Estudantes das graduações internacionais da Escola de Negócios têm módulo com especialista sobre comércio exterior
Julio Kopf apresentou curiosidades e particularidades da negociação internacional aos estudantes
Entre os dias 15 e 22 de março, os alunos do quinto período dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR, International Management Program (IMP) e International Business Program (IBP), tiveram a oportunidade de participar de um módulo ministrado pelo Professor Julio Kopf, estudioso e profissional da área de comércio internacional de organizações.
No decorrer do módulo, Kopf apresentou aos estudantes as curiosidades e particularidades da negociação internacional e discutiu sobre os produtos mais importados e exportados pelo Brasil. Além disso, levantou reflexões sobre o perfil de exportações do país, que é essencialmente ligado ao setor primário da economia. A oportunidade permitiu que os estudantes tivessem contato com casos práticos e refletissem sobre o papel do Brasil no cenário global.
Aprendendo com o mercado
O Professor Caio Camargo da Silva, que atua como tutor nos programas internacionais, explica que um dos propósitos da graduação internacional da Escola de Negócios é expor os estudantes a diferentes situações de mercado, viabilizando encontro com profissionais de destaque no Brasil e no exterior. “Esses profissionais atuam como tutores dos estudantes, fomentam o networking e espalham práticas e vivências internacionais”, conclui.
Os programas internacionais da Escola de Negócios têm aulas ministradas inteiramente em inglês pela manhã e, no período da tarde, ocorrem atividades que proporcionam vivências práticas aos estudantes. Nesses momentos, são recorrentes os encontros com profissionais de diversas áreas que são destaque no mercado de trabalho nacional e internacional. “As tardes são reservadas para módulos e conversas com pessoal altamente qualificado das universidades brasileiras e internacionais, empresas do Brasil e do mundo, para levar conhecimento, networking e informação de primeira linha para os estudantes”, explica a professora Juliana Noschang, que também atua nos programas internacionais.
O coordenador dos programas internacionais da Escola de Negócios, Professor Allan Inácio, relembra que, além dessas experiências de troca com os profissionais, os estudantes têm previsto um intercâmbio internacional em uma das 19 instituições de ensino parceiras do exterior. Esse intercâmbio de estudos possibilita que os acadêmicos obtenham um mestrado no exterior ou uma dupla diplomação em gestão, somando um diploma da PUCPR com outro da instituição internacional parceira.