Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 29 jul 2024

Docentes e discentes do PPGF viajam para missão de pesquisa na Europa

Na semana do dia 21 de julho, 4 estudantes e 2 professores do PPGF realizam uma missão de pesquisa em três países da Europa, onde participarão de diferentes atividades de pesquisa.

A viagem começa em Konstanz, na Alemanha, onde o grupo visitará os Arquivos Hans Jonas, que conta com inúmeros documentos, anotações de aula, fotografias, livros e textos inéditos do filósofo alemão. Segundo o professor Jelson Oliveira, que coordena a Cátedra Hans Jonas da PUCPR (criada em 2020) e o Centro Hans Brasil, a visita aos arquivos tem um valor simbólico muito importante: “quando temos acesso a esses textos, muitos deles escritos de próprio punho por Hans Jonas, podemos compreender melhor o contexto que deu origem à sua filosofia e, além disso, podemos ler textos inéditos que qualificam as pesquisas realizadas em nossa universidade”.

É o mesmo que afirma Thiago Vasconcelos, pós-doutorando do PPGF, cuja viagem faz parte do projeto “Dos direitos humanos aos direitos da natureza: as contribuições de Hans Jonas para a responsabilidade ecológica”, aprovado no Programa institucional de apoio à fixação de jovens doutores, junto à Fundação Araucária e CNPq. Para Thiago, “o acesso a esses documentos é parte do esforço que fazemos de qualificar nossa pesquisa e trazer para o Brasil elementos novos sobre a filosofia de Hans Jonas”. Sara Francine, por sua vez, chama atenção para o fato de que essa viagem confirma a vanguarda que faz da PUCPR uma das principais referências internacionais nas pesquisas sobre a obra do filósofo alemão.

De lá, o grupo segue para Évora, em Portugal, onde participará do V Colóquio Luso-Brasileiro de Ética e Filosofia Política, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e pelo PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura, na Universidade de Évora, com apoio do Centro Hans Jonas Brasil e da FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia) de Portugal.

O evento desse ano tem como tema “Caminhos da Justiça – diálogos contemporâneos”. Segundo Grégori de Souza, um dos organizadores do evento e doutorando em cotutela entre a PUCPR e a Universidade de Coimbra, “esse Congresso, que já está se tornando tradicional, visa consolidar a parceria entre os centros de pesquisa e os pesquisadores envolvidos na reflexão sobre ética e política”. Giovanni Tremea, que faz parte da delegação, afirma ainda que se sente “honrado por apresentar um trabalho nesse evento pela segunda vez, agora na prestigiosa universidade de Évora”.

O último compromisso do grupo é em Roma, onde os estudantes e professores participação do Congresso Mundial de Filosofia, que será realizado entre os dias 1 e 8 de agosto, com participação de milhares de pesquisadores de dezenas de países. Lucas Miguel Bugaslki, que apresentará dois trabalhos no evento, destaca a importância de sua participação afirmando que “é uma oportunidade única para que possamos encontrar pesquisadores e pesquisadoras que são nossas referências de leitura e estudo”. O prof. Leo Peruzzo Jr. destaca a importância do evento para o PPGF: “trata-se do maior evento mundial da área de Filosofia e uma oportunidade única para debatermos as nossas pesquisas com pesquisadores/as de diferentes países.” O evento tem grande impacto, portanto, na área de internacionalização do PPGF. “Com essa delegação, a PUCPR estará muito bem representada”, conclui.