Estudantes da PUCPR Transformam Vidas no Projeto Mãos à Obra
A iniciativa envolveu alunos na construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade em Curitiba
No último mês, os alunos da PUCPR participaram do projeto “Mãos à Obra – Vila Sandra”, ação social apoiado pela Congregação Cristã em colaboração com o projeto comunitário da universidade. Essa ação, que tem sido utilizado por diversas famílias na Cidade Industrial de Curitiba, dá aos alunos a oportunidade de trabalhar com voluntários experientes na construção de casas para famílias em um ambiente muito difícil. Esta colaboração é importante para que os alunos possam dar um contributo prático, desempenhar um papel ativo nas diversas etapas do processo de construção e sentir o impacto direto do seu trabalho na sociedade.
“O que mais me surpreendeu foi o reconhecimento e a receptividade dos membros da família do casal de idosos beneficiados pela ação, que nos deixaram à vontade para trabalhar sem duvidar da nossa capacidade. Realizei trabalho pesado, me sujei, ri muito e me emocionei ao ver a alegria dos idosos quando contei que doaria um jardim para a nova casa deles. Fiz amizades que levarei para a vida! Só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer o bem a pessoas que realmente necessitam e que, a partir desse gesto, terão muito mais qualidade de vida.” – Elis Regina de Almeida Veloso Bordoni
Sob a coordenação de profissionais e em especial do “Wilsinho”, mestre de obras, que foi fundamental para o sucesso do projeto, os alunos tiveram o apoio necessário para aprender e cumprir as tarefas com segurança e eficiência. Conhecido pela paciência e dedicação para ensinar cada etapa do processo, Wilsinho foi um verdadeiro tutor para os jovens, compartilhando conhecimentos práticos e ensinando-os com atenção para que todos pudessem participar ativamente.
“Eu amei o projeto “Mãos à Obra”, foi uma experiência única. Nunca imaginei que rebocaria uma parede, algo inusitado em projetos acadêmicos. Me senti muito bem ao realizar a ação, o responsável, Junior, foi muito flexível conosco, já que muitas de nós éramos mulheres e nunca havíamos feito algo igual antes. Foram momentos muito bons, divertidos, de muitas conversas e troca de experiências boas enquanto realizávamos os trabalhos designados no projeto e nos momentos de descanso. Me sentia muito bem e tinha uma motivação muito grande todos os dias que tínhamos o projeto e chegava em casa mais leve, confiante de que havia cumprido meu dever e que com o “pouco” que havia feito no dia, eu estava contribuindo para melhorar a qualidade de vida e trazer um conforto a uma família sensacional, que inclusive tivemos o prazer de conhecermos.” – Mariélli Carissimi Fernandes Dias
O Projeto Comunitário estão constantemente buscando envolver seus alunos em ações de impacto social, acreditando que a verdadeira formação vai além da sala de aula. Projetos como “Mãos à Obra” são uma evidência da postura de cidadania ativa e responsabilidade social, estimulando o público universitário a atuar com forma positiva e solidária para a construção de uma sociedade mais justa.