A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Nesta modalidade, o foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. O formato permite que o estudante tenha mais flexibilidade, com um ensino de excelência e atualizado com as principais tendências do mercado. Além disso, a certificação PUCPR proporciona uma valorização do currículo ao pós-graduado.
Ao final do curso você receberá um título de Pós-Graduado lato Sensu.
A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.
A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Nossos cursos possuem carga horária de 360 horas, professores com vasto conhecimento em sua área de estudo, além de contar com o apoio de monitoria para melhorar ainda mais a experiência do estudante em sua trajetória no curso.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 5 semanas. Nesse período, são realizadas atividades de avaliação semanal, cada semana equivale a aproximadamente 20% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso não obtenha, deverá refazer a disciplina ao término do curso. Ocorrendo até duas reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.
Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.
A avaliação da Pós Online é contínua. Ela acontece por meio de atividades realizadas no decorrer da disciplina, que compõem o todo da avaliação e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros. A nota para aprovação da disciplina é 7 (sete).
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e avaliativas e o cronograma;
b) Acesso à Biblioteca Virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 6 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Sim, pode usufruir da infraestrutura do campus da PUCPR, como ginásio de esportes, biblioteca e locais de estudo. Além disso, o estudante também tem acesso à Biblioteca Virtual.
Na Especialização online da PUCPR, o foco é contribuir para a construção do conhecimento pelo estudante. Para isso, a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem (assíncronas – gravadas- e síncronas – ao vivo), trabalhando os conteúdos não apenas em videoaulas (vídeos curtos de 2 a 10 minutos), mas também com artigos, livros e outros materiais disponíveis na internet. A comunicação síncrona (ao vivo) ocorre com os professores com datas e horários estabelecidos no início da disciplina. Nestes momentos, o estudante esclarece as dúvidas com o professor que elaborou o material da disciplina. Estes momentos não são obrigatórios. Todo o curso ocorre à distância, sem a necessidade de encontros presenciais.
O estudante tem uma equipe para ajudar na jornada:
a) O tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);
b) O professor da disciplina que elaborou o conteúdo, acompanha o estudante durante a disciplina, esclarecendo as dúvidas pertinentes na forma assíncrona e síncrona; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns, e-mail, collaborate);
c) A coordenação acompanha a vida acadêmica do estudante, os contatos devem ser mantidos via e-mail no [email protected]
O estudante terá acesso aos seguintes canais para concluir sua jornada:
a) O monitor acompanha a jornada do estudante desde o início do curso até sua conclusão. Os contatos serão realizados via Blackboard;
b) O professor da disciplina que elaborou o conteúdo, acompanha o estudante durante a disciplina, esclarecendo as dúvidas pertinentes de forma assíncrona e síncrona; os contatos serão mantidos por meio da plataforma Blackboard;
c) A coordenação acompanha a trajetória do estudante e o canal de contato é por meio do e-mail [email protected];
Problemas técnicos dentro da Sala Virtual serão esclarecidos pelo tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);
Os problemas acadêmicos deverão ser esclarecidos pela coordenação no [email protected];
Para os demais problemas, deverá fazer contato por meio da Mari, a assistente virtual da PUCPR, é só clicar no canto inferior da página.
Problemas técnicos relacionados a plataforma Blackboard serão esclarecidos pelo monitor que acompanha a jornada do estudante desde o início do curso;
Questões acadêmicas poderão ser tratadas pelo e-mail [email protected];
É possível também utilizar o atendimento online que está disponível no site da PUCPR.
Caso precise cancelar a sua matrícula, você pode fazer a solicitação formal do cancelamento pelo portal WebAluno clicando em Menu > Protocolos > Incluir um Protocolo > Cancelamento de Matrícula.
Se a desistência ou cancelamento do curso formalizar-se até sete dias antes do início das aulas, conforme previsto no calendário acadêmico disponibilizado no link do curso no site da PUCPR, o(a) Contratante terá direito a receber, em devolução, o equivalente a 90% (noventa por cento) do valor pago a título de matrícula, ou integral, no caso de cancelamento do curso ofertado pela Contratada.
Após o início das aulas, na ocorrência de qualquer situação indicada acima, o saldo residual a ser pago pelo (a) Contratante será calculado com base na disponibilização do serviço, considerando a data inicial e a data final do curso, e, ainda, o plano de pagamento que é desvinculado do período de duração da prestação do serviço.
Na hipótese de que o(a) Contratante formalizar solicitação de cancelamento do contrato após o prazo de 7 (sete) dias do início das aulas, a rescisão operar-se-á da seguinte forma:
No momento do cancelamento, você encerrará definitivamente o seu vínculo com a PUCPR, perdendo todos os direitos de estudante do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Não comparecer às aulas não efetiva o cancelamento da matrícula, sendo necessário realizar o pagamento das mensalidades até a data de solicitação formal do cancelamento.
Não é possível trancar a matrícula de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
O TCC é desenvolvido durante a disciplina de “Metodologia Aplicada ao TCC”. É um artigo científico baseado em revisão bibliográfica, contendo entre 6 e 9 páginas.
Os cursos de Pós Online da Escola de Educação e Humanidades não possuem TCC.
Sim, no diploma não consta a modalidade do curso.
Sim. O estudante que ficar ausente ou reprovar, continuará o curso estudando a próxima disciplina. Quanto as disciplinas reprovadas ou ausentes, o estudante poderá realizá-las conforme novas datas de oferta.
O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso obtenha nota inferior, deverá refazer a disciplina ao término do curso.
Sim, o Blackboard oferece um aplicativo para dispositivos móveis, o BB Student, disponível para iOS, Android e Windows Phone. O BB Student é um aplicativo exclusivo para estudantes para acesso ao Blackboard. Por meio dele, é possível acessar a agenda, ver notas e até mesmo manter-se organizado em relação às datas de entrega de trabalhos. Ainda, é possível fazer exercícios, atividades e questionários diretamente no aplicativo, recebendo notificações de cada atividade.
Para tanto, acesse sua loja de aplicativos, baixe o aplicativo Blackboard Student e, quando estiver instalado, procure por PUCPR na lista de instituições. Depois, é só digitar o seu login e senha de acesso.
Para duas Reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.
O estudante poderá cursar gratuitamente a disciplina caso abra protocolo de reposição em até 10 dias antes do início. Caso seja comunicado posteriormente, será cobrado o valor da disciplina.
Sim. A negociação do percentual de desconto deverá ser solicitada por meio da Mari, a assistente virtual da PUCPR, no canto inferir da página, após o pagamento da matrícula.
Sim. O aproveitamento de estudos ou de atividades pedagógicas cursadas fora da PUCPR não poderá ultrapassar 25% do total da carga horária do curso e respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.
As atividades cursadas em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.
Sim. O aproveitamento deve respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.
As atividades cursadas na PUCPR ou em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.
O prazo é de 30 dias após o recebimento do e-mail da certificação automática, salvo problemas que ocorram durante o processo (link:
https://www.pucpr.br/certificado-digital/).
Para ter validade nacional, o diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior estrangeiras deve ser revalidado por uma universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha o curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
Por isso, primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. Conforme a regulamentação, apenas as universidades públicas credenciadas podem revalidar diplomas de instituições estrangeiras:
“Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20/12/1996).
Para mais informações sobre o processo de revalidação de diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras, acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br ou http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas.
Todo o processo de revalidação de diploma descrito acima é de total responsabilidade do candidato. Com a documentação exigida em mãos, é possível seguir com o processo de matrícula.
Após a confirmação do curso, devidamente em posse dos acessos institucionais da PUCPR, o estudante enviará o diploma de graduação acompanhado da apostila de registro de revalidação de diploma via protocolo interno. Se a documentação apresentada for válida, o protocolo será deferido.
Caso a documentação apresentada seja considerada inválida, o candidato será orientado a regularizá-la segundo a legislação vigente. No entanto, ao ser classificada como inválida, a matrícula será cancelada. Importante: o processo de validação deve ocorrer obrigatoriamente antes do início das aulas.
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior estrangeiras deve ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas credenciadas podem revalidar diplomas: “Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de20/12/1996). Para mais informações sobre o processo de revalidação de diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras acesse:
https://www.gov.br/mec/pt-br ou http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas
O processo de revalidação de diploma descrito acima é de total responsabilidade do candidato.
Caso esteja em ordem com a documentação exigida, pode seguir com o processo de matrícula.
Após a confirmação do curso, devidamente em posse dos acessos sistêmicos institucionais da PUCPR, o estudante enviará o diploma de graduação acompanhado da apostila de registro de revalidação de diploma via protocolo interno. Se a documentação apresentada for válida, o protocolo será deferido. Caso a documentação apresentada seja considerada inválida, o candidato será orientado a regularizá-la de acordo com a legislação vigente. Caso contrário, terá sua matrícula cancelada. Importante: o processo de validação deve ocorrer obrigatoriamente antes do início das aulas.