Gente da PUC

Gente da PUC - 09 set 2024

Da PUCPR ao InovAtiva Brasil: A a Jornada Empreendedora do Alumni Gustavo Gai

Projeto de Alumni da PUCPR é aprovado por programa do Governo Federal

No cenário do empreendedorismo universitário, histórias de sucesso são construídas a partir de ideias inovadoras, determinação e, frequentemente, do suporte de instituições que acreditam no potencial de seus alunos. A trajetória da Gaksa, fundada por Gustavo Carlos Gai, é um exemplo vivo dessa combinação.

A Gaksa nasceu como um projeto acadêmico durante a graduação de Gustavo na PUCPR e, com o apoio contínuo da universidade, evoluiu para se tornar uma startup promissora no setor de tecnologia e marketing digital. Recentemente aprovada no InovAtiva Brasil, um dos principais programas de aceleração de startups do país, a Gaksa exemplifica como a junção de uma visão clara, mentoria qualificada e o ambiente certo pode transformar uma ideia em um negócio real e impactante.

Atualmente Gustavo contribui com palestrar e mentorias aos estudantes da PUCPR, mantendo a parceria com a Educação Empreendedora da universidade.

Gustavo Gai, alumni da PUCPR, cursou simultaneamente graduações na PUCPR, em Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Publicidade e Propaganda. Sua formação diversificada integrou conhecimentos técnicos e de marketing, culminando na criação da Gaksa. Durante seu primeiro TCC em Publicidade, que focou em dados para micro e pequenos empreendedores, surgiu a ideia para a startup, que se destaca pela sua inovação e pela automatização de anúncios para esses empreendedores.

Após conceber a ideia da Gaksa, Gustavo Gai buscou o programa SPINE da Escola de Belas Artes da PUCPR, onde refinou o conceito com a orientação de mentores e obteve sucesso na primeira banca. Isso possibilitou sua entrada no PIBEP GARAGE, o programa institucional de bolsas de empreendedorismo e pesquisa da PUCPR, onde se destacou como um dos finalistas e garantiu uma bolsa de incentivo para o desenvolvimento da startup. O PIBEP GARAGE também facilitou uma parceria duradoura com o Sebrae e levou a Gaksa a ser um dos finalistas do Prêmio Startup Garage Paraná. Posteriormente, já com faturamento, a startup conseguiu locar um espaço no Ecossistema de Inovação da PUCPR, a Hotmilk, que é a base da startup até hoje.

A Gaksa é uma plataforma inovadora dedicada à criação e gestão de campanhas de anúncios digitais, especialmente voltada para micro e pequenos empreendedores. Seu diferencial está na simplicidade e eficiência da interface, que permite a criação e gerenciamento de campanhas de forma ágil e sem complexidade. A Gaksa utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar automaticamente as campanhas e ajustar estratégias.

Entre os principais recursos da Gaksa estão o Dashboard intuitivo, que oferece uma visão clara e acessível do desempenho das campanhas, e a integração com múltiplas plataformas de anúncios, como Google Ads e Meta Ads. Essas características tornam a Gaksa uma solução prática para empreendedores que desejam aumentar sua visibilidade online e otimizar seus investimentos em publicidade, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.

O Programa InovAtiva é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae Nacional, focada na aceleração de startups em todo o Brasil. Oferece suporte vital para o crescimento de novas empresas, incluindo mentorias, capacitações e acesso a uma valiosa rede de contatos com investidores e outros empreendedores. A aprovação da Gaksa no InovAtiva é um marco significativo, destacando sua inovação e potencial. Participar do programa não apenas reforça a posição da Gaksa no mercado, mas também abre novas oportunidades para seu crescimento e desenvolvimento.

A jornada da Gaksa, desde sua concepção até sua aprovação no Programa InovAtiva, ilustra um caminho de inovação e perseverança. Através de um suporte robusto de programas da PUCPR e a aceleração proporcionada pelo InovAtiva, a startup consolidou sua posição no mercado, destacando-se pela automação de anúncios para micro e pequenos empreendedores. Com a combinação de uma equipe dedicada, parcerias estratégicas e acesso a recursos valiosos, a Gaksa está bem posicionada para expandir sua influência e impactar positivamente o setor de marketing digital. O reconhecimento e apoio recebido reafirmam o potencial da startup e abrem novas perspectivas para seu futuro promissor.