Como é o trabalho de um Engenheiro de Controle e Automação?
Conversamos com o coordenador do curso para explicar algumas dúvidas e questões relevantes para quem pensa em seguir essa carreira
Nesta matéria conhecemos a história do Gustavo Campana, egresso do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR, que foi contratado pela Tesla para trabalhar com implementação de automação na nova fábrica da companhia na Alemanha.
Mas, além de trabalhar em uma das maiores e mais inovadoras do mundo (sim, é possível!), o que mais um engenheiro de controle e automação faz? Quais as áreas que estão em crescimento dentro dessa profissão? Qual a diferença entre esse profissional e um engenheiro de computação? Para responder a essas perguntas, conversamos o professor Anderson Szejka, coordenador da graduação em Engenharia de Controle e Automação da PUCPR.
PUCPR: Professor, conhecemos o caso do Gustavo, que vai trabalhar com automação das máquinas da Tesla. Mas qual é o trabalho de um engenheiro de controle e automação, de forma geral?
Professor Anderson: O Engenheiro Controle e Automação atua na concepção, desenvolvimento e implementação de projetos de automação, seja para indústria ou residências. A Engenharia de Controle e Automação é uma área de sistemas que integra hardware e software para a resolver de problemas complexos, otimizar processos industriais ou melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isto permite ao futuro engenheiro diferentes possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional. Com a indústria 4.0 ele passou também a atuar com implantação de tecnologias emergentes, projetando processos em fábricas inteligentes e conectadas.
Tem alguma área da Engenharia de Controle e Automação que esteja mais em alta, em crescimento, no Brasil e/ou no exterior?
A Engenharia de Controle e Automação é uma das engenharias de base para a 4ª Revolução Industrial e Transformação Digital, focando na integração da tecnologia para a conectividade, extração de informações em tempo real e tomada de decisão de forma autônoma. Além disso, cada vez mais a tecnologia da conectividade e autonomia estão sendo aplicadas em veículos, fábricas, hospitais, residências, etc. demandando cada vez mais esses engenheiros.
Pensando sobre essas áreas de atuação, para quem ainda não é tão próximo ou não conhece a engenharia tão de perto, pode haver uma confusão entre o trabalho de um engenheiro de controle e automação e um engenheiro de computação. Qual é a diferença entre esses dois profissionais?
A Engenharia de Controle e Automação foca desde a modelagem do problema a ser solucionado até a sua implementação, integrando dispositivos mecatrônicos com sistemas computacionais. Já a Engenharia de Computação busca a concepção e desenvolvimento de sistemas embarcados e de software para aplicações comerciais ou residenciais.
Para conhecer mais sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação, as disciplinas que fazem parte dessa graduação, entre outras informações, clique aqui. E se você ainda não leu a história do Gustavo para se inspirar, clique no botão abaixo.