Observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR lança Caderno Travessias
Material é o primeiro da série de cinco volumes sobre migrações internacionais
O observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR, responsável por desenvolver projetos que fomentam sensibilidade e solidariedade na comunidade acadêmica, lançou recentemente o Caderno Travessias. O material conta com diversos textos produzidos por professores e estudantes envolvidos no Programa Lampedusa, que promove acesso à cidadania para migrantes, refugiados e apátridas por meio de formação profissional e acompanhamento jurídico.
“A nossa atuação está alinhada com a missão da Universidade de desenvolver e difundir conhecimento, cultura e promover a formação integral de cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade”, explica Simone Tavares Zucchi, especialista do Observatório de Educação para a Solidariedade.
O Programa Lampedusa insere os estudantes em um contexto de grande importância na atualidade, já que o número de migrantes internacionais alcançou 272 milhões de pessoas em 2019 – um aumento de 51 milhões desde 2010, segundo dados da ONU de setembro de 2019. O Caderno Travessias oferece um panorama geral acerca das migrações internacionais, e é voltado para o público interno da Universidade. O material é o primeiro de uma série que terá, ao todo, cinco volumes.