Professor da PUCPR participa de audiência pública sobre Proteção de Dados em Brasília
Audiência pública discutiu sobre a Proteção da Privacidade do Cidadão
Na última terça-feira (18), o professor da PUCPR, Altair Olivo Santin, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIA), participou de audiência pública na câmara dos deputados, em Brasília, para debater sobre a Proteção da Privacidade do Cidadão, em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Comissão de Defesa do consumidor (DECOM) abordou sobre a segurança e privacidade de empresas e usuários. Santin ressaltou a necessidade de formação de profissionais da área de segurança da informação por meio de cursos de graduação, pois estima-se uma falta global de 1.8 milhões de profissionais na área de segurança em 2022. Outra iniciativa é a capacitação de professores do ensino fundamental e médio. “Precisamos ensinar sobre segurança e privacidade aos jovens no sentido de termos futuros cidadãos mais conscientes desta necessidade”.
Além de ensinar os jovens sobre segurança digital é fundamental ter campanhas de esclarecimento para o público tecnologicamente vulnerável: os idosos. “É fundamental orientar sobre a segurança e privacidade quando os idosos usam aplicativos de celulares e programas de computador para que não se tornem vítimas fáceis de golpes”, alerta.
Santin, que também é coordenador da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg), ressaltou o desenvolvimento do Referencial Curricular do curso de CiberSegurança na da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), passo necessário para que o curso de bacharelado em CiberSegurança seja reconhecido pelo Ministério da Educação.