A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem como uma de suas principais premissas a busca pelo ensino de alta qualidade. Para alcançar este propósito, existe uma preocupação e atenção especial à infraestrutura adequadas para estudantes, professores e colaboradores para as aulas, pesquisas e atividades administrativas.
A Escola também conta com áreas de estudos distribuídas pelo prédio, que proporcionam aos estudantes um ambiente mais confortável e tranquilo com o intuito de estimular o aprendizado. Além disso, existe um quiosque destinado a impressão de documentos para estudantes e professores e um espaço de alimentação.
Os Estúdios de Economias e Finanças da Escola de Negócios da PUCPR são uma parceria com a PHI Investimentos e o Banco Bradesco. Lançado oficialmente em outubro de 2018, os dois estúdios ficam localizados no hall do Bloco Laranja e foram pensados para produzir, promover e disseminar conhecimentos econômicos, financeiros e mercadológicos para a transformação econômica e social, apoiado na construção dos saberes, em especial do saber-ser.
Os ambientes terão como objetivo trazer a realidade da área de negócios para a sala de aula e se transformar em laboratórios de ideias com expertise em Economia Aplicada e Finanças para desenvolver e apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Negócios e da Universidade. Ambos serão segmentados por estilo de atividade: Economia Aplicada; Finanças Comportamentais e Educação Financeira.
O Laboratório de Práticas em Gestão está vinculado ao Núcleo de Gestão da Escola de Negócios (Escritório Modelo) e contribui para a formação integral dos estudantes à medida que possibilita desafios que permitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, permite a prospecção de oportunidades de desenvolvimento de projetos que representem problemas reais de empresas, organizações não governamentais com ou sem fins lucrativos, fortalecendo a relação da Escola com o mundo dos negócios, com a sociedade e com as demais Escolas da Universidade.
A oferta de produtos e serviços profissionais no portfólio do Laboratório, ajuda a contribuir, por meio da prestação de serviços para sociedade, com um espaço de aprendizado e desenvolvimento eficiente e eficaz para os estudantes participantes e docentes envolvidos.
Possibilitar aos estudantes um ambiente favorável para desenvolver competências por meio da vivência prática, a partir da prestação de serviços e da atribuição de papéis em equipes de projetos especializados nas diferentes áreas de negócios, com ênfase nas organizações com ou sem fins lucrativos, nas demandas sociais de instituições com poucos recursos e nas demandas internas da Universidade.
O Núcleo de Práticas da Escola de Negócios oferta três modalidades de prestação de serviços:
Quanto à definição dos tipos de produtos, as áreas propostas estão alinhadas com o modelo da Escola de Negócios, contemplando todos os Núcleos existentes. Embora o núcleo tenha um portfólio previamente estabelecido, os tipos de produtos podem ser complementados à medida que novas demandas de mercado sejam identificadas pelas equipes dos projetos.
Os preços dos serviços serão definidos levando em consideração os seguintes critérios:
Localizado na Escola de Negócios da PUCPR, a estrutura do Laboratório de Práticas em Gestão foi desenvolvida com base no ambiente conceito, para fins ilustrativos:
A proposta do layout fundamenta-se no conceito de espaço idealizado, bem como na premissa da sala de aula do século 21, que visa dois pontos centrais: acesso à tecnologia e arquitetura centrada no estudante.
Quanto à tecnologia, os estudantes têm acesso a um projeto de multimídia e computadores interligados com todos os softwares necessários para análises e inferências; e tablets para pesquisa de campo e impressora multifuncional para impressão de relatórios. Para cada estação de trabalho, os estudantes terão um quadro branco para refletir sobre seus projetos de maneira visual e participativa, numa relação estudante-estudante, com apoio de um professor orientador.
Como o objetivo principal do laboratório é criar um ambiente favorável ao aprendizado por meio da prática, o layout proposto permite a descentralização da sala de aula, de modo que os estudantes assumam papéis em estações de trabalho distribuídas em times por projetos. Esse modelo permitirá o desenvolvimento de competências relacionadas a trabalho em equipe, tomada de decisões e comunicação de forma inovadora e criativa para resolver problemas com apoio de novas mídias e tecnologia e, principalmente, com apoio conceitual e teórico proporcionado pelo aprendizado em sala de aula.