Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 31 out 2024

Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove o XI Workshop Wittgenstein: Imaginários da Inteligência Artificial

Com presença de professores de várias Universidades, foca em criar agentes computacionais que simulem aspectos da inteligência e da cognição humana

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove o workshop Imaginários da Inteligência Artificial nos dias 29 e 30 de outubro, no campus Curitiba. O evento conta com a presença dos professores Alberto Romele (Universidade de Sorbonne, Paris), João de Fernandes Teixeira (UFSCAR) e Mariana Broens (UNESP).

A discussão central do workshop abordará a busca contínua por criar agentes computacionais que simulem aspectos da inteligência e da cognição humana, assim como as metáforas que tem suscitado um imaginário cada vez mais otimista. Este campo crítico de pesquisa, denominado de Filosofia da Inteligência Artificial, tem suas origens no final da década de 1950. A popularidade da ideia de que um computador pode compreender o mundo da mesma forma que nós, humanos, levanta questões profundas sobre a natureza da inteligência, bem como o espaço que sistemas artificiais têm ocupado na nossa forma de vida.

Segundo o professor Léo Peruzzo, um dos organizadores, “um dos objetivos do evento é justamente debater criticamente como uma série de metáforas sustentam o imaginário que está por trás da Inteligência Artificial e como, consequentemente, essa nova imagem de inteligência está sendo capaz de mudar nossos processos cognitivos e nosso poder decisório”. Já para o professor Kleber Candiotto, “estamos cercados por imagens de IA que anestesiam o debate público, criando uma percepção confortável, mas ilusória, do que a tecnologia realmente é”.

Diante desse contexto, o workshop “propõe uma reflexão sobre o que realmente entendemos por “inteligência” e como essa definição se relaciona com as máquinas na era digital”, conclui o professor Murilo Karasinski. Os participantes terão a oportunidade de explorar questões filosóficas fundamentais, como a natureza da compreensão, os limites da cognição artificial e o impacto dessas tecnologias em nossa visão de mundo.

O evento é apoiado pelo Consulado italiano, e receberá a presença da Dra. Eugenia Berti, cônsul no Brasil para os Estados do Paraná e Santa Catarina.

Local do Evento: Auditório Maria Montessori, Escola de Educação e Humanidades

CONFIRA AS INFORMAÇÕES DO EVENTO