações com ou sem fins lucrativos, nas demandas sociais de instituições com poucos recursos e nas demandas internas da Universidade.

O Núcleo de Práticas da Escola de Negócios oferta três modalidades de prestação de serviços:

  • Treinamento e Desenvolvimento: Capacitar o cliente por meio do desenvolvimento de competências nas diferentes áreas de negócios, que permitem desenvolver conhecimentos por meio de conceitos e ferramentas; habilidades, por meio da orientação e acompanhamento na execução das atividades demandadas; e atitudes, que inclui comportamentos relacionados à iniciativa, pró-atividade e criatividade, que caracterizam o perfil do profissional empreendedor.
  • Consultoria/intervenção: A consultoria ocorre por meio da oferta de produtos/serviços previstos no Portfólio do Núcleo. As equipes de projeto são lideradas por um professor orientador com tempo parcial ou integral indicado pelo Decano da Escola de Negócios ou coordenadores de curso e as equipes de trabalho são definidas por projetos, com papéis e funções alocadas a partir das competências dos estudantes envolvidos no escritório modelo.
  • Diagnóstico e resolução de problemas: Atingir 100% dos estudantes da Escola de Negócios. O sucesso dessa modalidade depende da capacidade da Escola de Negócios na prospecção de empresas parceiras dispostas em compartilhar situações-problemas, que são analisadas pelos estudantes com possibilidade de intervenção por meio de sugestões de plano de ações. Além disso, é necessária a construção de uma proposta de trabalho em conjunto entre professores das disciplinas e professores vinculados ao Núcleo de Práticas. Sugere-se que todos os estudantes do 7º. período participem dessa atividade, podendo ser considerada uma atividade complementar programada ou um Projeto Integrador comum à Escola de Negócios.

Quanto à definição dos tipos de produtos, as áreas propostas estão alinhadas com o modelo da Escola de Negócios, contemplando todos os Núcleos existentes. Embora o núcleo tenha um portfólio previamente estabelecido, os tipos de produtos podem ser complementados à medida que novas demandas de mercado sejam identificadas pelas equipes dos projetos.

 

Os preços dos serviços serão definidos levando em consideração os seguintes critérios:

  • Tamanho da empresa
  • Experiência do núcleo
  • Complexidade e área da demanda
  • Número de estudantes e professores envolvidos
  • Tempo de dedicação no projeto
  • Nível da demanda, como: estratégico, tático (funcional) ou operacional.

 

Localizado na Escola de Negócios da PUCPR, a estrutura do Laboratório de Práticas em Gestão foi desenvolvida com base no ambiente conceito, para fins ilustrativos:

02 Infraestrutura _ Escola Negócios _ Arranjo Físico

A proposta do layout fundamenta-se no conceito de espaço idealizado, bem como na premissa da sala de aula do século 21, que visa dois pontos centrais: acesso à tecnologia e arquitetura centrada no estudante.

Quanto à tecnologia, os estudantes têm acesso a um projeto de multimídia e computadores interligados com todos os softwares necessários para análises e inferências; e tablets para pesquisa de campo e impressora multifuncional para impressão de relatórios. Para cada estação de trabalho, os estudantes terão um quadro branco para refletir sobre seus projetos de maneira visual e participativa, numa relação estudante-estudante, com apoio de um professor orientador.

Como o objetivo principal do laboratório é criar um ambiente favorável ao aprendizado por meio da prática, o layout proposto permite a descentralização da sala de aula, de modo que os estudantes assumam papéis em estações de trabalho distribuídas em times por projetos. Esse modelo permitirá o desenvolvimento de competências relacionadas a trabalho em equipe, tomada de decisões e comunicação de forma inovadora e criativa para resolver problemas com apoio de novas mídias e tecnologia e, principalmente, com apoio conceitual e teórico proporcionado pelo aprendizado em sala de aula.

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