Há quase 60 anos, a PUCPR forma profissionais que, além de sua competência técnica, têm um olhar especial sobre as necessidades da sociedade que os cerca. Por meio de iniciativas como o Projeto Comunitário, têm contato com a responsabilidade social, um dos pilares da formação da Universidade.
Sabendo que a realidade acadêmica já não é mais a mesma em uma sociedade hiperconectada e digital, a PUCPR investe em novos modelos educacionais para atender às necessidades desse novo mundo. O professor deixa de ser o detentor do conhecimento, para ser um mediador da aprendizagem da qual o próprio estudante é o protagonista.
Dando suporte a essa nova realidade de ensino/aprendizagem, a PUCPR investe em cinco princípios que guiam sua graduação: autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade. São essas as diretrizes que balizam a formação de estudantes e professores na Universidade e o desenvolvimento de programas de formação pedagógica docente e suporte educacional ao estudante.
Conheça as iniciativas de ensino e aprendizagem da PUCPR:
O ser humano é naturalmente curioso, e o progresso da sociedade depende da sua capacidade de investigar a realidade e de construir conhecimento. Na PUCPR, os alunos são incentivados a participar de atividades de pesquisa desde os primeiros anos da graduação. Nos grupos de estudo e de pesquisa, bem como na Iniciação Científica e Tecnológica, os estudantes podem ter contato com pesquisadores qualificados e compartilhar experiências, que os impulsionam a ser protagonistas na produção de conhecimento e transformação social.
Com o objetivo de ampliar o número de estudantes que desenvolvem e praticam habilidades necessárias para realizar pesquisa científica, a PUCPR vem investindo na disseminação da pesquisa como vivência e como metodologia de ensino e aprendizagem. Esta iniciativa confere um diferencial ao currículo do estudante, agregando valor à sua formação. A trilha de pesquisa na graduação e a integração entre a graduação e os programas de pós-graduação stricto sensu tornam o estudante competente para elaborar e desenvolver projetos de média e grande complexidade, o que o distinguirá no mercado de trabalho ou o prepará para continuar seus estudos.
O Programa de Monitorias da PUCPR tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de disciplinas vinculadas aos cursos de graduação por meio da seleção de estudantes monitores, promovendo a cooperação acadêmica entre os estudantes.
Os monitores formam um time de apoio aos estudos dentro e fora da sala de aula, com resultados muito positivos sobre a aprendizagem e sobre a disseminação de técnicas de estudo. Para que uma disciplina tenha monitoria, os professores redigem um projeto que apresenta as necessidades acadêmicas da disciplina. Esses projetos são avaliados semestralmente por uma Comissão.
Na PUCPR você é convidado a viver todo o seu potencial. Para isso, é preciso que você seja um estudante e não apenas um aluno. O que isso significa? Que nessa universidade, você precisa tomar uma atitude de controle e responsabilidade sobre sua própria vida acadêmica, engajando-se em uma proposta de formação capaz de torná-lo um profissional pronto para as demandas do século XXI.
Confiando no seu potencial, a PUCPR apresenta a você um convite a viver a autonomia, a dedicação, a cooperação, a honestidade e o senso crítico. Esses são os princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem que visam favorecer o seu desenvolvimento pleno.
Quer saber mais? Acesse a página do projeto Livro da Vida e compartilhe suas experiências. Faça desses anos de estudo uma vivência plena de todos os seus potenciais.
A PUCPR acredita que é fundamental proporcionar meios para a interação entre professores e estudantes, a qualquer hora e lugar. Por isso, utiliza um ambiente virtual de aprendizagem no qual você, seus colegas de turma e professores ficam conectados dentro e fora de sala de aula. O acesso ao ambiente é feito pelo https://www.pucpr.br/ava
No ambiente, a construção do conhecimento é proporcionada por meio de webconferências, avaliações on-line e ferramentas de interação, como fóruns e elaboração coletiva de textos, tudo isso pelo seu computador, tablet ou smartphone. Toda a interface está planejada para propiciar acesso rápido às informações e conteúdos das disciplinas, entregar trabalhos e consultar prazos.
Acesse o AVA, com seu e-mail institucional e senha de rede, e explore as possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem presente nas melhores e maiores universidades do mundo.
O ENADE é uma etapa muito importante no ensino superior. O esforço que você dedica hoje volta para você como um reconhecimento no futuro: qualifica o seu currículo e aumenta suas chances no mercado de trabalho. E além disso, o seu destaque traz reconhecimento para o seu curso e sua universidade, valorizando a formação de seus colegas. O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – é uma prova realizada a cada três anos com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em conhecimentos gerais e conteúdos específicos de cada curso.
A PUCPR está convicta de que a formação dos profissionais preparados para enfrentar os complexos desafios do século XXI passa por abordagens de ensino centradas no estudante. É impossível pensar que a formação de um profissional preparado para os desafios do nosso tempo possa se realizar sem a atitude de protagonismo por parte de quem aprende. Espera-se, portanto, que os alunos se tornem estudantes. Na visão da PUCPR, o quadro abaixo sintetiza as diferenças entre eles:
Aluno | Estudante |
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Etimologicamente, significa o lactente, o filho que é tutelado, o pupilo: alumnus é o particípio substantivado do verbo alere, que significa alimentar ou nutrir. | Do latim studiosus, que designa a pessoa dedicada e zelosa; aquele que ama o que faz, que gosta de aprender. |
Simboliza o lactente intelectual, o imaturo, que precisa ser “alimentado na boca”, sob cuidados tutelares. | Ocupa-se do estudo, busca e constrói o conhecimento variando as fontes, tem decisão e sabe o que quer, tem autonomia. |
Visa apenas ao presente, é imediatista, quer o que avalia ser útil do ponto de vista financeiro. | Investe no futuro, vê além do imediato, interessa-se por cultura em geral, desenvolve. |
Recebe formação, informação e instrução. | Busca formação e informação, produz conhecimento, valoriza a pesquisa. |
Atitude passiva. | É ativo, tem iniciativa própria. |
Sua fonte é o livro e a aula expositiva. | Sua fonte é a curiosidade e a pesquisa. |
Depende da tutela do professor. | Educa a si mesmo, tem decisão e autonomia, respeita o professor como orientador e motivador. |
Aprende os conteúdos, apenas recepciona. | Usa os conteúdos de maneira criativa, busca o que lhe interessa. |
Acomodado, acrítico, desinteressado. | Ativo, participativo, crítico. |
Em grupos, nunca assume a liderança e permanece indiferente. | Em grupos, participa de maneira ativa, ajuda na condução dos trabalhos ou exerce liderança democrática. |
O CrEAre– Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR – atua na formação docente visando a inovação dos processos de ensino e aprendizagem. O que significa essa inovação? Que a aprendizagem precisa ser centrada no estudante, e não no professor. Então, os professores estão sendo incentivados a, gradualmente, deixarem suas posições de transmissores do conhecimento e passarem a mediar a aprendizagem, por meio do uso de metodologias que coloquem os estudantes em atividade, de forma que eles não apenas aprendam o conteúdo, mas saibam o que fazer com ele. Espera-se, também, que os estudantes desenvolvam suas habilidades de comunicação e de trabalho eficiente em equipes.
Valorize as iniciativas dos seus professores na direção de um novo paradigma da educação, em que o professor passa de transmissor para mediador e o estudante é protagonista da sua aprendizagem. Participe das atividades, dedique-se, coopere e desenvolva sua autonomia. O CrEAre está à disposição para informar e tirar dúvidas a respeito dessa iniciativa institucional, que pretende elevar os patamares da qualidade da formação do nosso ensino de graduação.
Para dar maior suporte à expressão escrita dos ingressantes da PUCPR, desde 2013 a Universidade instituiu o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa – EPLP como componente curricular obrigatório, no qual o estudante tem que obter nota mínima 7,0 para ser aprovado.
O Exame não é aplicado no caso dos currículos por competências, que vigoram a partir de 2018, e nos quais o desenvolvimento da competência linguística é realizado mediante outras estratégias.
Desde sua instituição, foram implantadas novas estratégias para contribuir com a melhor formação em Língua Portuguesa por parte dos estudantes.
Hoje, o estudante que ingressa na PUCPR deve autoavaliar-se, ou, sob avaliação de professores, identificar seu nível de dificuldade na leitura e na comunicação escrita e buscar apoio nos seguintes recursos disponibilizados pela instituição, antes da realização do Exame:
Oficinas preparatórias gratuitas e facultativas, ofertadas e divulgadas antes da edição de cada exame, para aqueles que têm pouca ou nenhuma dificuldade no uso da língua, mas que gostariam de conhecer e sanar dúvidas a respeito deste exame, seus objetivos e exigências.
Disciplina de “Leitura e Escrita de Textos Técnico-Científicos”- LETTC, nas modalidades presencial e online: trata-se de uma disciplina obrigatória e gratuita, inclusa nas matrizes curriculares de todos os cursos, a qual visa atender estudantes com dificuldade moderada no uso da língua, buscando superá-la e melhorar seu desempenho linguístico e comunicativo.
Porém, o estudante seguro da qualidade da comunicação escrita que pratica, pode fazer o EPLP sem cursar a disciplina e, se obtiver nota igual ou superior a 7,0, obtém dispensa de cursá-la.
Programa Habilidades do Núcleo Básico de Língua Portuguesa – HNB, é gratuito e facultativo, o qual busca recuperar eventuais lacunas ou dificuldades acumuladas no processo de formação do estudante, podendo, inclusive, tornar-se um preparatório para obter melhor desempenho na disciplina Leitura e Escrita de Textos Técnico-Científicos – LETTC e aprovação no EPLP.
Ao término da graduação, o estudante deverá ter comprovada a sua proficiência na língua portuguesa e demonstrar competência na leitura e escrita de textos de natureza técnica e científica, ferramenta básica para o exercício da profissão escolhida, em qualquer função técnica ou nível hierárquico.