Escola de Negócios promove projeto com Comunidade Nova Tiradentes
Projeto social em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários teve início em abril de 2022 e promove encontro entre a comunidade, professores e responsáveis do Núcleo
A Escola de Negócios, em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários, iniciou o desenvolvimento de um projeto junto à Comunidade Nova Tiradentes, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A iniciativa tem como propósito fomentar ações e programas que proporcionem uma melhoria na qualidade de vida e geração de renda para as pessoas da comunidade, sem deixar de lado temas de preservação ambiental e de sustentabilidade.
Segundo a Professora Angela Póvoa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Administração na Escola de Negócios da PUCPR, uma das propostas que já está sendo realizada é a organização de uma cooperativa de reciclagem e sua devida gestão. Além disso, há o movimento para envolver os estudantes via Núcleo de Projetos Comunitários.
A Profª Angela comenta sobre como surgiu esta ideia: “A iniciativa partiu do contato que tive com a comunidade por ocasião de uma pesquisa experimental que envolvia comunidades economicamente vulneráveis. Esta interação mostrou a carência daquela comunidade e, por meio dela, a Escola de Negócios foi envolvida”.
Equipe da PUCPR visita a comunidade Nova Tiradentes
Entre as várias iniciativas junto à Comunidade Nova Tiradentes, foram feitas algumas visitas. Entre elas, as professoras Mari Anastácio, Leila Disenha e Angela Póvoa estiveram lá para entender melhor as necessidades da comunidade. Na ocasião, a Profª. Leila, do PPGCOOP, explicou ao grupo o que é uma cooperativa e as vantagens para eles estruturarem uma organização desta natureza.
Uma semana depois, uma nova equipe da PUCPR esteve na Comunidade, com a finalidade de aprofundar a escuta e levantar oportunidades de projetos conjuntos. Na ocasião, estiveram novamente as professoras Mari e Angela, Debora Feola e Wladimir Duran, da equipe do Projeto Comunitário da PUCPR, Beatris Kemper, consultora da área de Gestão Social, e o Decano da Escola de Negócios, Prof. Bruno Fernandes.
Ainda conforme fala da professora Angela Póvoa, todas as ações têm o objetivo de utilizar os fatores ESG de forma prática e aplicada, com a participação de estudantes e professores, em um ambiente capaz de gerar novos conhecimentos e aprendizados. “A Escola de Negócios trabalha em conjunto com a Comunidade Nova Tiradentes, em uma relação de ganhos mútuos”, completa a professora.
A ESG é definida por 3 fatores, na sigla em inglês: Environmental (cuidado com o meio ambiente), Social (responsabilidade social) e Governance (governança). Foi um termo publicado em 2004 em uma análise do Pacto Global da ONU sobre como incorporar estes elementos nas empresas do mercado financeiro de capitais.