Procedimentos Acadêmicos

A inserção oficial do estudante na vida acadêmica, desde o ato da matrícula até a expedição do diploma, é orientada por normas que são estabelecidas pela Universidade, seja em seu Regimento Geral ou em normativas estabelecidas pelos Órgãos Superiores.

MATRÍCULA: quando o estudante ingressa na PUCPR, ele confirma sua matrícula com o pagamento da 1ª parcela e entrega da sua documentação.

Regimento Geral – Resolução Consun 32/2019

REMATRÍCULA: a rematrícula é confirmada com o pagamento da 1ª parcela do semestre. Enquanto a rematrícula não for confirmada, o nome do estudante não constará nos diários de registro acadêmico e sua frequência e avaliações indevidamente realizadas não serão computadas. O estudante precisa ter 75% de presença no semestre. Se efetivar a rematrícula num prazo igual ou maior de 25% dos dias letivos, estará automaticamente impossibilitado de cursar o referido semestre, devendo tomar as providências necessárias para o trancamento.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA: o estudante pode solicitar 4 trancamentos de matrícula subsequentes ou intercalados, desde que não ultrapasse 2 anos, ou seja, 4 semestres.

REABERTURA DE MATRÍCULA: a solicitação de reabertura deve respeitar os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Para garantir maior flexibilidade e autonomia acadêmica, os currículos dos cursos de graduação, para os estudantes com ingresso a partir de 2013*, apresentam os seguintes elementos:

 

SISTEMA DE REQUISITOS

Os projetos pedagógicos dos cursos incluíram o sistema de requisitos em suas matrizes curriculares. Cada curso tem uma composição diferente de disciplinas e, consequentemente, de requisitos entre elas.

Confira abaixo os tipos de requisitos.

PRÉ-REQUISITO (PR)

Se a disciplina A é pré-requisito da disciplina B, então,

  • Somente pode se matricular em B se:
  • Disciplina A estiver aprovada

REQUISITO ESPECIAL (RE)

Exemplo disciplina B

  • Somente pode se matricular em B se:
  • Disciplina A estiver aprovada;
  • Disciplina A estiver matriculada e com média final entre 4 e 4,9 e frequência superior a 75%;
  • Disciplina A estiver matriculada e com média igual ou superior a 7,0 e frequência inferior a 75%;
  • Somente pode se desmatricular de B se:
  • Disciplina A estiver aprovada;
  • Disciplina A estiver desmatriculada;

CO-REQUISITO (CR)

Exemplo disciplina B

  • Somente pode se matricular em B se:
  • Disciplina A estiver aprovada
  • Disciplina A estiver matriculada
  • Se A e B ainda não foram cursadas, aluno não pode cursar A ou B sozinhas e sim somente podem ser cursadas juntas.

CO-REQUISITO DIRECIONAL (CD)

Exemplo disciplina B

  • Somente pode se matricular em B se:
  • Disciplina A estiver aprovada;
  • Disciplina A estiver matriculada;
  • Se A e B ainda não foram cursadas, aluno pode cursar somente A ou A e B juntas.

REQUISITO DE POSIÇÃO (RP)

Exemplo disciplina B

  • Somente pode se matricular em B se:
  • Foi aprovado em um número mínimo de créditos cursados
  • Foi aprovado em um percentual mínimo de X créditos
  • Foi aprovado em uma quantidade mínima de horas/relógio

*Também para os estudantes que reabram matrícula e tenham seu vínculo com o currículo a partir de 2013.

As matrizes curriculares dos cursos da PUCPR preveem dois tipos de disciplinas: as obrigatórias e as eletivas.

Obrigatórias

São disciplinas que compõe a matriz curricular do curso, ou seja, o estudante deverá, obrigatoriamente, cursar este conjunto de disciplinas.

Eletivas (E)

São disciplinas que não estão descritas na matriz curricular, no entanto, o estudante deve cumprir a carga horária indicada, se houver.

  1. As Eletivas podem ser disciplinas específicas ofertadas pelo seu curso ou disciplinas abertas de outros cursos.
  2. Obedecem ao mesmo sistema de requisitos das obrigatórias. Portanto, o estudante sempre deverá verificar quais os requisitos antes de se matricular em uma determinada disciplina eletiva.

Outras Categorias

Optativa

São disciplinas que não fazem parte da matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e, portanto, não integralizam a carga horária do curso. O estudante poderá cursá-las em outros cursos da PUCPR conforme sua escolha (atendendo à disponibilidade de vagas e aos eventuais requisitos). Esse tipo de disciplina serve para enriquecimento curricular, ou seja, para que o estudante adquira competências e conhecimentos que não estejam necessariamente previstos em seu curso.

Isoladas

A PUCPR oferece a oportunidade de matrícula em disciplinas para o público externo que possui diploma de curso superior e para os matriculados em outras instituições.

Os alunos da PUCPR têm a possibilidade de cursar até doze créditos (ou o equivalente a 12 horas semanais) de disciplinas isoladas em outras instituições durante o curso. Para isso, recomendamos procurar o coordenador do curso para alinhamento prévio relacionado à parte pedagógica. Essas disciplinas podem ser equiparadas a alguma matéria do currículo do aluno, e, após avaliação da coordenação do curso, podem ser dispensadas no histórico acadêmico do estudante, mediante abertura de protocolo via webaluno.

Além disso, uma disciplina isolada pode ser cursada na mesma modalidade de uma disciplina optativa, ou seja, apenas para enriquecimento curricular, sem que conte para o fechamento da carga horária total do curso.

O Plano de Ensino é o instrumento de planejamento da disciplina em determinado semestre acadêmico. Tal documento é apresentado pelo professor à turma e serve para estabelecer as atividades que serão desenvolvidas com base na ementa e nas competências definidas pelo colegiado do curso, bem como para que todo estudante tenha condições para se preparar para as atividades da disciplina.

Do mesmo modo que o estudante deve valorizar os momentos em sala de aula ou laboratórios, deve também dedicar tempo para as atividades extraclasse previstas nos Planos de Ensinos das disciplinas. O estudante, futuro profissional, deve ser proativo, procurando estar sempre preparado para as aulas, aprofundando os conteúdos estudados.

O IRA é um indicador numérico que permite avaliar e comparar o desempenho acadêmico dos estudantes ao longo do seu curso. É dado pela nota média obtida nas disciplinas já cursadas (com aprovação ou não), ponderada pela carga horária de cada uma delas.

Têm direito ao tratamento especial os estudantes que necessitam afastamento mínimo de oito dias letivos, por se apresentarem portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições que determinam distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados e especificados no Decreto-Lei nº.1044/69. Para formalizar o pedido, o estudante deve apresentar atestado médico que contenha o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença ou declaração por parte da autoridade médica no corpo do atestado de que o quadro clínico do estudante se enquadra nas disposições do Decreto-lei nº.1044/1969, anexado a requerimento protocolado, por si ou por procurador, no prazo máximo de oito dias após o início do impedimento.

Tem direito também a gestante, a partir do oitavo mês de gestação, nos termos da Lei nº.6202/75 Após dada a entrada na solicitação de tratamento especial na Secretaria dos Blocos ou dos Câmpus Fora de Sede, a instituição tem até 15 dias para dar o retorno sobre a situação do seu pedido (se deferido ou indeferido). Findo este prazo, o estudante deve buscar contato com a secretaria do seu curso para os procedimentos a serem seguidos daquele ponto em diante. Afastamentos em período inferior a oito letivos dias serão computados no percentual máximo de faltas para cada disciplina.

A PUCPR, como instituição orientada por princípios maristas, entende a importância das diferentes demonstrações de fé e exercício da liberdade de consciência e de crença. Por isso, atendendo a Lei Nº 13.796, de 2019, assegura o direito de estudantes que fazem guarda religiosa ausentar-se mediante solicitação prévia.

Trabalho Discente Efetivo (TDE)

A PUCPR estabelece o TDE como parte componente da carga horária dos cursos por ela ofertados. Desta forma, a carga horária das disciplinas passa a ser composta por: (1) Atividades Acadêmicas presenciais, aqui compreendidas como preleções e aulas expositivas realizadas pelo docente; (2) Trabalho Discente Efetivo, aqui compreendido como um conjunto de atividades extraclasse realizadas pelos discentes como forma complementar às atividades acadêmicas presenciais e deve, obrigatoriamente, estar relacionado à ementa, aos conteúdos e às competências descritas no Projeto Pedagógico do curso para cada disciplina.