Mestrado e Doutorado

A Pós-Graduação stricto sensu teve início na PUCPR em 1992, com a abertura do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente, grande parte da pesquisa na instituição é realizada nos seus 16 Programas de Pós-Graduação stricto sensu, constituídos de 16 cursos de Mestrado e 13 de Doutorado, em diferentes áreas do conhecimento.

Apesar da recente criação de formações stricto sensu, os conceitos destes programas têm evoluído expressiva e rapidamente, resultado de cuidadoso planejamento institucional, o qual inclui o Projeto “Excelência na Pós-Graduação stricto sensu”, desde 2011. Essa iniciativa envolve uma série de políticas de apoio institucional à pesquisa, com o objetivo de internacionalizar os programas e promover tanto a pesquisa transdisciplinar como a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas (Cidades, Energia, Direitos Humanos, Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação).

Alguns dos diferenciais dessa proposta incluem:

  • PIBIC Master: permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada);
  • Produção qualificada internacional: foco em revistas cientificas classificadas no primeiro quartil – Q1 – do Scimago Journal & Country Rank;
  • Autoavaliação;
  • Políticas de atração e retenção de talentos;
  • Busca constante de sintonia com a sociedade, com o foco em inovação e empreendedorismo;
  • Institucionalização de Escolas Doutorais Internacionais: estas Escolas são fóruns internacionais que visam proporcionar oportunidades de explorar interesses de pesquisa e de inovação, sob a orientação de um painel de especialistas de grande reconhecimento internacional na área.

Esse conjunto de políticas tem contribuído para que a universidade alcance patamares de excelência internacional. Mencionada pela primeira vez na edição 2015-16 do Times Higher Education (THE) World University Rankings, ranking institucional de maior prestígio mundial e considerado um dos mais relevantes na área de educação superior, a universidade foi uma das 17 brasileiras ranqueadas, sendo a 5ª colocada, empatada com outras 12 instituições públicas e privadas. Nessa edição, a PUCPR foi classificada em 1º lugar entre as instituições brasileiras na categoria citações (30% do peso relativo do Ranking), o que demostrou a influência internacional e a qualidade da pesquisa desenvolvida na instituição.

Em 2019, a Clarivate Analytics avaliou por meio da plataforma Web of Science a produção científica das universidades brasileiras no período 2014-2018. A PUCPR foi a única universidade não-pública a constar entre as 50 elencadas. Recentemente, a PUCPR se posicionou entre as 10 instituições que mais depositaram patentes, única não pública.

Em busca da solução para problemas existentes em diversos segmentos da sociedade (governos, empresas e organizações), a PUCPR organiza desde 2015 o seu Seminário de Pesquisa Aplicada à Sociedade/Impacto Social, estimulando a interdisciplinaridade dos seus 16 PPGs.

Em 2017, a PUCPR criou o Doutorado Empresarial (DE), que desafia os pós-graduandos a elaborarem produtos/soluções em resposta às demandas da sociedade, tais como políticas públicas, patentes, projetos de lei, software, além da produção intelectual. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários nacional e internacional.

Desde 2019, a instituição incluiu em seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), o Planejamento Estratégico Institucional da Pós-Graduação Stricto Sensu, detalhando roadmaps para cada um dos programas de pós-graduação stricto sensu. Assim, cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência.

Os PPGs discutem e revisam anualmente sua matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), e seus roadmaps com metas para os dois períodos seguintes de avaliação da CAPES.

Excelência no stricto sensu

A PUCPR, em 2011, iniciou o projeto Excelência no stricto sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7, e para promover a transdisciplinaridade e inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas.
Confira aqui

• Políticas de isenção de mensalidades;

• Incentivos para os estudantes stricto sensu apresentarem seus resultados em congressos nacionais e internacionais;

• Passagem direta do mestrado para o doutorado;

• Elaboração de PhD International Schools globalizando a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu;

• PIBIC Master permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada;

• Emissão de diploma em curto prazo;

Regulamento voltado a uma pós-graduação inovadora;

• Sintonia com a sociedade;

• Foco em inovação;

• Projeto Excelência no stricto sensu em constante discussão e aprimoramento.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contribui para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível. Uma das formas de contribuição é por meio de concessão de bolsas de estudos e taxas escolares que são normatizados pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e pelo Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).

Cada Programa possui uma cota pré-estabelecida que é renovada de acordo com as regras da CAPES. Além das cotas por programas, a CAPES disponibiliza cotas de taxas escolares a serem gerenciadas e concedidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR. Essas cotas, quando disponíveis, serão divulgadas pelos programas e distribuídas segundo critérios institucionais.

Orienta-se que a distribuição seja equilibrada entre os 16 programas, dando-se prioridade para cotas de doutorado aos programas mais consolidados (Conceitos 5 e 6 da CAPES), e atenda a demanda de áreas estratégicas da PUCPR e/ou ODSs da ONU. Ademais, entende-se que os projetos contemplados com bolsa estejam obrigatoriamente alinhados ao planejamento estratégico do programa. Em caso de não haver demanda por parte de algum programa, a cota será direcionada para o programa que tiver maior necessidade em cobrir a própria demanda.

O pós-doutorado na PUCPR é um estágio de pesquisa oferecido, na maioria das vezes, pelos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) a doutores de diferentes áreas do conhecimento. O estágio pós-doutoral promove a realização de estudos de alto nível, contribui para excelência científica dos grupos de pesquisa, permite a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em nossa instituição e estimula a inovação pela troca de experiências.

O pós-doutorando é isento de mensalidade e pode concorrer a bolsas de diferentes agências de fomento e empresas, com duração entre três e 24 meses. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido será supervisionado por um docente altamente qualificado, e o pós-doutorando será incentivado a apresentar seus resultados em eventos científicos e publicá-los em revistas qualificadas.

Conheça o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.

Confira aqui as publicações na imprensa sobre as pesquisas realizadas no Mestrado e Doutorado da PUCPR. 

Atendimento Online

ACESSE AQUI