Identidade PUCPR

Identidade PUCPR - 16 dez 2024

Oficina de Robótica do Instituto FORJA transforma a vida de crianças com o apoio da PUCPR

Tecnologia, criatividade e aprendizado caminham juntos para transformar sonhos em realidade

Peças espalhadas pelas mesas, olhos atentos às explicações e sorrisos de quem descobre algo novo. Assim são as oficinas de Robótica Básica realizadas pelo Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes (FORJA), em parceria com a PUCPR. Voltado para crianças de 8 a 11 anos da comunidade, o projeto vai muito além de ensinar tecnologia, ele promove inclusão digital, raciocínio lógico e sobretudo, abre caminho para o desenvolvimento humano e intelectual.

“Este projeto tem sido transformador para nossos alunos e para a comunidade como um todo”, afirma Anderson Basi, responsável do Instituto FORJA. Ele compartilha o impacto da iniciativa: “Percebemos um grande avanço no desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e confiança. Um dos momentos mais marcantes foi quando um aluno, que no início parecia desinteressado, surpreendeu todos ao apresentar um projeto incrível. Ele se tornou uma referência para os colegas, e isso foi muito especial para nós.”

A parceria entre o FORJA e a PUCPR trouxe um diferencial importante para o sucesso das oficinas. Acadêmicos da universidade, que atuam como facilitadores, compartilham seus conhecimentos técnicos e interagem de forma inspiradora com as crianças. “Os estudantes da PUCPR foram incríveis. Eles não só ajudaram tecnicamente, mas também motivaram os alunos, mostrando que eles podem ir além. Essa conexão foi essencial para criar um ambiente de aprendizado significativo e fortalecer os laços entre as instituições”, destaca Anderson.

Além dos robôs e circuitos, a oficina tem despertado nas crianças o senso de colaboração e a troca de ideias. Entre risadas e tentativas de fazer os projetos funcionarem, surgem pequenos momentos de superação e orgulho. Para uma das participantes, ver seu robô finalmente se mover foi mágico: “Eu não sabia que podia fazer algo assim. Quero construir coisas grandes um dia.”

Embora o início tenha apresentado desafios, como a adaptação ao formato prático das atividades, o aprendizado superou as expectativas. Segundo Anderson, a experiência mostrou que essas oficinas vão além da tecnologia. “Elas ensinam valores. Os alunos aprendem sobre empatia, paciência e como trabalhar juntos para alcançar resultados. É uma transformação que leva esses jovens a acreditarem em seu potencial.”

O Instituto FORJA e a PUCPR têm demonstrado, com essa iniciativa, que investir em projetos como a oficina de robótica é construir um futuro mais inclusivo e cheio de possibilidades. Cada robô criado por essas crianças é uma prova de que, quando recebem as ferramentas certas, elas podem se tornar agentes de mudança para o mundo e para suas próprias vidas.