O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Master tem o objetivo de atrair e motivar estudantes que demonstrem elevada aptidão à pesquisa, promovendo sua rápida inserção no ambiente da pós-graduação stricto sensu para que realize o mestrado simultaneamente ao curso de graduação. O bolsista deverá defender sua dissertação até 6 meses após o término da graduação.
Estudantes de curso de graduação na PUCPR, com no mínimo 50% da carga horária concluída, que sejam selecionados e indicados por um orientador e que cumpram os seguintes requisitos:
As etapas de Submissão e Implementação antecedem a vigência da pesquisa, o Desenvolvimento é realizado no período de 12 (doze) a 36 (trinta e seis) meses e os Resultados são apresentados posteriormente, com a defesa da dissertação e apresentação no Seminário da Iniciação Científica (SEMIC).
BOLSISTAS | O programa é financiado pela própria universidade e conta com uma bolsa auxílio com vigência mínima de 12 (doze) meses e máxima de 36 (trinta e seis) meses, além da isenção de 100% na mensalidade do curso da pós-graduação stricto sensu. Pode ocorrer a oferta de mobilidade nacional ou internacional, dependendo das condições descritas em cada edital.
Clique aqui para saber sobre Mobilidade nacional ou internacional
Os estudantes interessados no PIBIC Master devem procurar um professor pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu que deseja cursar e verificar se esse orientador tem disponibilidade de participar do edital. Alinhadas as expectativas, a leitura do edital é fundamental para cumprir todos os critérios de elegibilidade do candidato, do orientador e do projeto de pesquisa.
Clique aqui para conhecer os Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu que a PUCPR oferece.
Professor doutor vinculado à programa de pós-graduação stricto sensu, pertencente a um grupo de pesquisa da PUCPR cadastrado no CNPq e que atenda as demais condições de elegibilidade do edital do programa.