Destaque

Destaque - 17 set 2020

5 fatos sobre psicoterapia para esclarecer suas dúvidas sobre a prática

Entenda como funcionam as sessões de psicoterapia e conheça o atendimento oferecido pela PUCPR

psicoterapia, tipos de terapias, psicólogo online

A psicoterapia é um atendimento realizado por profissionais da Psicologia que pode contribuir para uma boa qualidade de vida. Além de auxiliar no tratamento de questões como ansiedade e depressão, a psicoterapia também promove o autoconhecimento e ajuda a melhorar o relacionamento interpessoal. Mas como exatamente funciona essa prática? Entenda!

1 – Existem diferentes tipos de terapias

Nem todas as terapias existentes são realizadas por psicólogos. As chamadas “terapias alternativas”, como reiki e aromaterapia, por exemplo, não tem relação com a Psicologia e não são regulamentadas por seus conselhos regionais. Já a psiquiatria, é uma área ligada à Medicina. A psicanálise, por sua vez, é um método que pode ser aplicado na prática clínica da Psicologia, mas não é utilizada apenas por psicólogos, pois também pode ser estudada por profissionais de outras áreas. É a chamada “psicoterapia” que é realizada exclusivamente por profissionais graduados em Psicologia.

2 – Tudo que é tratado durante as sessões é sigiloso

Esse é um dos princípios fundamentais do código de ética dos psicólogos: o sigilo de todas as informações tratadas nas sessões de psicoterapia. Para garantirem que isso se cumpra durante o isolamento social mesmo com as sessões online, os psicólogos estão contando com o apoio da tecnologia e reinventando métodos. Alguns pacientes chegam a realizar o atendimento dentro dos próprios carros para garantir maior privacidade do que em casa.

3 – A procura por atendimentos aumentou durante a pandemia

A OMS já emitiu alertas sobre os grandes impactos que a pandemia vem causando na saúde mental da população – seja pelo isolamento social, pela crise ou medo. As consequências aparecem em números: nos últimos 12 meses, as buscas por “psicólogo online” no Google mais que duplicaram. Desde março deste ano, quando a pandemia do coronavírus atingiu o Brasil, o Conselho Federal de Psicologia recebeu mais de 50 mil pedidos de atendimento psicológico virtual – um novo recorde de registros.

4 – É possível realizar psicoterapia online

Também por causa da pandemia, os profissionais psicólogos precisaram incorporar a tecnologia aos seus atendimentos, já que o isolamento social pede meios alternativos ao encontro presencial. Para realização de sessões, tornou-se comum a utilização de aplicativos de reunião ou chats online. A presença desses profissionais nas redes sociais, para divulgação do trabalho, também se tornou mais comum, pela relação cada vez mais estreita entre psicólogos e a tecnologia da informação.

5 – A PUCPR está oferecendo tratamento gratuito à comunidade

Para colaborar com a saúde mental da população nesse período, o Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR está com vagas abertas para psicoterapia. Os atendimentos psicoterapêuticos ocorrerão uma vez por semana, com duração de 50 minutos, inicialmente de forma presencial e, depois, no modelo remoto. Para participar é necessário se inscrever pelo telefone (41) 3271-2428. A psicoterapia é executada por estudantes do último período do curso de Psicologia, sempre supervisionados por um professor responsável.