Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 13 jan 2025

Programa de Pós-Graduação em Filosofia realiza segunda defesa de tese de estudante timorense

A defesa de Luis Maia representa um marco importante na cooperação educacional entre Brasil e Timor-Leste

No dia 5 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou a segunda defesa de doutoramento de um estudante timorense. O candidato Luis Maia apresentou sua tese de doutorado (Direito, Liberdade e Normatividade: a crítica ao positivismo jurídico no pensamento de John Rawls, sob a supervisão do prof. Dr. Léo Peruzzo) em uma sessão pública, marcando um importante passo na formação acadêmica de pesquisadores de Timor-Leste. Esta defesa representa mais um avanço significativo na cooperação educacional entre o Brasil e Timor-Leste, fortalecendo a formação de profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento do país asiático.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia mantém um DINTER (Doutorado Internacional) com a Universidade Nacional Timor Lorosa´e, em Díli, capital do Timor Leste.

Segundo o coordenador do PPGF, Prof. Federico Ferraguto, “o programa reflete uma trajetória consolidada de cooperação entre a PUCPR e a UNTL, construída ao longo dos anos por meio das atividades dos professores do PPGF: Bortolo Valle, Ericson Falabretti, Jelson Roberto de Oliveira, Kleber Bez Birolo Candiotto e Léo Peruzzo. Seu objetivo é formar sete doutores oriundos da filosofia e de áreas afins, como ciências sociais e saúde, contribuindo para a qualificação de recursos humanos em um país de alta vulnerabilidade e em desenvolvimento, alinhando-se a metas estratégicas de grande relevância. Nesse contexto, a parceria entre as universidades é essencial para a formação e o aperfeiçoamento de pesquisadores, além de impulsionar o desenvolvimento científico. Se trata de um processo que demanda ousadia, confiança mútua e um sólido suporte institucional. A proposta do Dinter Internaiconal “Formas da racionalidade e aplicações interdisciplinares”, introduz essa modalidade de cooperação e solidaridade na área de filosofia. Seu objetivo é difundir e consolidar as competências científicas e pedagógicas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com o avanço em contextos de desenvolvimento”.

Já para o professor do PPGF Léo Peruzzo, orientador da tese defendida, “a pesquisa representa um avanço significativo ao pensar outras formas de racionalidade para o fenômeno jurídico e, consequentemente, reflexões sobre a distribuição da justiça”.

A banca de defesa foi composta pelos professores Dr. Neuro Zambam (ATITUTES, Brasil), Dr. Leandro Calas (UNESPAR, Brasil), Dr. Bortolo Valle (PUCPR) e Dr. Valdir Borges (PUCPR).