Professor da Palestina participa de evento online da PUCPR sobre a história dos cristãos no Oriente Médio
“A política da perseguição: Cristãos do Oriente Médio numa Era de Império” será gratuito e aberto ao público
Desde os tempos bíblicos, a região do Oriente Médio é disputada por vários povos, estados e grupos. A cidade de Jerusalém é importante para três religiões mundiais: judaísmo, cristianismo e islã. Apesar de pregarem a paz, essas também promovem o conflito, que tem outros fatores políticos, militares e econômicos decisivos. Na contemporaneidade, estão sendo atingidos pelo conflito o povo palestino e também cristãos católicos, ortodoxos e protestantes. Na palestra “A política da perseguição: Cristãos do Oriente Médio numa Era de Império”, que ocorre no dia 1º de outubro às 10h, será discutido o retrato ocidental desses povos, assim como sua força e resiliência diante do conflito.
Quem ministra a palestra é o professor e doutor Mitri Raheb, pastor luterano e reitor fundador da Universidade de Dar al Kalima (“casa da palavra”) em Belém, Palestina. Ele é ativista pela paz, autor de mais de 40 livros e ganhador de muitos prêmios, entre eles o prêmio Olaf Palme por sua promoção de uma “educação inovadora em filme, artes, e drama para que pessoas jovens possam investigar sua identidade palestina, fomentar a beleza e investir numa cultura da vida”.
O professor trará uma visão interna sobre a história dos cristãos no Oriente Médio e as forças geopolíticas que colocaram, deslocaram e formaram sua identidade ao longo dos últimos dois séculos, desde a invasão de Napoleão Bonaparte em 1799 até a chamada Primavera Árabe. Por meio dessa discussão, o público poderá ouvir em primeira mão sobre a situação atual na Palestina e possíveis ações para soluções pacíficas.
O evento é promovido conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia e pelo Programa de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR. A palestra é gratuita e aberta à comunidade, e será transmitida ao vivo pelo canal da PUCPR no YouTube, sendo possível optar por assistir em inglês ou português. A live terá moderação do professor Rudolf von Sinner, coordenador do PPGT.