Liderando para gerenciar a mudança: estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios participam de encontro com professor de universidade do Texas
O professor Javier Lozano, PhD. pela University of the Incarnate Word (UIW), falou sobre liderança frente a mudanças organizacionais e os novos desafios do mundo corporativo
No dia 26 de março, os estudantes do primeiro, terceiro e quinto períodos do International Management Program (IMP) e do International Business Program (IBP),da Escola de Negócios da PUCPR, participaram de uma Master Talk com o Prof. Javier Lozano, da University of the Incarnate Word (UIW), nos Estados Unidos. No encontro, que foi realizado online, o convidado falou das diferentes perspectivas teóricas e práticas sobre gestão de mudança organizacional e liderança.
Lozano também discorreu sobre sua área de estudo, apresentando exemplos do seu cotidiano. Os estudantes interagiram com o professor trazendo questionamentos sobre o que é ser um bom líder, como ser um bom líder, principais desafios do mercado, entre outros assuntos. O prof. Lozano é PhD pela UIW, especialista em liderança, times efetivos e gestão de mudanças. Além disso, é diretor do escritório de internacionalização da UIW. A University of the Incarnate Word é uma instituição católica de mais de 140 anos de existência, com sede no estado do Texas, nos EUA, e está entre as maiores instituições católicas do mundo.
Networking com o mercado
A palestra faz parte do Programa Vivências Internacionais Práticas, que ocorre no contraturno das aulas regulares dos cursos de graduação internacional da Escola de Negócios. O Professor Caio Camargo da Silva, tutor do Programa de Vivências Práticas explica que conhecer a experiência de líderes globais enriquece o aprendizado dos estudantes, abrindo novos horizontes de pensamento e senso crítico. “Com isso, estamos certos de que formamos profissionais do mais alto nível para atuarem no Brasil e no exterior”, completa.
A Professora Juliana Noschang, também tutora do Programa, acrescenta que estes momentos de troca de experiência entre profissionais renomados do exterior e estudantes aumenta o networking, fazendo com que os universitários também tenham um momento para tirar dúvidas e demonstrar todo o seu conhecimento. “Nossos estudantes têm impressionado positivamente nossos convidados por meio das interações”, finaliza a professora.