Perguntas Frequentes

Conheça a Pós-Graduação Online da PUCPR

A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Nesta modalidade, o foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. O formato permite que o estudante tenha mais flexibilidade, com um ensino de excelência e atualizado com as principais tendências do mercado. Além disso, a certificação PUCPR proporciona uma valorização do currículo ao pós-graduado.

Qual será meu título ao final do meu curso de Pós-graduação Lato Sensu?

Ao final do curso você receberá um título de Pós-Graduado lato Sensu.

Como são as aulas da Pós Online?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

A especialização online da PUCPR é uma formação 100% à distância. Nossos cursos possuem carga horária de 360 horas, professores com vasto conhecimento em sua área de estudo, além de contar com o apoio de monitoria para melhorar ainda mais a experiência do estudante em sua trajetória no curso.

Como é a avaliação da Pós Online?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 5 semanas. Nesse período, são realizadas atividades de avaliação semanal, cada semana equivale a aproximadamente 20% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.

O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso não obtenha, deverá refazer a disciplina ao término do curso. Ocorrendo até duas reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.

Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

A avaliação da Pós Online é contínua. Ela acontece por meio de atividades realizadas no decorrer da disciplina, que compõem o todo da avaliação e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros. A nota para aprovação da disciplina é 7 (sete).

O que o estudante encontra na Sala Virtual?

a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e avaliativas e o cronograma;

b) Acesso à Biblioteca Virtual;

c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 6 minutos);

d) Comentários do professor;

e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.

Quanto tempo devo dedicar por semana para a Pós-Graduação Online?

Recomenda-se de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.

O estudante da Pós-Online pode usufruir da infraestrutura do campus da PUCPR?

Sim, pode usufruir da infraestrutura do campus da PUCPR, como ginásio de esportes, biblioteca e locais de estudo. Além disso, o estudante também tem acesso à Biblioteca Virtual.

Como é a aula? É gravada ou ao vivo?

Na Especialização online da PUCPR, o foco é contribuir para a construção do conhecimento pelo estudante. Para isso, a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem (assíncronas – gravadas- e síncronas – ao vivo), trabalhando os conteúdos não apenas em videoaulas (vídeos curtos de 2 a 10 minutos), mas também com artigos, livros e outros materiais disponíveis na internet. A comunicação síncrona (ao vivo) ocorre com os professores com datas e horários estabelecidos no início da disciplina. Nestes momentos, o estudante esclarece as dúvidas com o professor que elaborou o material da disciplina. Estes momentos não são obrigatórios. Todo o curso ocorre à distância, sem a necessidade de encontros presenciais.

Se o estudante tem alguma dúvida, como poderá tirá-las?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

O estudante tem uma equipe para ajudar na jornada:

a) O tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);

b) O professor da disciplina que elaborou o conteúdo, acompanha o estudante durante a disciplina, esclarecendo as dúvidas pertinentes na forma assíncrona e síncrona; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns, e-mail, collaborate);

c) A coordenação acompanha a vida acadêmica do estudante, os contatos devem ser mantidos via e-mail no [email protected]

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

O estudante terá acesso aos seguintes canais para concluir sua jornada:

a) O monitor acompanha a jornada do estudante desde o início do curso até sua conclusão. Os contatos serão realizados via Blackboard;

b) O professor da disciplina que elaborou o conteúdo, acompanha o estudante durante a disciplina, esclarecendo as dúvidas pertinentes de forma assíncrona e síncrona; os contatos serão mantidos por meio da plataforma Blackboard;

c) A coordenação acompanha a trajetória do estudante e o canal de contato é por meio do e-mail [email protected];

Se o estudante enfrentar algum problema técnico, como poderá obter suporte?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

Problemas técnicos dentro da Sala Virtual serão esclarecidos pelo tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);

Os problemas acadêmicos deverão ser esclarecidos pela coordenação no [email protected];

Para os demais problemas, deverá fazer contato por meio da Mari, a assistente virtual da PUCPR, é só clicar no canto inferior da página.

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

Problemas técnicos relacionados a plataforma Blackboard serão esclarecidos pelo monitor que acompanha a jornada do estudante desde o início do curso;

Questões acadêmicas poderão ser tratadas pelo e-mail [email protected];

É possível também utilizar o atendimento online que está disponível no site da PUCPR.

Quero cancelar minha matrícula na pós-graduação, como faço?

Caso precise cancelar a sua matrícula, você pode fazer a solicitação formal do cancelamento pelo portal WebAluno clicando em Menu > Protocolos > Incluir um Protocolo > Cancelamento de Matrícula.

Se a desistência ou cancelamento do curso formalizar-se até sete dias antes do início das aulas, conforme previsto no calendário acadêmico disponibilizado no link do curso no site da PUCPR, o(a) Contratante terá direito a receber, em devolução, o equivalente a 90% (noventa por cento) do valor pago a título de matrícula, ou integral, no caso de cancelamento do curso ofertado pela Contratada. 

Após o início das aulas, na ocorrência de qualquer situação indicada acima, o saldo residual a ser pago pelo (a) Contratante será calculado com base na disponibilização do serviço, considerando a data inicial e a data final do curso, e, ainda, o plano de pagamento que é desvinculado do período de duração da prestação do serviço. 

Na hipótese de que o(a) Contratante formalizar solicitação de cancelamento do contrato após o prazo de 7 (sete) dias do início das aulas, a rescisão operar-se-á da seguinte forma:

  1. No caso de pagamentos parcelados, ao pagamento de 10% de multa sobre os valores vincendos e a não restituição dos valores vencidos;
  2. No caso de pagamento a vista, será calculado o saldo residual a ser pago ou restituído ao Contratante, tendo como base a proporção do valor global do Curso contratado em relação ao percentual de disponibilização dos serviços já ocorrido. Sobre o saldo residual incidirá multa de 10% a ser descontado no caso de valores a restituir e a ser acrescido no caso de valores a pagar pelo Contratante.

No momento do cancelamento, você encerrará definitivamente o seu vínculo com a PUCPR, perdendo todos os direitos de estudante do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

Não comparecer às aulas não efetiva o cancelamento da matrícula, sendo necessário realizar o pagamento das mensalidades até a data de solicitação formal do cancelamento.

Não é possível trancar a matrícula de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

O curso online tem Trabalho de Conclusão de Curso?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

O TCC é desenvolvido durante a disciplina de “Metodologia Aplicada ao TCC”. É um artigo científico baseado em revisão bibliográfica, contendo entre 6 e 9 páginas.

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

Os cursos de Pós Online da Escola de Educação e Humanidades não possuem TCC.

Por que escolher uma Pós Online em detrimento de uma Pós Presencial?

  • Flexibilidade de horários e dias na semana para o estudo
  • Versatilidade para estudar no momento e no local que for mais oportuno.
  • Desenvolvimento de habilidades, pois o estudante à distância precisa ter disciplina, gestão de tempo, planejamento, capacidade de concentração e interação com os colegas e professores para potencializar o conhecimento. Esses fatores tornam a especialização à distância ainda mais produtivo, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades para a vida profissional.
  • Conteúdo e Disponibilidade do Material: os materiais didáticos, inclusive os vídeos, ficam disponíveis o tempo todo e podem ser acessados a qualquer momento.
  • Interação: Os professores e os tutores interagem com frequência com o estudante.
  • Economia: o estudante economiza com transporte, alimentação, hospedagem e tempo, já que não há necessidade de comparecer fisicamente na instituição.
  • Controle: o estudante administra o ambiente, não possui o professor para controlar o ambiente.
  • Autonomia: o estudante tem papel ativo e participativo em seu processo de aprendizado.

O diploma é o mesmo de uma Pós Presencial?

Sim, no diploma não consta a modalidade do curso.

Se reprovei ou me ausentei em uma das disciplinas, posso continuar cursando as outras?

Sim. O estudante que ficar ausente ou reprovar, continuará o curso estudando a próxima disciplina. Quanto as disciplinas reprovadas ou ausentes, o estudante poderá realizá-las conforme novas datas de oferta.

Qual é a nota mínima que devo atingir para a aprovação na disciplina?

O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso obtenha nota inferior, deverá refazer a disciplina ao término do curso.

Poderei acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem em meu smartphone?

Sim, o Blackboard oferece um aplicativo para dispositivos móveis, o BB Student, disponível para iOS, Android e Windows Phone. O BB Student é um aplicativo exclusivo para estudantes para acesso ao Blackboard. Por meio dele, é possível acessar a agenda, ver notas e até mesmo manter-se organizado em relação às datas de entrega de trabalhos. Ainda, é possível fazer exercícios, atividades e questionários diretamente no aplicativo, recebendo notificações de cada atividade.

Para tanto, acesse sua loja de aplicativos, baixe o aplicativo Blackboard Student e, quando estiver instalado, procure por PUCPR na lista de instituições. Depois, é só digitar o seu login e senha de acesso.

Existe algum custo para realizar disciplinas que o(a) estudante tenha reprovado/faltado? Como o processo funciona?

  • Para os cursos de Administração de Vendas, Análise e Planejamento Financeiro, Contabilidade Estratégica de Negócios, Direitos Humanos e Questão Social, Empreendedorismo e Gestão, Gestão de Logística, Gestão de Talentos e Carreiras, Gestão Empresarial e Inovação, Gestão Sustentável e Meio Ambiente, Governança em Gestão Pública, Negociação Estratégica, Negócios Digitais: Inovação e Empreendedorismo, Pedagogia: Gestão e Docência, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Secretariado e Assessoria Executiva.

Para duas Reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.

  • Para os cursos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes e Filosofia e Direitos Humanos

O estudante poderá cursar gratuitamente a disciplina caso abra protocolo de reposição em até 10 dias antes do início. Caso seja comunicado posteriormente, será cobrado o valor da disciplina.

Caso opte por quitar o valor total do curso, será concedido algum desconto?

Sim. A negociação do percentual de desconto deverá ser solicitada por meio da Mari, a assistente virtual da PUCPR, no canto inferir da página, após o pagamento da matrícula.

Caso tenha realizado outro(s) curso(s) de especialização (à distância ou presencial) em outra Instituição de Ensino (que não seja a PUCPR), é possível solicitar dispensa de disciplinas cursadas para o curso que tenho interesse?

Sim. O aproveitamento de estudos ou de atividades pedagógicas cursadas fora da PUCPR não poderá ultrapassar 25% do total da carga horária do curso e respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.

As atividades cursadas em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Caso tenha realizado outro(s) curso(s) de especialização (à distância ou presencial) na PUCPR, é possível solicitar dispensa de disciplinas cursadas para o curso que tenho interesse?

Sim. O aproveitamento deve respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.

As atividades cursadas na PUCPR ou em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Quanto tempo demora para receber o certificado?

O prazo é de 30 dias após o recebimento do e-mail da certificação automática, salvo problemas que ocorram durante o processo (link:
https://www.pucpr.br/certificado-digital/).

Possuo diploma de graduação emitido por instituição estrangeira e desejo ser estudante de pós-graduação Lato Sensu PUCPR. O que preciso saber?

Para ter validade nacional, o diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior estrangeiras deve ser revalidado por uma universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha o curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Por isso, primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. Conforme a regulamentação, apenas as universidades públicas credenciadas podem revalidar diplomas de instituições estrangeiras:

“Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20/12/1996).

Para mais informações sobre o processo de revalidação de diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras, acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br ou http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas.

Todo o processo de revalidação de diploma descrito acima é de total responsabilidade do candidato. Com a documentação exigida em mãos, é possível seguir com o processo de matrícula.

Após a confirmação do curso, devidamente em posse dos acessos institucionais da PUCPR, o estudante enviará o diploma de graduação acompanhado da apostila de registro de revalidação de diploma via protocolo interno. Se a documentação apresentada for válida, o protocolo será deferido.

Caso a documentação apresentada seja considerada inválida, o candidato será orientado a regularizá-la segundo a legislação vigente. No entanto, ao ser classificada como inválida, a matrícula será cancelada. Importante: o processo de validação deve ocorrer obrigatoriamente antes do início das aulas.

Possuo diploma de graduação emitido por instituição estrangeira. Esse diploma é válido para me matricular na pós-graduação Lato Sensu da PUCPR?

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação emitido por instituições de ensino superior estrangeiras deve ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas credenciadas podem revalidar diplomas: “Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de20/12/1996). Para mais informações sobre o processo de revalidação de diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras acesse:

https://www.gov.br/mec/pt-br ou http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas

O processo de revalidação de diploma descrito acima é de total responsabilidade do candidato.

Caso esteja em ordem com a documentação exigida, pode seguir com o processo de matrícula.

Após a confirmação do curso, devidamente em posse dos acessos sistêmicos institucionais da PUCPR, o estudante enviará o diploma de graduação acompanhado da apostila de registro de revalidação de diploma via protocolo interno. Se a documentação apresentada for válida, o protocolo será deferido. Caso a documentação apresentada seja considerada inválida, o candidato será orientado a regularizá-la de acordo com a legislação vigente. Caso contrário, terá sua matrícula cancelada. Importante: o processo de validação deve ocorrer obrigatoriamente antes do início das aulas.

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