Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 01 jul 2024

Maior evento de moda gratuito do Brasil: Estudantes de Design da PUCPR brilham no Boqueirão Fashion 2024

Três estudantes do Design da PUCPR foram destaques no maior evento de moda gratuito do Brasil que teve a presença de quase 5 mil pessoas durante seus cinco dias

Autor: José Fernando Ogura/SMCS

O Boqueirão Fashion 2024 – Semana da Moda de Curitiba se consolidou como o maior evento gratuito de moda e estilo do Brasil, quebrando recordes de público e oferecendo uma programação diversificada durante seus cinco dias, de 10 a 14 de junho. Aproximadamente 5 mil pessoas passaram pela Rua da Cidadania Boqueirão, para participar de desfiles de moda, casting de modelos, oficinas e exposições culturais.

Entre os destaques do evento, três estudantes de Design da PUCPR foram reconhecidas por suas criações inovadoras, inspiradas nos ritos, mitos e lendas de Curitiba, como parte do programa Residência Criativa.

Talento e criatividade dos estudantes da PUCPR

Três estudantes de Design, Maria Amélia Broda, Karlay Monteiro e Haisllyn Grellmann, apresentaram peças exclusivas que impressionaram pela originalidade e sofisticação. “Participar da residência criativa do Boqueirão Fashion foi uma experiência bastante gratificante. A gente teve quatro encontros, cada um focando em uma etapa do processo criativo.”, destacou Maria Amélia Broda.

Maria Amélia se inspirou no Bosque Alemão. O primeiro look representava as extremidades do bosque, com o Oratório de Bach e a fachada da Casa Mila, retratando a realidade. Já o segundo look se voltava a parte central do bosque, com a trilha de João e Maria e a Casa da Bruxa, refletindo a fantasia e contos de fadas. “Na minha infância, andar por essas partes diferentes do bosque me fazia sentir que eu estava viajando entre mundos diferentes. Eu quis passar essa sensação com os meus looks, por isso eu usei paletas de cor bastante diferentes”.

Autor: José Fernando Ogura/SMCS

Karlay Monteiro, enfatizou a importância da experiência para seu desenvolvimento criativo: ” Comecei a produção dos meus looks para o Boqueirão Fashion na Residência Criativa, onde tivemos a mentoria do Vinicius Shane. Ele nos desafiou a pensar de forma criativa sobre como deveríamos seguir”. Os dois looks criados representam a injustiça vivida por Maria Bueno, figura curitibana escolhida para ser retratada, e a resistência das mulheres que não querem seguir o que a sociedade impõe. O primeiro vestido, em cetim, contou uma história de delicadeza e força, enquanto celebrava a feminilidade, mostrando que até nas adversidades a graça pode florescer. No segundo vestido, com um tecido metálico futurista, trouxe a visão de uma guerreira moderna, que refletia poder e independência, homenageando aquelas que desafiam as normas com determinação inabalável. “Unidos pelo vermelho intenso, esses vestidos representavam mais do que moda; eles contavam uma história de luta, paixão e transformação”, relatou.

Autor: José Fernando Ogura/SMCS

Haisllyn Grellmann também ressaltou o impacto positivo no seu desenvolvimento pessoal: “Quanto à residência criativa, foi uma experiência essencial para meu crescimento pessoal”. Com o título metafórico ‘Por onde correm as águas?’, suas criações tiveram como referência a escultura “Água pro morro”, de Erbo Stenzel, localizada na Praça Prefeito José Borges de Macedo. Porém a principal inspiração para ser representada foi Emerenciana Cardoso Neves, uma artista curitibana não reconhecida, com o intuito de questionar os caminhos que levam à história. “Desse modo, criei roupas fluídas para representar a correnteza da história junto a algo rígido, simbolizado pelo balde que Emerenciana carregava.”

Autor: José Fernando Ogura/SMCS

Além de promover a moda e o estilo, o Boqueirão Fashion 2024 ofereceu uma plataforma para novos talentos, incluindo modelos, produtores e estilistas, explorarem os bastidores e operações de grandes eventos. Além de proporcionar uma experiência única para os estudantes de Design que puderam aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto real.